Por uma alternativa ao diktat alemão
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Por uma alternativa ao diktat alemão
Por uma alternativa ao diktat alemão
Crença da superioridade germânica converte Europa no polo mundial das políticas retrógradas
Na reunião de 9 de Abril entre o Secretário do Tesouro norte- americano
e o super-ministro alemão Wolfgang Schäuble ficou provado que o
fundamentalismo neoliberal domina hoje mais na Europa que nos EUA. À
recomendação feita por Jacob Lew de que a Europa atenue a ênfase na
austeridade e promova o crescimento económico, respondeu desabridamente o
ministro alemão que “na Europa ninguém vê uma contradição entre
consolidação fiscal e crescimento” e que “devemos parar com este debate
que nos diz que temos de optar entre austeridade e crescimento”.
Provar que há alternativas ao diktat alemão do nacional- austeritarismo
e que elas são politicamente viáveis é o maior desafio que as
sociedades europeias, a portuguesa incluída, hoje defrontam. O desafio é
comum, ainda que a sua concretização varie de país para país. A
história europeia mostra de maneira muito trágica que não é um desafio
fácil.
A razão alemã tem um lastro de predestinação divina que o filósofo
Fichte definiu bem em 1807 quando contrapôs o alemão ao estrangeiro
desta forma: o alemão está para o estrangeiro como o espírito está para a
matéria, como o bem está para o mal. Perante isto, qualquer
transigência é sinal de fraqueza e de inferioridade. O próprio direito
tem de ceder à força para que esta não enfraqueça.
Agência Efe (30/04)
Encontro em Berlim entre a chanceler
alemã Angela Merkel e o novo premiê da Itália, Enrico Letta, que tenta
tirar seus país da rota de austeridade implantada pela Troika
Quando, no começo da primeira guerra mundial, há quase um século, a
Alemanha invadiu e destruiu a Bélgica, sob o pretexto falso de se
defender da França, violou todos os tratados internacionais, dada a
neutralidade daquele pequeno país (as agressões alemãs tendem
historicamente a tomar como alvo inicial os países mais fracos). Sem
qualquer escrúpulo, o chanceler alemão declarou no Parlamento: “A
ilegalidade que praticamos havemos de procurar reparar logo que tivermos
atingido o nosso escopo militar. Quando se é ameaçado e se luta por um
bem supremo, cada qual governa-se como pode”.
Esta arrogância não exclui alguma magnanimidade, desde que as vítimas
se portem bem. Da nota que a chancelaria alemã enviou à chancelaria
belga em 2 de Agosto de 1914 – um documento que ficará na história como
um monumento de mentira e felonia internacionais – constam as condições
3. e 4. que rezam assim: “3. Se a Bélgica observar uma atitude benévola,
a Alemanha obriga-se, de acordo com as autoridades do governo belga, a
comprar contra dinheiro contado tudo quanto for necessário à suas tropas
e a indenizar quaisquer danos causados na Bélgica pela tropas alemãs.
4. Se a Bélgica se comportar de um modo hostil às tropas alemãs e se,
especialmente, levantar dificuldades à sua marcha … a Alemanha será
obrigada, com grande desgosto seu, a reputar a Bélgica como inimiga”.
Ou seja, se, como diríamos hoje, os belgas fossem bons alunos e se
deixassem instrumentalizar pelos interesses alemães, o seu sacrifício,
se bem que injusto, receberia uma hipotética recompensa. Caso contrário,
sofreriam sem dó nem piedade. Como sabemos, a Bélgica, inspirada pelo
Rei Alberto, decidiu não ser boa aluna e pagou por isso o elevado preço
da destruição e dos massacres, uma agressão tão vil que ficou conhecida
como a “violação da Bélgica”.
Leia mais
Dada esta superioridade über alles, humilhar a arrogância
alemã tem sempre envolvido muita destruição material e humana, tanto dos
povos vítimas dessa arrogância como do povo alemão.
Claro que a história nunca se repete e que a Alemanha é hoje um país
sem poder militar e governado por uma vibrante democracia. Mas três
fatos perturbadores obrigam os demais países europeus a tomar em conta a
história. Em primeiro lugar, é perturbador verificar que o poder
econômico alemão está hoje convertido em fonte de uma ortodoxia europeia
que beneficia unilateralmente a Alemanha, ao contrário do que esta quer
fazer crer.
Também em 1914 o governo imperial pretendia convencer os belgas de que a
invasão alemã do seu país era para seu bem, “um dever imperioso de
conservação”, e que ” o governo alemão sentiria vivamente que a Bélgica
reputasse [a invasão] como um ato de hostilidade”, como se escreve na
infame declaração já referida.
Em segundo lugar, são perturbadoras as manifestações de preconceito
racial em relação aos países latinos na opinião pública alemã. Vem à
memória o antropólogo racista alemão, Ludwig Woltmann (1871-1907) que,
inconformado com a genialidade de alguns latinos (Dante, Da Vinci,
Galileu, etc.), procurou germanizá-los. Conta-se, por exemplo, que
escreveu a Benedetto Croce para lhe perguntar se o grande Gianbattista
Vico era alto e de olhos azuis. Perante a resposta negativa, não se
desconcertou e replicou: “seja como for, Vico deriva evidentemente do
alemão Wieck”.
Tudo isto parece hoje ridículo, mas vem à memória sobretudo tendo em
mente o terceiro fato perturbador. Um inquérito realizado há pouco mais
de um ano aos alunos das escolas secundárias alemãs (entre 14 e 16 anos
de idade) revelou que um terço não sabia quem fora Hitler e que 40%
estava convencido de que os direitos humanos tinham sido sempre
respeitados pelos governos alemães desde 1933.
Boaventura de Sousa Santos é diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra . Texto publicado no blog Outras Palavras.
Crença da superioridade germânica converte Europa no polo mundial das políticas retrógradas
Na reunião de 9 de Abril entre o Secretário do Tesouro norte- americano
e o super-ministro alemão Wolfgang Schäuble ficou provado que o
fundamentalismo neoliberal domina hoje mais na Europa que nos EUA. À
recomendação feita por Jacob Lew de que a Europa atenue a ênfase na
austeridade e promova o crescimento económico, respondeu desabridamente o
ministro alemão que “na Europa ninguém vê uma contradição entre
consolidação fiscal e crescimento” e que “devemos parar com este debate
que nos diz que temos de optar entre austeridade e crescimento”.
Provar que há alternativas ao diktat alemão do nacional- austeritarismo
e que elas são politicamente viáveis é o maior desafio que as
sociedades europeias, a portuguesa incluída, hoje defrontam. O desafio é
comum, ainda que a sua concretização varie de país para país. A
história europeia mostra de maneira muito trágica que não é um desafio
fácil.
A razão alemã tem um lastro de predestinação divina que o filósofo
Fichte definiu bem em 1807 quando contrapôs o alemão ao estrangeiro
desta forma: o alemão está para o estrangeiro como o espírito está para a
matéria, como o bem está para o mal. Perante isto, qualquer
transigência é sinal de fraqueza e de inferioridade. O próprio direito
tem de ceder à força para que esta não enfraqueça.
Agência Efe (30/04)
Encontro em Berlim entre a chanceler
alemã Angela Merkel e o novo premiê da Itália, Enrico Letta, que tenta
tirar seus país da rota de austeridade implantada pela Troika
Quando, no começo da primeira guerra mundial, há quase um século, a
Alemanha invadiu e destruiu a Bélgica, sob o pretexto falso de se
defender da França, violou todos os tratados internacionais, dada a
neutralidade daquele pequeno país (as agressões alemãs tendem
historicamente a tomar como alvo inicial os países mais fracos). Sem
qualquer escrúpulo, o chanceler alemão declarou no Parlamento: “A
ilegalidade que praticamos havemos de procurar reparar logo que tivermos
atingido o nosso escopo militar. Quando se é ameaçado e se luta por um
bem supremo, cada qual governa-se como pode”.
Esta arrogância não exclui alguma magnanimidade, desde que as vítimas
se portem bem. Da nota que a chancelaria alemã enviou à chancelaria
belga em 2 de Agosto de 1914 – um documento que ficará na história como
um monumento de mentira e felonia internacionais – constam as condições
3. e 4. que rezam assim: “3. Se a Bélgica observar uma atitude benévola,
a Alemanha obriga-se, de acordo com as autoridades do governo belga, a
comprar contra dinheiro contado tudo quanto for necessário à suas tropas
e a indenizar quaisquer danos causados na Bélgica pela tropas alemãs.
4. Se a Bélgica se comportar de um modo hostil às tropas alemãs e se,
especialmente, levantar dificuldades à sua marcha … a Alemanha será
obrigada, com grande desgosto seu, a reputar a Bélgica como inimiga”.
Ou seja, se, como diríamos hoje, os belgas fossem bons alunos e se
deixassem instrumentalizar pelos interesses alemães, o seu sacrifício,
se bem que injusto, receberia uma hipotética recompensa. Caso contrário,
sofreriam sem dó nem piedade. Como sabemos, a Bélgica, inspirada pelo
Rei Alberto, decidiu não ser boa aluna e pagou por isso o elevado preço
da destruição e dos massacres, uma agressão tão vil que ficou conhecida
como a “violação da Bélgica”.
Leia mais
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Dada esta superioridade über alles, humilhar a arrogância
alemã tem sempre envolvido muita destruição material e humana, tanto dos
povos vítimas dessa arrogância como do povo alemão.
Claro que a história nunca se repete e que a Alemanha é hoje um país
sem poder militar e governado por uma vibrante democracia. Mas três
fatos perturbadores obrigam os demais países europeus a tomar em conta a
história. Em primeiro lugar, é perturbador verificar que o poder
econômico alemão está hoje convertido em fonte de uma ortodoxia europeia
que beneficia unilateralmente a Alemanha, ao contrário do que esta quer
fazer crer.
Também em 1914 o governo imperial pretendia convencer os belgas de que a
invasão alemã do seu país era para seu bem, “um dever imperioso de
conservação”, e que ” o governo alemão sentiria vivamente que a Bélgica
reputasse [a invasão] como um ato de hostilidade”, como se escreve na
infame declaração já referida.
Em segundo lugar, são perturbadoras as manifestações de preconceito
racial em relação aos países latinos na opinião pública alemã. Vem à
memória o antropólogo racista alemão, Ludwig Woltmann (1871-1907) que,
inconformado com a genialidade de alguns latinos (Dante, Da Vinci,
Galileu, etc.), procurou germanizá-los. Conta-se, por exemplo, que
escreveu a Benedetto Croce para lhe perguntar se o grande Gianbattista
Vico era alto e de olhos azuis. Perante a resposta negativa, não se
desconcertou e replicou: “seja como for, Vico deriva evidentemente do
alemão Wieck”.
Tudo isto parece hoje ridículo, mas vem à memória sobretudo tendo em
mente o terceiro fato perturbador. Um inquérito realizado há pouco mais
de um ano aos alunos das escolas secundárias alemãs (entre 14 e 16 anos
de idade) revelou que um terço não sabia quem fora Hitler e que 40%
estava convencido de que os direitos humanos tinham sido sempre
respeitados pelos governos alemães desde 1933.
Boaventura de Sousa Santos é diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra . Texto publicado no blog Outras Palavras.
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Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
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