Quero que Sines seja o nosso Golias'
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
Página 1 de 1
Quero que Sines seja o nosso Golias'
Quero que Sines seja o nosso Golias'
inShare
13 de Abril, 2012por Frederico Pinheiro
Na semana em que um dos maiores armadores do Mundo, a CMA CMG, começou a operar em Sines, Lídia Sequeira diz que espera atingir, este ano, o recorde máximo de carga e de contentores movimentados.
Apesar do porto estar a recuperar, ainda não se atingiu o máximo de 27 milhões de toneladas de 2006…
Este ano vamos, de certeza, ultrapassar os 27 milhões. Houve um período de quebra, mas tem havido uma recuperação. O ano de 2006 foi fantástico, com a conjugação positiva de todos os cinco terminais, o que é um caso raro. Este ano já crescemos 20% no primeiro trimestre.
A que se deve essa subida?
À conjugação dos terminais estar a correr bem e ao facto de não termos a perda dos dois milhões nos granéis líquidos que tivemos o ano passado, devido às obras da refinaria. Nos contentores esperamos um acréscimo significativo a partir deste mês.
Porquê?
Desde esta semana temos um novo grande armador, a CMA CGA. E a expectativa que temos do actual grande armador e principal cliente do terminal, a MSC, é que continue a desenvolver a sua actividade com boas perspectivas. O terminal de multiusos terá um bom ano, o de contentores dará este salto e o de granéis líquidos entrará na normalidade. Estes três terminais representam cerca de 90% da actividade do porto. Tal leva-nos a concluir que este será um ano excelente no porto de Sines.
Há condições para baixar as taxas portuárias?
Trabalhamos num mercado global. A preocupação de manter tarifas baixas já foi uma preocupação nossa no passado, agora tem de ser a de nos compararmos com outros portos que são concorrentes e fazer mais barato.
Ouvimos muitas vezes dizer que Sines pode competir com os portos do centro da Europa…
Obviamente…
Mas estamos a falar de portos 20 vezes maiores.
Sim, mas já tivemos um ou outro sucesso, estamos a conseguir competir.
É uma luta de David contra Golias..
Mas quero que o David, Sines, se transforme no nosso Golias.
A nova ligação ferroviária à fronteira espanhola seria um trunfo importante?
Sem dúvida.
Qual o feedback da parte do Governo?
Está a ser feito o trabalho de concertação com os espanhóis e destes com os franceses.
frederico.pinheiro@sol.pt
inShare
13 de Abril, 2012por Frederico Pinheiro
Na semana em que um dos maiores armadores do Mundo, a CMA CMG, começou a operar em Sines, Lídia Sequeira diz que espera atingir, este ano, o recorde máximo de carga e de contentores movimentados.
Apesar do porto estar a recuperar, ainda não se atingiu o máximo de 27 milhões de toneladas de 2006…
Este ano vamos, de certeza, ultrapassar os 27 milhões. Houve um período de quebra, mas tem havido uma recuperação. O ano de 2006 foi fantástico, com a conjugação positiva de todos os cinco terminais, o que é um caso raro. Este ano já crescemos 20% no primeiro trimestre.
A que se deve essa subida?
À conjugação dos terminais estar a correr bem e ao facto de não termos a perda dos dois milhões nos granéis líquidos que tivemos o ano passado, devido às obras da refinaria. Nos contentores esperamos um acréscimo significativo a partir deste mês.
Porquê?
Desde esta semana temos um novo grande armador, a CMA CGA. E a expectativa que temos do actual grande armador e principal cliente do terminal, a MSC, é que continue a desenvolver a sua actividade com boas perspectivas. O terminal de multiusos terá um bom ano, o de contentores dará este salto e o de granéis líquidos entrará na normalidade. Estes três terminais representam cerca de 90% da actividade do porto. Tal leva-nos a concluir que este será um ano excelente no porto de Sines.
Há condições para baixar as taxas portuárias?
Trabalhamos num mercado global. A preocupação de manter tarifas baixas já foi uma preocupação nossa no passado, agora tem de ser a de nos compararmos com outros portos que são concorrentes e fazer mais barato.
Ouvimos muitas vezes dizer que Sines pode competir com os portos do centro da Europa…
Obviamente…
Mas estamos a falar de portos 20 vezes maiores.
Sim, mas já tivemos um ou outro sucesso, estamos a conseguir competir.
É uma luta de David contra Golias..
Mas quero que o David, Sines, se transforme no nosso Golias.
A nova ligação ferroviária à fronteira espanhola seria um trunfo importante?
Sem dúvida.
Qual o feedback da parte do Governo?
Está a ser feito o trabalho de concertação com os espanhóis e destes com os franceses.
frederico.pinheiro@sol.pt
_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vitor mango- Pontos : 118271
Re: Quero que Sines seja o nosso Golias'
Avisei aqui que Portugal nao é o KU da Europa mas sim a **** da mesma
Porquie
O cfanal do Panama esta a fazer 2ª via e Sines e o porto de aguas mais profundas ...Roterdão tem atrasos de 3 a 4 dias ...loogo descarregar emk Sines e enviar por comboio as mercadorias é canja
Depois somos a ligação entre África america siul e a Europa
Porquie
O cfanal do Panama esta a fazer 2ª via e Sines e o porto de aguas mais profundas ...Roterdão tem atrasos de 3 a 4 dias ...loogo descarregar emk Sines e enviar por comboio as mercadorias é canja
Depois somos a ligação entre África america siul e a Europa
_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vitor mango- Pontos : 118271
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos