Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho

Ir para baixo

Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho Empty Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho

Mensagem por Vitor mango Qui maio 12, 2011 8:06 am

Catroga: Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho
12 Maio 2011 | 10:37
António Larguesa - alarguesa@negocios.pt


Depois de um mês em que decretou "blackout" aos jornalistas enquanto coordenava o programa do PSD e negociava com a troika, Eduardo Catroga concedeu várias entrevistas em que contradisse o líder do partido, revelou conversas privadas e surpreendeu com comparações arriscadas. Recorde os temas mais polémicos de uma semana intensa para o ex-ministro das Finanças.
O Negócios recorda os sete temas polémicos lançados esta semana pela voz do ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, que vieram animar ainda mais a vida política nacional quando falta menos de um mês para a ida às urnas.

Aumentar IVA na cerveja… aliás, no vinho

Na segunda-feira de manhã, Eduardo Catroga participa no Fórum TSF, onde defende a reestruturação do IVA, passando alguns produtos para taxas superiores do IVA e dá como exemplo “a cerveja que não deve estar na taxa reduzida”. Acontece que este é um produto que já paga taxa máxima de 23%, o que obrigou o economista a esclarecer ao Económico que "foi um Lapsus Linguae”, pois “estava a pensar no vinho”, enquanto produto para subir de escalão.

Eliminar taxa intermédia do IVA

A intensa semana mediática começou na terça-feira, com uma entrevista ao Negócios em que afirmava que “deve-se caminhar para apenas duas taxas” no IVA, lembrando numa entrevista posterior ao Público que foi António Guterres quem criou a taxa intermédia deste imposto e questionando mesmo: “a taxa intermédia serve para quê? Há aqui um grande potencial de aumento da receita”. A discussão em torno deste tema é politicamente delicada, pois discute-se como é que o PSD propõe compensar a redução da taxa social única já a partir de Janeiro de 2012.

Horas depois, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, garantiu que é ele quem toma as decisões políticas e que é “absolutamente falso” que os social-democratas queiram terminar com a taxa intermédia. A opinião de Catroga é apenas técnica, justificaram os assessores do partido, mas a máquina do PS não deixou escapar a diferença de opinião para lançar a suspeição de que o PSD poderá avançar com um substancial aumento de impostos no pós-eleições.

Sócrates “demagogo” e “com o povo atrás de si até à derrocada”… como Hitler

Na quarta-feira concede uma entrevista o Público em que compara José Sócrates a Hitler, ao responder a uma pergunta sobre as sondagens. “O Hitler tinha o povo atrás de si até à derrocada, até à fase final da guerra. Faz parte das características dos demagogos conseguirem arrastar multidões. José Sócrates, honra lhe seja feita, é um grande actor, um mentiroso compulsivo, que vive num mundo virurtal em que só ele tem razão”. A reacção do PS foi enérgica, com lamentos de dramatização sobre a forma de fazer política.

Crítica feroz à Caixa deixou a administração “profundamente chocada”

Em entrevista ao Económico, Eduardo Catroga abre o livro das críticas à Caixa Geral de Depósitos, acusando o banco público de não ser transparente e de ter uma gestão dependente do Governo e pouco profissional. Em resposta, hoje publicada pelo mesmo jornal, o conselho de administração liderado por Faria de Oliveira expressou “choque profundo” por estas declarações. “Não as esperávamos de tão conceituada figura pública. Terão sido infelizes, com considerações muito injustas e injustificadas, afectando uma instituição de referência, que se rege por critérios de ética, isenção, rigor e competência”, reagiu o banco através de comunicado.

A mágoa por um País a discutir “pentelhos”

Ontem à noite, em entrevista à SIC Notícias, Eduardo Catroga volta a surpreender, ao criticar os políticos e os jornalistas porque “em vez de andarem a discutir as grandes questões que podem mudar Portugal andam a discutir, passo a expressão, pentelhos”. A expressão está a dominar as conversas nas redes sociais esta manhã.

“Apresentámos medidas das mais importantes que foram apresentadas neste país. Pois ninguém discute. O PS não tem programa, anda-se a agarrar, quando o próprio PS assinou a redução da taxa social única”, lamentou na estação televisiva o coordenador do programa eleitoral social-democrata, depois de um dia em que várias vozes socialistas criticaram a proposta do PSD, que afinal está também no memorando assinado pelo governo com a troika.

Na mesma entrevista, Catroga revela uma conversa que teve com Teixeira dos Santos antes das legislativas de 2009, afirmando que o ministro das Finanças tentou convencer José Sócrates a reduzir esta taxa em vez do IVA. "Esta foi uma primeira confissão de um verdadeiro economista. Uma segunda confissão foi que foi ele [Teixeira dos Santos] que sugeriu à OCDE aquilo que a OCDE sempre defendeu que é baixar a Taxa Social Única", disse Catroga na entrevista à SIC Notícias.


Lamentos pela “muita porcaria” feita pela sua geração desde 1995

Em entrevista ao jornal “i”, hoje publicada, Catroga traçou o perfil do futuro ministro das Finanças, que até poderá ser ele próprio – “não comento cenários” –, caso o PSD vença as eleições: “Alguém com capacidade de gestão que perceba quadros macroeconómicos e a economia portuguesa”.

Para o ex-ministro de Cavaco Silva, “é altura da nova geração assumir o poder”, já que a sua própria geração, que está no poder desde o 25 de Abril, “fez a revolução, fez coisas boas, mas tem feito muita porcaria nos últimos 15 anos”. O seu regresso à colaboração política, resume, é precisamente por querer “deixar para os meus filhos e netos um futuro”.


Novo ataque à “bandalheira” na CGD, com relatos de conversas privadas com Manuel Pinho

Em declarações citadas pelo “i”, Catroga insiste nas críticas à Caixa e lembra uma conversa privada com Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, onde afirmou que a gestão do banco ficou “abandalhada” quando entrou o actual administrador, Francisco Bandeira.

“A Caixa tem de alterar o modelo de governance, estar ao serviço do financiamento das empresas, não pode ter interferência política e viver em regime ‘agora dêem lá a mão aos Berardos para comprarem acções do BCP’”, disse Catroga, defendendo “uma revolução” no banco público.

De seguida, relata uma conversa privada que manteve com Manuel Pinho, quando foi noticia que o antigo ministro poderia ser o próximo presidente da CGD. Pinho terá dito a Catroga: "dizem que vou para a CGD, mas aquilo só dá 350 mil euros e o carro também não é grande coisa...".

Na resposta, Catroga diz que respondeu o seguinte: "Ó Manuel, a CGD nunca deu dinheiro, dava prestígio. Quem ia para administrador tinha status. Agora vocês abandalharam o banco todo! Meteram lá o Vara e o Bandeira [presidente do BPN e vice-presidente da CGD]! Abandalharam aquilo tudo! Meteram lá o aparelho que controla os movimentos de crédito da CGD. A Caixa está ao serviço de interesses!”, relatou o antigo ministro.
Partilhar [Facebook] [Twitter]
Hoje no

Bloco propõe fundo de resgate como garantia à renegociação da dívida

Francisco Louçã apresentou hoje o programa eleitoral do Bloco de Esquerda, no qual consta a constituição de um fundo de resgate que pode ascender a três mil milhões de euros por ano e que seria financiado com recursos oriundos do capital financeiro.

Assis exige que PSD peça desculpa por declarações de Catroga sobre Sócrates

O cabeça de lista do PS no Porto exigiu hoje ao PSD um pedido de desculpa pelas declarações de Eduardo Catroga que, segundo aquele dirigente socialista, comparou José Sócrates a Hitler.

PSD teme que Sócrates não cumpra acordo com a troika

O conselheiro económico social-democrata, Carlos Moedas, insistiu esta manhã na clarificação da posição do Partido Socialista sobre o grau de redução da Taxa Social Única e como pretende compensar a receita que será perdida pela Segurança Social.

Finanças asseguram que possibilidade de reduzir TSU nunca foi omitida

O Ministério das Finanças disse hoje, num esclarecimento enviado à Lusa, que "nunca foi omitido" o objectivo de reduzir a Taxa Social Única, tal como previsto no programa acordado com a "troika".

Catroga lamenta "muita porcaria" que a sua geração fez desde 1995

O coordenador do programa eleitoral do PSD critica os erros políticos cometidos nos últimos 15 anos e antecipa uma espécie de chicotada na Função Pública, onde "os trabalhadores podem faltar nos aniversários da mãe, da avó, do afilhado".

PSD aumenta vantagem sobre o PS para seis pontos

Passos Coelho e Paulo Portas têm maioria absoluta na sondagem da Marktest para a TSF e Diário Económico.

Programa do Bloco de Esquerda propõe reestruturar dívida e arrecadar receita "desperdiçada"

O Bloco de Esquerda apresenta hoje um programa eleitoral centrado em "alternativas" ao plano "irrealista" acordado com a troika.

Só os partidos mais à esquerda mantêm campanha eleitoral com "outdoors"

O PS, o PSD e o CDS-PP vão abdicar dos tradicionais grandes cartazes de rua durante a campanha eleitoral.

Fim da taxa intermédia no IVA garante três pontos a menos na Taxa social única

Eliminar a taxa intermédia do IVA, de 13%, compensaria parte significativa do corte da taxa social única anunciado pelo PSD. Mas, depois de declarações contraditórias, o partido diz que não vai por aí.

Passos Coelho: Não contem comigo para "fazer de José Sócrates"

O presidente do PSD pediu hoje em Viseu para que não contem com ele para "fazer de José Sócrates", porque não quer que esperem ouvi-lo dizer que "vai ser tudo fácil" ou "mentir" ao País.
Anterior


COMENTÁRIOS
| Inserir Comentário | 29 Comentários
Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios. Se está registado no Jornal de Negócios faça login. Caso contrário poderá registar-se gratuitamente.
xiquinho 12 Maio 2011 - 14:55 [Facebook] [Twitter]
Catroga é de outra época; esta´fora da realidade actual
Pelos vistos o PSD não tem ninguém nos seus quadros à altura de Catroga, que é um homem de outra época, antigo, que não tem a mínima noção da influência que a globalização e as tecnologias de informação têm actualmente em Portugal, na Europa e no Mundo.
Pelos vistos o PSD não tem ninguém nos seus quadros à altura de Catroga, que é um homem de outra época, antigo, que não tem a mínima noção da influência que a globalização e as tecnologias de informação têm actualmente em Portugal, na Europa e no Mundo.
cafrancisco 12 Maio 2011 - 14:42 [Facebook] [Twitter]
CUIDADO COM O PSD
Ó Sr/Sra? D/SILVA
FALTOU-LHE DIZER QUE OS MALVADOS DO PSD COMEM CRIANCINHAS AO PEQUENO ALMOÇO...OU
DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS...ou
VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU...OU...
Ó Sr/Sra? D/SILVA
FALTOU-LHE DIZER QUE OS MALVADOS DO PSD COMEM CRIANCINHAS AO PEQUENO ALMOÇO...OU
DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS...ou
VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU...OU...
umbelino 12 Maio 2011 - 13:48 [Facebook] [Twitter]
carneirada
A maior parte dos comentarios, são feitos por individuos que andam a mamar subsisidos do socas por isso e que vem para aqui defende-lo, um mentiroso compulsivo e iniputavel.Devia ser julgado e preso juntamente com a carneireida que anda a mamar a conta de quem trabalha.
A maior parte dos comentarios, são feitos por individuos que andam a mamar subsisidos do socas por isso e que vem para aqui defende-lo, um mentiroso compulsivo e iniputavel.Devia ser julgado e preso juntamente com a carneireida que anda a mamar a conta de quem trabalha.
cmor 12 Maio 2011 - 13:46 [Facebook] [Twitter]
Bom...
... afinal o homem não está senil. Mas então o seu chefe não passa de mais um mentiroso, populista e eleitoralista. Deve, no entanto, dizer se esteve distra+ido nos últimos 25 anos. Também aproveitar para fazer uma autocrítica ao seu desempenho como Misnistro das Finanças, do seu antecessor, e das consequências macroeconómicas, para Portugal, das políticas seguidas, e resultados práticos, pelo 1º Ministro de então. Depois disso pode ser que eu mude de idsias, até lá...
... afinal o homem não está senil. Mas então o seu chefe não passa de mais um mentiroso, populista e eleitoralista. Deve, no entanto, dizer se esteve distra+ido nos últimos 25 anos. Também aproveitar para fazer uma autocrítica ao seu desempenho como Misnistro das Finanças, do seu antecessor, e das consequências macroeconómicas, para Portugal, das políticas seguidas, e resultados práticos, pelo 1º Ministro de então. Depois disso pode ser que eu mude de idsias, até lá...
D/SILVA 12 Maio 2011 - 13:27 [Facebook] [Twitter]
PARTIDO
PSD além ser contra a saúde e educação gratuita e a favor dos despedimentos sem justa causa,querer acabar com tudo o que é ESTADO e a favor dos despedimentos dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS entra um e sai cinco (estes que joguem à defesa e com um trinco PSD não brinca),PRIVATIZAçÕES -Caixa Geral Depositos,RTP,TRANSPORTES-CARRIS,CP,TRANSTEJO,METRO para os Lisboetas isto é assustador,pois de certeza os aumentos dos passes e bilhetes será uma realidade como para o Porto também o METRO.Agora o debate do ...
Ver comentário completo
PSD além ser contra a saúde e educação gratuita e a favor dos despedimentos sem justa causa,querer acabar com tudo o que é ESTADO e a favor dos despedimentos dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS entra um e sai cinco (estes que joguem à defesa e com um trinco PSD não brinca),PRIVATIZAçÕES -Caixa Geral Depositos,RTP,TRANSPORTES-CARRIS,CP,TRANSTEJO,METRO para os Lisboetas isto é assustador,pois de certeza os aumentos dos passes e bilhetes será uma realidade como para o Porto também o METRO.Agora o debate do velho CATROGA na SIC NOTICIAS foi reles de mais e de falta de educação, a palavra dita por este candidato a Ministro das Finanças ontem, só uma pessoa reles e com falta de responsabilidade é que diz a palavra PINTELHO em televisão como este velho o disse.Estava todo entusiasmado contra tudo do governo do PARTIDO SOCIALISTA,mas CATROGA não se esqueça que foi o responsável pela destruição da pesca,agricultura e indústria ao distribuir milhões vindos da CEE para nada produzir e nada a fazer quando era ministro das Finanças do PSD.
abx 12 Maio 2011 - 12:50 [Facebook] [Twitter]
o calinadas Telo é candidato
Parabéns ao drº Catyroga pela sua frontalidade e desassombro. Na verdade é um heroi quem, nos tempos que correm, denuncia a porcaria destes políticos, gente reles, sem nível quer intelectual quer humano. O PS tem uma antiga estrela do "Big Brother", conhecido pelas suas calinadas linguísticas, que é candidato a deputado por Leiria.
Parabéns ao drº Catyroga pela sua frontalidade e desassombro. Na verdade é um heroi quem, nos tempos que correm, denuncia a porcaria destes políticos, gente reles, sem nível quer intelectual quer humano. O PS tem uma antiga estrela do "Big Brother", conhecido pelas suas calinadas linguísticas, que é candidato a deputado por Leiria.
ZedBull 12 Maio 2011 - 12:49 [Facebook] [Twitter]
Pelo contrario
Ao contrario de alguns comentários que vejo por aqui, o Professor Catroga nunca esteve tão lúcido. Finalmente aparece alguem que não tem medo das consequencias que as suas palavras possam ter. Todos os Outros agem sempre premeditadamente e só por isso se pode justificar o facto do Socas não estar nas sondagens abaixo dos 2 dígitos..
Ao contrario de alguns comentários que vejo por aqui, o Professor Catroga nunca esteve tão lúcido. Finalmente aparece alguem que não tem medo das consequencias que as suas palavras possam ter. Todos os Outros agem sempre premeditadamente e só por isso se pode justificar o facto do Socas não estar nas sondagens abaixo dos 2 dígitos..
joaopires5 12 Maio 2011 - 12:22 [Facebook] [Twitter]
PARA A FRENTE CATROGA!
COM PENTELHOS...COM BANDALHEIRAS DO BANDEIRA...COM O PARTIDO SOCIALISTA A DEIXAR O FOSSO ENTRE RICOS E POBRES 5 VEZES MAIOR...COM O QUE SEJA...SALVA-NOS DESTA ESCUMALHA
COM PENTELHOS...COM BANDALHEIRAS DO BANDEIRA...COM O PARTIDO SOCIALISTA A DEIXAR O FOSSO ENTRE RICOS E POBRES 5 VEZES MAIOR...COM O QUE SEJA...SALVA-NOS DESTA ESCUMALHA
carpediem111 12 Maio 2011 - 12:21 [Facebook] [Twitter]
Gostava de ver ...
... um debate na TV com um conjunto de senhores como o Catroga, o Freitas do Amaral, o Campos e Cunha, o Victor Constâncio (etc.), descomprometidos, a revelarem tudo o que sabem sobre a podridão da política e da governação pública desde o 25 de Abril, favorecimentos de corporações, usurpação, comissões, offshores, etc. - seria um refresh, e talvez se pudesse começar um novo ciclo em Portugal, credível. Obviamente que toda a classe política iria ficar mal na fotografia. Ou surge uma nova geração, ...
Ver comentário completo
... um debate na TV com um conjunto de senhores como o Catroga, o Freitas do Amaral, o Campos e Cunha, o Victor Constâncio (etc.), descomprometidos, a revelarem tudo o que sabem sobre a podridão da política e da governação pública desde o 25 de Abril, favorecimentos de corporações, usurpação, comissões, offshores, etc. - seria um refresh, e talvez se pudesse começar um novo ciclo em Portugal, credível. Obviamente que toda a classe política iria ficar mal na fotografia. Ou surge uma nova geração, como que por revolução, não vendidos, ou não há acordo com FMI que salve o país. Apenas adia para 2013 os actuais problemas.
joaopires5 12 Maio 2011 - 12:19 [Facebook] [Twitter]
DO QUE GRASSA (SEM GRAÇA!)
XX
XX
joaopires5 12 Maio 2011 - 12:17 [Facebook] [Twitter]
MORAL DA HISTÓRIA:
COM O QUE GRAÇA NO PAÍS...QUEM NÃO SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE...
CHEGA DE MÁSCARAS, MENTIRAS, IMAGENS MAQUILLADAS, BALOFICES DE MARKING....ESTAMOS NA ALTURA DO DURO...DO REAL..DO QUE DOI E CUSTA OUVIR....MAS PODE CURAR!

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho Empty Re: Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho

Mensagem por Vitor mango Qui maio 12, 2011 8:09 am

OH mai GODI este pais esta uma merda

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Semana atribulada incluiu vinho, Hitler e o salário de Pinho Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos