Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Miguel malha forte e feio

3 participantes

Ir para baixo

Miguel malha forte e feio  Empty Miguel malha forte e feio

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 27, 2012 1:04 am

http://expresso.sapo.pt/tgv-ia-endividar-nos-para-geracoes=f714720

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel malha forte e feio  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel malha forte e feio  Empty Re: Miguel malha forte e feio

Mensagem por Vagueante Qua Mar 28, 2012 12:16 pm

Vitor mango escreveu:http://expresso.sapo.pt/tgv-ia-endividar-nos-para-geracoes=f714720

Miguel Sousa Tavares, de quem sou assíduo leitor, tem frequentemente dois pesos e duas medidas para criticar os acontecimentos nacionais, dependendo das suas simpatias, frequentemente regionais.
No que diz respeito às SCUTS, entende que não deveria haver SCUTS porque é um defensor do "utilizador pagador". Mas logo aí arranja excepções como seja a Via do Infante. Para quem não sabe, Miguel Sousa Tavares tem interesses regionais de que faz parte a zona de Lagos que, de alguma maneira, era também zona de interesse da sua mãe Sophia de Mello Brainer. A invocação do interesse turístico da região ou qualquer outro interesse nomeadamente a ocupação do território que para mim tem muito mais interesse do que o turístico, poderia também ser feito, provavelmente com mais razão, para a zona da Beira Baixa ou de Trás-os-Montes, essas sim, sem alternativas, já que as Scuts foram aí construídas sobre as vias de comunicação anteriores, deixando-as de facto sem qualquer alternativa.

Quanto ao TGV, os argumentos de que se serve, como sejam, não deixar dívidas aos filhos, não passam de "palas" para os olhos daqueles que têm visões de mais longas distâncias.
Todas as vias de transporte sejam elas de carácter rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo, têm custos, não só para as gerações actuais como para as gerações futuras. Não vão ser as gerações actuais que irão beneficiar dessas infra-estruturas. Elas ficam no terreno para as gerações futuras. Se Fontes Pereira de Melo tivesse o mesmo tipo de pensamento, ainda agora andaríamos por caminhos de carroças. Claro está que as coisas devem ser ponderadas nos seus custos e vantagens mas isso não nos deve impedir de caminhar em frente, tentando, sair do tal lugar, que costumam classificar como o "Cu" da Europa.
A nossa posição geográfica pode, como já aconteceu no passado, e que é referida por Camões, como "A CABEÇA DA EUROPA". Nunca a "cauda". A "cauda" só existe na cabeça dos pobres políticos que nos têm governado no pós 25 de Abril. Qualquer Marcelo Caetano tinha do país, uma ideia de grandeza superior àqueles que de então até cá nos têm governado. Está aí o nosso grande problema. Miguel Sousa Tavares enferma do mesmo mal. Para ele, a Expo 98 nunca deveria ter acontecido. Para mim, que vivo em Lisboa e conheço um pouco da Cidade, como ela era antes da Expo 98 e como é agora, embora não tenha ganho nada particularmente com o caso, sinto que foi uma coisa arrojada de gente empreendedora que deu uma imagem muito diferente, para melhor, à cidade de Lisboa. Apesar dos tratos de polé de que o Parque das Nações tem sido alvo, é um lugar aprazível aonde ainda dá gosto ir. O que lá estava era um autêntico escarro na cidade.
Quanto ao aeroporto de Lisboa, só quem não pensa na cidade e nas possíveis consequências para ela de um hipotético desastre aéreo, toma posições semelhantes àquelas que têm sido tomadas por Sousa Tavares. Bem sei que o dinheiro "seria mais bem gasto" no aeroporto Sá Carneiro mas, como muito bem sabe Sousa Tavares, o Porto não passou da capital da Naçon enquanto Lisboa era a capital do Império.
Voltando ao TGV. Porque razão quando se fala de TGV se considera sempre única e exclusivamente a componente de passageiros? Porque não se considera também a componente de mercadorias a tal componente que agora se pretende chamar de alta prestação? Porque não se pensa nas vantagens de um sistema integrado de logística e de transportes marítimos, aéreos e terrestres? Portugal não está na cauda da Europa. Portugal está na cabeça da Europa. Os transportes marítimos de cada vez maior calado, têm em Sines condições impares na Europa. Os grandes transportes que vêm cada vez mais pela rota do Cabo em virtude da exiguidade do Canal de Suez e da insegurança que ali se vive, podem perfeitamente aportar a Sines, a Setúbal, a Lisboa e mesmo a Leixões. Em 2014 entrará em funcionamento a ampliação do Canal do Panamá por onde irão passar navios de transporte de mercadorias de maior calado. Se houver logística adequada e transportes que façam chegar rapidamente os produtos desembarcados ao centro da Europa, Portugal pode transformar-se na tal cabeça da Europa que tanto ambicionamos(?).
Mas a ambição não pode ficar somente por trabalhar com produtos acabados. Não pode ter como ideia fundamental servir os outros. A Ideia terá que ser fundamentalmente, servir os portugueses, dando-lhes condições de desenvolvimento científico e tecnológico que um pensamento mais avançado lhes proporcionaria.
Não podemos ficar pela importação de tecnologia. Temos que a produzir e, o TGV, poderia ser um elemento altamente dinamizador.

Depois do 25 de Abril de 1974, foram cometidos imensos erros pelos vários governos que nos levaram até à situação actual. O desenvolvimento da via rodoviária sobrepôs-se ao desenvolvimento da via ferroviária. Os transportes de mercadorias que deveriam privilegiar os transportes ferroviários e de cabotagem, privilegiaram os transportes rodoviários e como conclusão, temos um país altamente dependente de consumíveis fósseis e do betão, quando poderíamos ter um sistema de transportes integrados.

Talvez eu esteja errado, mas, pelo caminho que as coisas levam, até o pouco que se avançou, embora com custos elevados durante o consulado de Sócrates, irá ser perdido brevemente, com custos que agora serão impossíveis de calcular para as gerações futuras.

Nessa altura, será o momento dessas gerações julgarem os actuais governantes.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel malha forte e feio  Empty Re: Miguel malha forte e feio

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 28, 2012 2:45 pm

Em 2014 entrará em funcionamento a ampliação do Canal do Panamá por onde irão passar navios de transporte de mercadorias de maior calado. Se houver logística adequada e transportes que façam chegar rapidamente os produtos desembarcados ao centro da Europa, Portugal pode transformar-se na tal cabeça da Europa que tanto ambicionamos(?).
.
ja aqui tinha falado nisto e na incapacidade de Roterdão em reter navios mais de 3 dias de espera ..e que é que esta louco por segurar este assunto
Chineses ...e nao é por acaso.. que eles compram tudo relacionado com Sines .

parabens ao vagueante pelas suas deduções .....e que eu nao conhecia a do Algarve ...informo que a Via Verde me ofereceu 10 viagens da via A23 ...suponho que oferece a quem esteja ligado ou utilize estas bandas
mais
Manos eu ja devia ir ao algarve 3 ou 4 vezes com os preços de aRROMBA EM HOTEIS DE 4 **** ...POIS MENOS DE 50 EUROS ESTADIA COM PIKENO ALMOÇO
só que gasolina mais autoestrada voam ka brincadeira 250 euros em 2 dias
resultado ... passeio ku tractor na quinta

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel malha forte e feio  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel malha forte e feio  Empty Re: Miguel malha forte e feio

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 28, 2012 4:29 pm

.
Já parece o Sr. Silva a rouquejar...


Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel malha forte e feio  Empty Re: Miguel malha forte e feio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos