Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maldivas

Ir para baixo

Maldivas Empty Maldivas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 30, 2012 7:38 am

.
Primeiro Presidente democraticamente eleito será julgado

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

O primeiro Presidente democraticamente eleito das Maldivas, Mohamed Nasheed, vai ser julgado na segunda-feira por abuso de poder, sete meses depois de ter sido deposto, na sequência do que definiu de "golpe de Estado".

Três semanas de protestos levados a cabo pela oposição, por causa da detenção de um juiz sénior suspeito de corrupção, culminaram num motim da polícia que forçou Mohamed Nasheed, o primeiro Presidente do país eleito democraticamente em 2008, a demitir-se.

Nasheed, 45 anos, arrisca uma pena de até três anos de prisão ou o desterro numa ilha remota do arquipélago, onde turistas pagam até 12.500 dólares norte-americanos (9,7 mil euros) por umas férias ao estilo Robinson Crusoe.

O antigo líder insiste ter sido alvo de um "golpe" envolvendo o seu vice-presidente, Mohamed Waheed, que assumiu depois a liderança. "Penso que sempre alimentou a ideia de vir a ser Presidente. Quando a oportunidade surgiu, ele aproveitou", referiu Nasheed, na altura.

Tanto Waheed, ex-funcionário das Nações Unidas, como o Exército desmentiram qualquer envolvimento em qualquer golpe de Estado.

Em janeiro, o executivo de Nasheed deteve o presidente do Tribunal Criminal, Abdulla Mohamed, acusando-o de corrupção, depois de este ter ordenado a libertação de um membro da oposição, numa decisão que originou uma onda de protestos que durou semanas e acabou por conduzir à sua queda a 07 de fevereiro, depois de um motim da polícia.

Caso seja condenado no âmbito do julgamento agora enfrenta Nasheed não poderá concorrer às próximas eleições presidenciais, convocadas para julho de 2013, -- algo que, na sua opinião, o atual governo está empenhado em conseguir.

Nasheed considerou "não ter hipótese de ter um julgamento justo, particularmente num caso político como este".

In DN

Maldivas Images?q=tbn:ANd9GcS4Nzb54Gs3-PuG4XGVmlxOic6d1MchYVCJR8NE9RmcuGJJrCL6vx-_

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Maldivas Empty Tribunal adia segunda volta para 16 de novembro

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 10, 2013 4:51 pm

.
Tribunal adia segunda volta para 16 de novembro

por Lusa
Hoje

Maldivas Ng2866339
Tribunal adia segunda volta para 16 de novembro
Fotografia © Reuters

O Tribunal Supremo das Maldivas adiou esta madrugada a segunda volta das eleições presidenciais depois de uma clara vitória do ex-presidente deposto Mohamed Nashid na primeira volta realizada sábado, revelou a imprensa local.

O Tribunal marcou a segunda volta das presidenciais para 16 de novembro, a alternativa prevista no caso do ato eleitoral não fosse viável hoje como pretendia a Comissão Eleitoral que justificava a decisão com o último dia do mandato constitucional do presidente cessante Mohmamed Wahid.

Para justificar a decisão, o tribunal alegou que a população não poderia exercer plenamente o seu direito de voto.

A decisão foi tomada durante a madrugada de hoje no país (final do dia de sábado em Lisboa).

No ato eleitoral de sábado venceu o ex-presidente Nashid, líder do Partido Democrático das Maldivas, que recolheu 46% dos votos.

Nashid superou amplamente o seu adversário Abdulá Yamín, do Partido Progressista e irmão do ex-ditador Maumun Abdul Gayum, que recolheu 30% dos votos e de Gasim Ibrahim, do Partido da Justiça, que obteve 23% dos votos.

A segunda volta será disputada por Nashid e Yamín, os mesmos candidatos que obtiveram mais votos na primeira volta de 07 de setembro, votação anulada por alegadas irregularidades.

In DN

Maldivas Images?q=tbn:ANd9GcTkYqUdtzQSHFb9H30lT43bmR6ZxthEBB3khl4kiY20fF-Z9fH8

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos