Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica

Ir para baixo

Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica Empty Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica

Mensagem por Vitor mango Seg maio 23, 2011 10:40 am

Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica
22.05.2011

O que é que a gastronomia amazónica tem? Tem produtos alimentares como ninguém!

Investigador brasileiro na UC estuda os sabores da gastronomia lusa - amazónica

Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica. 15019.jpegPortugal pode assumir um papel central na projecção da gastronomia amazónica na Europa e no mundo. Por diversas razões. Desde logo, porque é inegável a influência portuguesa nos hábitos e práticas alimentares da Amazónia, introduzida no Século XVI e preservada até hoje, mas não só. A Amazónia tem produtos alimentares ancestrais únicos no mundo que, num futuro muito próximo, podem sair da floresta directamente para os pratos da gastronomia gourmet internacional, mas, para que isso aconteça, é necessário avançar com técnicas e tecnologia de optimização. Portugal pode contribuir bastante para essa mudança.
0Partilhar

* Versão impressa
* + - Tamanho da Fonte
* Enviar para um amigo

A afirmação é do investigador brasileiro Álvaro Espírito Santo, que está a realizar, na Universidade de Coimbra (UC), um estudo sobre Viagens e Sabores na Amazónia brasileira: os territórios do turismo gastronómico em Belém do Pará. O objectivo, afirma, «é aproveitar a avaliação feita pelos mais reputados especialistas mundiais de que a cozinha da Amazónia é a mais original do Brasil, para a incluir nos cardápios da alta gastronomia de todo o mundo. Considerando a forte interculturalidade na gastronomia luso- amazónica, há que promover esta nova parceria, onde ambas as cozinhas podem beneficiar».

O também professor da Universidade Federal do Pará não tem dúvidas de que «o Tucupi (subproduto da mandioca que dá um sabor especial a qualquer prato) tem um enorme potencial para ser o Shoyo (molho de soja) do Século XXI. O Arubé (pasta idêntica à mostarda) é outro produto a incluir na gastronomia gourmet internacional». É uma área a explorar porque «os grandes Chefs estão continuamente à procura de novidades e são eles próprios que afirmam que as cozinhas do Século XXI vão passar essencialmente pela China, Chile, Peru e Amazónia», conclui Álvaro Espírito Santo.

Cristina Pinto

Universidade de Coimbra

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Universidade de Coimbra conduz investigação sobre a gastronomia lusa-amazónica Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos