Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana

Ir para baixo

Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana Empty Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 19, 2013 1:35 am

Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana
Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana Rubroveio2Rubro veio - o imaginário da restauração pernambucana
Evaldo Cabral de Mello

3ª Edição revista pelo autor
R$ 56
392 págs.
ISBN: 978-85-98325-60-6




Representações da restauração pernambucana
Livro analisa os primórdios do sentimento nativista brasileiro
A restauração em 1654 contra o domínio holandês no Nordeste, mais exatamente em Pernambuco, é considerada um marco do sentimento nativista brasileiro. Depois disso, os pernambucanos se orgulhariam de sua participação ativa na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712, na Revolução Pernambucana, em 1817, na Confederação do Equador, em 1824, e na Revolta Praieira, em 1848.
Entender como os ventos da restauração pernambucana influenciaram essas revoluções e contestações que se seguiram à expulsão dos holandeses é o objetivo de Evaldo Cabral de Mello em Rubro veio, uma das principais obras do historiador que ganha sua terceira edição (revista pelo próprio autor) e que agora é publicada pela Alameda Casa Editorial.
A partir da reconstrução desse imaginário da restauração pernambucana e de suas representações, Evaldo realiza uma crítica histórica para compreender a contestação do poder colonial – e, mais tarde, poder imperial – entre os séculos XVII e XIX.
Rubro veio é, também, uma obra fundamental para a compreensão do papel destacado que o Nordeste tem na história e no imaginário nacional.
O autor: Evaldo Cabral de Mello, considerado um dos maiores historiadores brasileiros, é autor de O negócio do Brasil (Topbooks), Nassau – Governador do Brasil Holandês (Cia. das Letras) e A Outra Independência (Editora 34), entre outros.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana Empty Re: Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 19, 2013 1:36 am

ora ora quem expulsou os holandeses foram os portugueses com a ajuda dos indios ...300 portugueses 5000 indios

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Rubro veio – o imaginário da restauração pernambucana Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos