Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA

2 participantes

Ir para baixo

Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA Empty Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 19, 2013 2:20 am

Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA
Anúncio foi feito no mesmo dia de transferência definitiva da responsabilidade da segurança da OTAN para as forças locais


O Talibã iniciará negociações diretas de paz com o governo do Afeganistão depois de 12 anos de guerra, nas quais os Estados Unidos “desempenharão um papel”, segundo anúncio feito nesta terça-feira (18/06) por altos funcionários da Casa Branca. O primeiro encontro deverá ocorrer nos próximos dias em um gabinete recém-aberto pelos talibãs em Doha, no Catar.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o presidente afegão, Hamid Karzai, informou o início da transferência definitiva da responsabilidade da segurança da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para as forças locais e em que o Talibã deu uma nova demonstração de força em um ataque que deixou três mortos em Cabul.

Em discurso televisionado anunciando a abertura do gabinete em Doha, um porta-voz do Talibã, Mohammed Naim, declarou que os objetivos políticos e militares das negociações são “limitados ao Afeganistão” e que eles desejam “boas relações com outros países”. O gabinete também teria o intuito de apoiar soluções políticas e pacíficas para o fim da “ocupação do Afeganistão” e de explicar as visões do grupo para o resto do mundo.

Segundo os funcionários norte-americanos, os Estados Unidos exigirão que os talibãs e outros grupos insurgentes "rompam seus vínculos com a Al Qaeda, ponham fim à violência e respeitem a Constituição do Afeganistão, incluídos os direitos das mulheres e das minorias". Eles também admitiram que a confiança entre o governo do Afeganistão e os talibãs é baixa e que a luta armada continua no país e, por isso, não há garantias de que as negociações avancem rapidamente.
Leia mais

  • EUA contradizem Karzai e negam desejo de ter bases militares no Afeganistão após 2014
  • Mais uma escola feminina afegã sofre suposta tentativa de envenenamento
  • Talibãs paquistaneses confirmam morte de "número 2" do movimento
  • Soldados britânicos admitem abusos contra crianças e adultos afegãos

Esses funcionários acreditam que o Talibã concordou em emitir uma declaração se comprometendo a “opor-se ao uso do solo afegão para ameaçar outros países”, o que, de acordo com Washington, seria um importante primeiro passo para romper com a Al Qaeda.

“Esse é um primeiro passo importante, mas a batalha será longa”, disse um alto funcionário. “Há muito tempo dissemos que esse conflito não seria vencido no campo de batalha e por isso apoiamos a abertura desse gabinete em Doha”.

Além disso, as fontes ressaltaram que, apesar da participação dos Estados Unidos no processo, as negociações substanciais serão conduzidas pelo governo afegão. “São negociações entre os afegãos, não conversas entre os Estados Unidos e os talibãs, explicaram.

Em Cabul, o presidente Karzai declarou que o Conselho de Paz do Afeganistão iria ao Catar para as negociações, mas também afirmou que o Talibã precisa entender que “o processo irá para o nosso país em breve”. Autoridades americanas, no entanto, disseram que a transferência das negociações para o Afeganistão levaria tempo.

A preocupação de Karzai é que o Talibã use o gabinete em Doha como um fórum para tentar restabelecer sua autoridade política, especialmente nos círculos internacionais, em vez de direcioná-lo para as negociações em prol da paz.

Esforços para que conversas de paz começassem ocorreram várias vezes nos últimos anos, sem sucesso. No final de 2011, um processo liderado por Cabul foi seriamente afetado pelo assassinato do ex-presidente Burhanuddin Rabbani, que liderava o Conselho de Paz, em um atentado suicida. No ano passado, os talibãs colocaram fim em um diálogo promovido pelos EUA por considerar que o Washington não levava a questão a sério.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA Empty Re: Talibã anuncia diálogo de paz com governo afegão e EUA

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 19, 2013 11:03 am

.
Ui, ui!

Cheira-me a esturro e do mais esturrado (passe o pleonasmo)!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos