Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério Público identifica 200 mil euros em gastos

Ir para baixo

Ministério Público identifica 200 mil euros em gastos Empty Ministério Público identifica 200 mil euros em gastos

Mensagem por Vitor mango Qua Out 22, 2008 11:57 am

Ministério Público identifica 200 mil euros em gastos
Ex-administradores são acusados de peculato e gestão danosa. Dinheiro da empresa municipal pagava restaurantes de luxo, viagens e compras particulares.
Carlos Rodrigues Lima *
17:24 | Quarta-feira, 22 de Out de 2008

Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir
Link permanente: x
Ministério Público identifica 200 mil euros em gastos
www.gebalis.pt

O Ministério Público (MP) acusa três arguidos no processo da empresa municipal de habitação de Lisboa Gebalis, por um crime de peculato e um de administração danosa. As pessoas em causa são José Francisco Ribeiro, ex-presidente da Gebalis, Mário Peças e Clara Costa, vogais da administração.

Segundo uma nota do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa hoje emitida, foram extraídas certidões para "procedimentos criminais autónomos", proferido um "arquivamento parcial" e "deduzida acusação contra três arguidos, imputando-se, a cada um deles, em concurso real, um crime de peculato e um crime de administração danosa".

O caso prende-se com a gestão da Gebalis, empresa municipal de gestão dos bairros municipais de Lisboa, no período de 2006/2007. O inquérito esteve a cargo da 9ª secção do DIAP de Lisboa e da Direcção Central de Investigação e Combate à Criminalidade Económico-Financeira (DCICCEF) da Polícia Judiciária.

Ao todo, foram 200 mil euros que o Ministério Público afirma terem sido gastos por três ex-administradores da Gebalis em gastos supérfulos. Contas em restaurantes de luxo, viagens e compras particulares fazem parte da acusação do MP.

O despacho final imputa a José Francisco Ribeiro, ex-presidente da Gebalis, Mário Peças e Clara Costa, vogais da administração, a prática dos crimes de peculato e gestão danosa.

Segundo a acusação, "não obstante estarem a par da situação financeira da empresa, os arguidos decidiram que efectuariam as despesas que efectuaram, sabendo que eram, nuns casos, ilícitas e, todas elas, desadequadas ao cumprimento do objecto social da Gebalis e sumptuárias".
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos