Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passos Coelho liberal?

Ir para baixo

Passos Coelho liberal? Empty Passos Coelho liberal?

Mensagem por Viriato Qui Ago 04, 2011 10:39 am

Passos Coelho liberal?

Da mesma forma que existirá sempre uma divisão entre os que defendem a economia do mercado e os que pensam que a regulação da economia deve pertencer ao Estado, também entre os que defendem o mercado existirão os que pensam que devem ser os mercados a tudo decidir e os que defendem que cabe ao Estado corrigir os desmandos dos mercados. Os liberais estão convencidos de que sem a intervenção estatal os mercados conduzem a melhores soluções, os que não partilham desta concepção defendem que cabe ao Estado intervir em maior ou menor grau nas decisões económicas.


Uns e outros podem invocar casos de sucesso, qualquer uma das duas correntes pode apontar insucessos à outra. Os europeus não invejam o modelo americano e os americanos não compreendem o modelo europeu. Se os liberais tivessem razão a Europa seria inviável e se a América tivesse os problemas da Europa já teria sucumbido a várias guerras civis. O liberalismo tem resultado em países muito ricos ou em países pores sujeitos a ditaduras, o keynesianismo e as correntes social-democratas provaram na Europa.


No plano teórico as duas posições são coerentes e defensáveis, é provável que bem conduzidas possam conduzir a bons resultados, a grande diferença estará nas tensões políticas que poderão gerar em cada país e na própria cultura de cada nação.


Passos Coelho, de quem não se conhecem grandes conhecimentos teóricos, afirma-se como um liberal, é apresentado como tal por muito boa gente e a oposição mais radial para quem o diabo também é liberal gosta de o apelidar de tal. Mas Passos Coelho que dirige o único partido do mundo que é uma obra de contracção é também um liberal contrafeito, tem tanto de liberal quanto o PSD tem de social-democrata.


O liberalismo não significa vender bancos de forma pouco transparente, privatizar televisões disputadas por gente que se digladia com difamação por sms e relatórios da secreta, distribuição de ajudas caridosas aos mais pobres para lhes garantir o voto e outras manobras a que estamos a assistir.


O problema da economia portuguesa não são os seguros da CGD ou o SNS, é antes a ausência de mercados e sem se assegurar que nestes existe concorrência o liberalismo não passa de uma fachada para encobrir negócios de favor.

Publicada por Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos