Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria

Ir para baixo

Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria Empty Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria

Mensagem por Vitor mango Dom Ago 25, 2013 8:33 am

Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria
Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria Cidade-fantamas-quimicas-siria-rtr-5 Homens usam máscara para se proteger de possíveis gases químicos ao se aventurarem por rua da área de Ain Tarma Foto: Reuters





O presidente do Irã, Hassan Rohani, condenou neste sábado a utilização de armas químicas na Síria, causando a morte de "pessoas inocentes", e pediu que a comunidade internacional tome medidas para impedir que o uso dessas armas volte a ocorrer. Em declarações divulgadas pelas agências de notícias locais Isna e Mehr, Raohani lamentou os ataques com esse armamento não convencional, mas não falou sobre quem seriam os possíveis autores dos mesmos. Lembrou que o próprio Irã foi vítima de ações semelhantes no passado, em referência ao massacre de Halabja, em 1988.

"Muitos civis inocentes foram feridos e martirizados por armas químicas, o que é uma desgraça. Condenamos taxativamente o seu uso, já que a República Islâmica do Irã foi vítima de armas químicas", afirmou. O suposto uso desse armamento proibido por parte do governo de Bashar al Assad voltou à tona nesta semana depois que a oposição na Síria denunciou a morte de dezenas de pessoas em um ataque com agentes químicos nos arredores de Damasco, mas o governo sírio desmentiu seu envolvimento.

Saiba Mais

  • Fotógrafo americano relata sete meses de cativeiro na Síria
  • Oposição síria diz ter tirado do país amostras de ataque para análise
  • Representante da ONU para Desarmamento chega à capital da Síria
  • Brasil chama ataque com armas químicas na Síria de "ato hediondo"
  • Marinha dos EUA amplia presença no Mediterrâneo por crise na Síria



As imagens dos corpos sem marcas de sangue e com as pupilas dilatadas, divulgadas pela oposição, suscitaram uma onda de preocupação e protestos internacionais, que exigem que a ONU averigue os acontecimentos. Os Estados Unidos advertiram que existe a possibilidade de uma eventual intervenção militar no país do Oriente Médio se for confirmado o ataque químico.

O Irã, que desde o início do conflito civil na Síria apoiou o regime de Bashar al Assad, com o qual mantém uma aliança estratégica desde a década de 1980, acusou no passado os rebeldes sírios de terem usado armas químicas. "A República Islâmica já pediu à comunidade internacional que utilize toda a sua capacidade para impedir o uso destas armas no mundo todo, em particular na Síria", afirmou Rohani, sem citar culpados, segundo a agência Mehr.

O líder iraniano também condenou o último atentado no Líbano, que na última sexta-feira matou cerca de 50 pessoas, e acusou Israel de preparar, junto com os EUA, um grande complô no Oriente Médio. Nesse sentido, ressaltou que a instabilidade regional prejudica todo o Oriente Médio e os muçulmanos, e "favorece exclusivamente" o Estado israelense.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Presidente do Irã lamenta uso de armas químicas na Síria Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos