Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Detonação terá sido provocada por um suicida

Ir para baixo

Detonação terá sido provocada por um suicida Empty Detonação terá sido provocada por um suicida

Mensagem por Vitor mango Seg Jan 24, 2011 11:32 am

Detonação terá sido provocada por um suicida
Pelo menos 35 mortos em explosão num aeroporto de Moscovo

24.01.2011 - 14:21 Por PÚBLICO, Agências


Pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas numa explosão no aeroporto moscovita de Domodedovo. A explosão terá sido provocada por um bombista suicida.

Pelo menos 130 pessoas ficaram feridas Pelo menos 130 pessoas ficaram feridas (Denis Sinyakov/Reuters)

“A explosão aconteceu na zona de entrega de bagagens do terminal de chegada dos voos internacionais”, disse à agência Interfax uma responsável da aerogare. “Há muitos feridos. O local está cheio de fumo”, acrescentou uma testemunha à Itar-Tass.

Domodedovo, situado a cerca de 50 quilómetros do centro de Moscovo, é o maior aeroporto internacional do país e um dos três que serve a capital russa, juntamente com Sheremetievo e Vnukovo. Todos os outros aeroportos da capital, bem como o metro moscovita, estão sob alta vigilância das autoridades, que já qualificaram o ataque de "atentado terrorista".

O ataque ocorreu às 13h32 em Lisboa e as suspeitas recaem sobre grupos fundamentalistas islâmicos, numa altura em que a Rússia se prepara para a realização de eleições presidenciais, no próximo ano. O Presidente Dmitri Medvedev já adiou a sua partida para Davos, na Suíça, para onde deveria deslocar-se amanhã para participar no Fórum Económico e Social, adiantou à agência RIA Novosti a sua porta-voz, Natalia Timakova. Em declarações à televisão estatal, Medvedev anunciou que será iniciada uma investigação sobre o ataque.

O explosivo usado teria uma potência equivalente a 5 quilos de TNT. "Foi activado na zona das chegadas internacionais por um terrorista kamikaze, segundo as nossas informações iniciais", disse à agência Interfax uma fonte policial, que adiantou estarem a ser procuradas três pessoas presumivelmente implicadas no ataque.

Testemunhas relataram aos jornalistas que vários corpos ficaram espalhados pelo chão do aeroporto e que o local ficou envolto numa enorme nuvem de fumo após a explosão. "Estava nas chegadas, à espera de um colega que ia chegar da Alemanha", contou um homem que se identificou apenas como Dmitri à rádio City FM, citada pela AFP. "Estávamos a 15 metros da explosão, atrás de uma coluna, e foi essa coluna e um painel publicitário que nos protegeram", explicou.

"Muitos dos feridos saíram para a rua, em estado de choque, até que começaram a anunciar por onde deveríamos sair", contou à Reuters Yekaterina Alexandrova, uma tradutora que estava à espera de um cliente no aeroporto.

O Presidente norte-americano Barack Obama condenou este "acto de terrorismo contra o povo russo", através de um comunicado divulgado pelo porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. E também o Governo alemão condenou o atentado através de uma mensagem enviada pela chanceler Angela Merkel ao Presidente russo. "Fiquei horrorizada com a notícia deste atentado cometido no aeroporto de Domodedovo em que muitas pessoas perderam a vida e muitas ficaram feridas", disse Merkel, que enviou condolências aos familiares das vítimas. Também a NATO enviou uma mensagem de condolências ao Governo russo.

O último atentado deste género em Moscovo ocorreu em Março de 2010, quando duas mulheres provenientes do Daguestão cometeram um ataque suicida no metro da capital russa que causou 40 mortos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Detonação terá sido provocada por um suicida Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos