Vagueando na Notícia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canadá recua na expulsão de cidadão português

Ir para baixo

Canadá recua na expulsão de cidadão português Empty Canadá recua na expulsão de cidadão português

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 09, 2012 1:24 am

Canadá recua na expulsão de cidadão português
Serviços de imigração canadianos voltaram atrás na decisão e vão atribuir residência permanente a português que reside há 32 anos no país.
23:32 Quarta feira, 8 de agosto de 2012

O português José Pereira, que residia há 32 anos no Canadá e tinha recebido ordem de expulsão do país, disse hoje à Lusa que os serviços de imigração canadianos recuaram na decisão e vão atribuir-lhe residência permanente.

Num contacto telefónico, os serviços de imigração canadianos reconheceram o erro no tratamento do processo do português e anunciaram que vão atribuir o estatuto de residente permanente a José Pereira, afirmou.

"Estou feliz com esta decisão, pois mantenho a minha residência permanente e não perco nenhum dos benefícios que tinha por estar aqui há 32 anos. Daqui a dois dias terei de novo o meu cartão, que era válido até agosto de 2014", realçou à Lusa José Pereira.
Partida para Portugal só de férias

"Como já tinha a partida para Portugal marcada para o próximo dia 21, vou na mesma, mas agora de férias. Pois também enviei os meus contentores para Portugal", disse.

A Lusa contactou o departmento federal de Cidadania e Imigração do Canadá, que ao abrigo da legislação de respeito à privacidade, não prestou qualquer informação até ao momento.

As autoridades canadianas haviam recusado renovar o estatuto de residente permanente a José Pereira e ordenado a sua expulsão do país até 10 de setembro.

Este emigrante natural de Ofir, em Fão, Esposende, referiu à Lusa ter sido alvo de uma grande descoordenação e de decisões contraditórias dos serviços de imigração canadianos no processo de renovação do estatuto de residente permanente, o qual deixara caducar.

Após uma viagem de urgência a Portugal em agosto de 2009, a embaixada canadiana em Paris recusou os comprovativos de residência e revogou estatuto ao português.

Porém, José Pereira tinha já, desde setembro de 2009, um novo cartão de residente emitido no Canadá.

Em abril deste ano, ao iniciar o exame para a obtenção de nacionalidade canadiana, o funcionário confrontou-o, dizendo-lhe de que estava "ilegal no Canadá há dois anos, não tinha podia trabalhar e iria ser deportado", o que surpreendeu José Pereira.

Chocado e revoltado, fechou a sua empresa "Grandes Eaux", pôs a casa à venda e alienou os bens ao desbarato.

Agora a decisão de hoje da imigração fá-lo mudar, de novo, os planos. Depois das férias em Portugal, regressa para se restabelecer em Montreal.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/canada-recua-na-expulsao-de-cidadao-portugues=f745685#ixzz2320iqVwl

Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo