Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

objecto vs. sujeito

Ir para baixo

objecto vs. sujeito Empty objecto vs. sujeito

Mensagem por Vitor mango Dom maio 15, 2011 4:21 am

Quarta-feira, 21 de Abril de 2010









objecto vs. sujeito






Muito se falou da campanha da SuperBock Mini Stout. O "É só puxar",
associado a um corpo acéfalo de mulher meio nu, caiu mal a muita gente.
Achei a campanha gráfica bem fraquinha, básica, sem graça e obviamente
infeliz. Não por pudor, ver maminhas roliças não tem nada de mal, mas
sim pela objectificação desnecessária. A campanha de TV falava de prazer
e tinha um SPA ideal para apreciadores de Stout. Também tinha as "gajas
boas", mas elas não eram o centro. O problema foi desviar o objecto do
prazer, na campanha de mupis. Em vez do prazer da cerveja, veio outro
prazer. Num entanto, esse prazer sexual continuava a ser exclusivo do
apreciador de cerveja - "O prazer é todo seu". O "É só puxar" dava-lhe
esse lado de dispor como se quer e apetece, e nem por sombras alguém
pensava em puxar a tampa da cerveja.

objecto vs. sujeito Mini


Em
anos e anos de campanhas de Marcas de cerveja, o que houve mais foi
objectificação da mulher. A Sagres sempre foi exímia na introdução da
gaja boa como motor de vendas. Chegou inclusive a comparar as cores da
cerveja com a cor de cabelo e de pele das actrizes brasileiras.
É
algo a que estamos habituadas/os. Não acrescenta, não valoriza, mas o
pessoal da publicidade (das próprias empresas) deve achar que é isso que
atrai o consumidor da cerveja.
A meu ver, é porque não
valorizam suficientemente o produto. Há grandes anúncios de cerveja.
Basta ver os da Heineken, por exemplo. E depois há os outros.
Tudo isto a propósito de um pack desenvolvido por uma Marca holandesa de cerveja, a Bavaria, destinada a mulheres. Este passo
"desviante", inédito em Portugal, assemelha-se, por exemplo, à
crescente aproximação dos clubes de futebol às mulheres adeptas, numa
renovação do estereótipo habitual. Se falo sobre futebol, não é por
acaso, porque o que a Bavaria fez foi colocar no pack um
vestido/camisola, desenhado por uma estilista holandesa, para apoiar a
selecção laranja no Mundial. O que é que os senhores das cervejas
pensaram? É óbvio que não precisamos vender cervejas aos homens durante o
Mundial (eles fá-lo-ão "naturalmente"), mas e se as puxarmos a elas?
Parece-me um óptimo mote. Sem sair das ideias feitas de moda e de
"feminilidade", conseguiram ampliar o conceito, conferindo-lhe dois
valores habitualmente associados aos homens: cerveja e futebol.


objecto vs. sujeito Bavaria

Não
fazia mal aos nossos Senhores da Cerveja olharem para estas coisas e
perceberem que há um grande potencial de consumidoras a conquistar.







Publicada por
ana vicente


em
13:30






4
comentários






objecto vs. sujeito Icon18_edit_allbkg








Etiquetas:
anti-pub,
coisas giras,
futilidades,
ideologia,
o cliente tem sempre razão

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
objecto vs. sujeito Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos