Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olivença portuguesa

Ir para baixo

Olivença portuguesa Empty Olivença portuguesa

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 24, 2012 4:53 am

Olivença portuguesa

A questão de Olivença é uma delicada pendência dormente nas relações luso-espanholas. É, não – era! Um alcalde “voluntarioso” do lado espanhol resolveu chutar o tema para as primeiras páginas dos jornais. E inevitavelmente para a primeira linha da política. Agora, procura dobrar a língua, mas o mal está feito e o seu gesto tem tudo menos de inocente.
Nos últimos anos, o ambiente melhorava: com apoio das autoridades regionais extremenhas, a autarquia de Olivença abrira-se à revelação das raízes portuguesas, recuperando e reafirmando traços identitários na toponímia histórica das ruas e em festivais anuais de matriz portuguesa. Simultaneamente, com algum pragmatismo, dos dois lados da fronteira, descobriam-se formas imaginosas de tornear dificuldades políticas, a fim de responder às necessidades das populações - por exemplo, no dossier de reabilitação de uma ponte de acesso à vila. Este desanuviamento revelava grande sentido prático e era um processo inteligente, que procurava andar para diante sem ferir o alto melindre político da questão. As autoridades locais e regionais espanholas pareciam interessadas em avivar a especial identidade de Olivença, até para a singularizar na região como pólo específico de procura turística, e circunscrevendo o processo a traços de identidade cultural, sem entrar obviamente pelo delicadíssimo - e potencialmente explosivo - plano político.
Estávamos nós postos neste sossego, quando o "enérgico" alcalde Bernardino Píriz aterra em Olivenza e resolve reabrir a Guerra de las Naranjas. Desde há semanas que éramos altertados para a provocação que congeminou. Até que o PS e autarcas locais do lado português - a meu ver, bem - resolveram agarrar no assunto. Além do disparate político monumental, a iniciativa do novo alcaide oliventino interrompe esforços positivos que os autarcas alentejanos vizinhos conhecem bem e estavam a acompanhar e apoiar.
"Festejar" a Guerra das Laranjas em Olivença é uma coisa de flagrante mau gosto. Seria um pouco como a Rainha Isabel II ir celebrar a Gibraltar o Jubileu de Diamante no próximo mês de Junho.


José Ribeiro e Castro
Publicada por Combustões em 23.2.12 0 comentários

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Olivença portuguesa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Olivença portuguesa Empty Re: Olivença portuguesa

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 24, 2012 4:54 am

aqui deviríamos e devemos fazer um pacto com os ingleses e meter Gilbralter no mesmo saco

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Olivença portuguesa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Olivença portuguesa Empty Re: Olivença portuguesa

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 24, 2012 4:57 am

como sabem ...a guerra das laranijas nem guerra foi

FOI Uma estrondosa Cobardia do lado esp0anhol em que RAGOY (?????) faz um pacto nas nossas costas com Napoleão ...o que lhes custou tambem a eles espanhóis banhos de carnificina em Madrid e depois uma uni~ºao com Portugal onde os ajudamos a expulsar os franceses

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Olivença portuguesa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Olivença portuguesa Empty Re: Olivença portuguesa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos