Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano

2 participantes

Ir para baixo

Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano Empty Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 16, 2011 6:48 am

.


por Lusa
Hoje

Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano Ng1554215

"Clarabóia", o romance que José Saramago acabou de escrever em 1953 e deixou inédito até ao fim da vida, será publicado "no final deste ano, em Outubro ou Novembro", disse Zeferino Coelho, seu editor e amigo.

Em entrevista à Lusa, a poucos dias do primeiro aniversário da morte do prémio Nobel da Literatura português, a 18 de junho de 2010, o editor da Caminho levantou um pouco o véu sobre a história e as personagens de "Clarabóia", que classificou como "um bom romance", onde se encontram já esboços do que viriam a ser as obras seguintes de Saramago.

"Vamos publicá-lo no final do ano. Em Outubro ou Novembro estará pronto. Eu já tenho comigo o original, estamos a trabalhá-lo - e está completo. Ou seja, é possível publicar o livro sem qualquer interferência, não lhe falta nada, não lhe falta nenhum bocado. Trata-se de um romance e é um romance interessantíssimo. Eu já o li - mais do que uma vez - e lê-se muitíssimo bem. Tem um grande número de personagens, mas aquilo tudo muito bem articulado, muito bem contado", disse à Lusa.

Quanto ao tema, o editor foi descritivo: "Toda a gente sabe o que é uma claraboia, não é? Existe em muitos prédios que têm uma escada interior de acesso aos andares, está no cimo da escada, no telhado, para iluminar essa escada. O José Saramago imagina um prédio que tem rés-do-chão e dois andares ou três, cada andar está ocupado por uma família, as famílias são todas completamente diferentes e ele conta-nos a história de cada uma delas".

O romance "é muito rico, é muito diverso e lê-se muitíssimo bem. E nota-se que já tem ali algumas coisas que o José Saramago viria a desenvolver mais tarde... e tem até um personagem que, de alguma maneira, é o Saramago debatendo-se com os seus próprios problemas e, nomeadamente, com um problema que ele nunca resolveu, que é o optimismo e o pessimismo: se a humanidade é recuperável ou não -- isso está lá -- e que atitude deve cada um de nós tomar, sentirmo-nos responsáveis por aquilo que se passa à nossa volta e intervir ou acharmos que não temos nada a ver com isso e afastarmo-nos de qualquer intervenção na sociedade", resumiu.

"Isso já está aqui neste livro e é o núcleo central da definição de outras personagens do livro. E é muito curioso vermos que, sendo embora um livro com um estilo completamente diferente daquele que o José Saramago adoptou a partir do 'Levantado do Chão', no entanto, ele já lá está. Eu acho que é um livro que vai suscitar muita curiosidade e vai ter muitos leitores. Porque se lê bem e é riquíssimo de significados", argumentou o editor.

In DN

Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano SHa_reading

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano Empty Re: Romance inédito de Saramago lançado no fim do ano

Mensagem por Viriato Qui Jun 16, 2011 11:12 am

Não sei se a D. Pilar tem esse direito. Saramago em vida nunca o quiz publicar. Agora os €€€€€€€ valem muito!!!!!
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos