Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tibete

Ir para baixo

Tibete Empty Tibete

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 14, 2011 12:40 pm

.
Tibete analisa pedido de destituição do Dalai Lama

por Lusa
Hoje

O parlamento tibetano no exílio iniciou hoje uma sessão histórica com a leitura do pedido oficial do Dalai Lama para ser destituído das suas funções políticas no movimento tibetano.

Numa carta aos deputados, o prémio Nobel da Paz, de 75 anos, advertiu contra um adiamento da decisão da assembleia relativamente à sua reforma política, considerando que isso pode ser no futuro "um desafio esmagador". O Dalai Lama considerou que o movimento tibetano amadureceu o suficiente para escolher directamente um novo chefe do governo no exílio.

"Se devemos ainda ficar exilados durante várias décadas, haverá inevitavelmente um momento em que não serei capaz de assegurar o governo", escreveu o líder tibetano na carta lida pelo presidente do parlamento. "Consequentemente é necessário estabelecer um sistema de governo enquanto ainda estou saudável para que a administração tibetana no exílio possa ser autónoma, ao invés de ser dependente do Dalai Lama", acrescentou.

A questão deverá ser debatida na terça-feira, uma vez que o Dalai Lama pede que a constituição do movimento tibetano seja revista para permitir a demissão. Na semana passada, o Dalai Lama anunciou a intenção de renunciar ao papel de chefe do governo tibetano no exílio, essencialmente simbólico, para dar lugar a um novo dirigente "livremente eleito". Mas garantiu que não ia abandonar o seu principal papel, o de líder espiritual dos tibetanos.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos