Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

2 participantes

Ir para baixo

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Empty MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 29, 2011 1:18 am



MÁRIO SOARES
A demissão consagrou-se

por MÁRIO SOARESHoje1 comentário

1. A situação dificílima de Portugal, no quadro europeu, consagrou-se com a crise política aberta, após a posse do Presidente da República e a viagem do primeiro-ministro a Bruxelas, no dia seguinte. Assim se sobrepôs à crise financeira e económica, com que lidámos mal, uma crise política muito séria. O Parlamento, reunido para debater o chamado PEC IV, resolveu, numa estranha coligação negativa, composta pelos dois partidos do centro direita (PSD e CDS-PP) e pelos dois partidos da esquerda radical (PCP e Bloco de Esquerda), votar, sem hesitação, contra o PEC IV, imposto por Bruxelas, e derrubou o Governo, Sócrates. O primeiro-ministro e líder do PS, após a votação histórica, dirigiu-se a Belém e, num curtíssimo encontro, apresentou a sua demissão ao senhor Presidente da República, como lhe competia, nos termos da Constituição. O Presidente aceitou o pedido de demissão, mas deixou o primeiro-ministro em funções. Demissionário, pelo menos até vir a ser substituído - se os eleitores assim quiserem - pelo líder do PSD, Passos Coelho. O que obrigou Sócrates a partir para a reunião de Bruxelas, realizada a 24 e a 25 do corrente. Os resultados dessa reunião evidenciaram uma pequena viragem da União Europeia da Zona Euro, para defesa da moeda única e para criar um Fundo Financeiro, na próxima Cimeira, para valer aos países mais fustigados pelos mercados especulativos. Mas sobre isso, que envolve o futuro da União, escreverei a seguir.

Sócrates, apesar de demissionário, foi excepcionalmente bem recebido pelos seus colegas da União. Há muito tempo que a imprensa internacional não falava tanto de Portugal nem do Governo português, pelas boas e pelas más razões. O que acresce as responsabilidades do futuro primeiro-ministro, seja ele quem for. Passos Coelho também foi a Bruxelas. Ouviu e conversou com a chanceler Merkel - que não foi especialmente doce para com ele - e com alguns outros correligionários do Partido Popular Europeu. Percebeu, seguramente, que a política que vai ser obrigado a seguir não será substancialmente diferente da política proposta, antes da crise, por Sócrates, se não for mesmo mais impopular ainda. Será a política conservadora europeia no seu pior. Foi isso que os partidos da esquerda radical votaram no Parlamento de Lisboa. Eles lá sabem porquê...

A perspectiva de aumentar o IVA - que Passos Coelho anunciou, como teste - deve tê-lo convencido, pelas reacções negativas que provocou, que terá escolhido o pior momento para desencadear uma crise política, desejada por alguns, com certeza, mas cuja oportunidade o eleitorado em geral não compreende nem aprova. Nem pela maioria dos empresários que temem, com razão, a recessão que está à vista...

É certo que o líder do PSD deve ter sido muito pressionado pelos seus correligionários, ávidos de poder, que não escondem, aliás, que não o suportam e o querem substituir, uma vez realizada a sale besogne, como dizem os franceses. Isto é: o trabalho mais impopular e difícil. Como outros queriam "fritar em lume brando" José Sócrates. Mas ele não os deixou fazer...

E agora? Vamos ter eleições, que se anunciam para fins de Maio, princípios de Junho. E até lá? Vai ficar o Governo demissionário, sem autoridade, a fazer o menos possível. Porque não é lógico que faça, como é óbvio, a política que o Parlamento rejeitou. Este é um dos imbróglios em que estamos metidos. Dois meses decisivos, sem que ninguém saiba para onde vamos. Foi, por isso, que me permiti alertar o senhor Presidente da República para o perigo de cairmos num vazio de poder. Mas, ao que disse, parece que "foi tudo muito rápido, e não teve espaço de manobra para intervir".

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Empty Re: MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 29, 2011 1:21 am

Será a política conservadora europeia no seu pior. Foi isso que os partidos da esquerda radical votaram no Parlamento de Lisboa. Eles lá sabem porquê...

alguem me explica porque razao o PCP e o Bloque de esquerda deu o Poder ao PS
D ?

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Empty Re: MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 29, 2011 4:07 am

.
Engasgou?????????


Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Empty Re: MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 29, 2011 5:04 am

Vitor mango escreveu:
Será a política conservadora europeia no seu pior. Foi isso que os partidos da esquerda radical votaram no Parlamento de Lisboa. Eles lá sabem porquê...

alguem me explica porque razao o PCP e o Bloque de esquerda deu o Poder ao PS
D ?

ler PSD e nao PS ..carago inganei-mi

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se Empty Re: MÁRIO SOARES A demissão consagrou-se

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos