Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imprensa japonesa noticia que Coreia do Norte fará amanhã anúncio importante 19.10.2008 - 18h01

Ir para baixo

Imprensa japonesa noticia que Coreia do Norte fará amanhã anúncio importante  19.10.2008 - 18h01 Empty Imprensa japonesa noticia que Coreia do Norte fará amanhã anúncio importante 19.10.2008 - 18h01

Mensagem por Vitor mango Dom Out 19, 2008 1:42 pm

Imprensa japonesa noticia que Coreia do Norte fará amanhã anúncio importante
19.10.2008 - 18h01 AFP, PÚBLICO
A Coreia do Norte prepara-se para fazer amanhã um anúncio “importante” noticiou hoje um jornal japonês, citando o Ministério da Defesa nacional, numa altura em que se acumulam rumores sobre o estado de saúde do Presidente Kim Jong-Il.

“O anúncio de uma informação importante será feito segunda-feira”, escreve o diário “Sankei Shimbun”, adiantando que ainda não é possível determinar “se esta informação está ligada ao estado de saúde de Kim” Jong-Il.

O jornal, que cita várias fontes, todas anónimas, refere que a Coreia do Norte poderá estar a preparar-se para proibir a entrada de estrangeiros no país – apesar de o Ministério da Defesa japonês garantir que não foi registado qualquer movimento anormal de tropas no território – mas não descarta a hipótese de um anúncio mais dramático, como seria a passagem de poder para outra figura do regime.

Confrontado com estas notícias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, país que mantém uma vigilância constante do país vizinho, potência nuclear desde 2006, recusou a fazer qualquer comentário.

Também na Coreia do Sul, fontes oficiais disseram não ter qualquer prova de um anúncio iminente ou de qualquer movimentação anormal. “Ouvimos notícias na imprensa sobre um anúncio ‘importante’ que estaria iminente na Coreia do Norte, mas não existe qualquer confirmação”, afirmou o porta-voz do Ministério para a Unificação da Península Coreana, acrescentando que estão previstas para a próxima semana visitas de civis sul-coreanos às suas famílias residentes no lado norte da fronteira.

Já ontem, o jornal japonês “Yomiuri Shimbun”, citando especialistas em questões norte-coreanas, noticiava que Pyongyang tinha ordenado aos seus embaixadores para limitarem ao máximo as suas deslocações. Segundo o jornal, esta ordem poderá estar relacionada com o estado de saúde do Presidente.

O líder comunista, no poder desde a morte do seu pai, em 1994, não surge em público desde o dia 14 de Agosto e esta ausência tornou-se mais notada depois de, no dia 9 de Setembro, ter faltado à grande parada que assinalou o 60º aniversário do regime.

De imediato surgiram rumores de que Jong-Il teria sofrido um acidente vascular cerebral em meados de Agosto, na sequência do qual foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Pyongyang negou, porém, que o “Querido Líder” estivesse doente.

Na sexta-feira, o ministro da Defesa sul-coreano, Lee Sang-hee, disse que as informações recolhidas pelos serviços secretos indicavam que Jong-Il continuava a deter as rédeas do poder, mas admitia que o futuro próximo do país é imprevisíve
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos