Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parque Natural Regional do Vale do Tua

Ir para baixo

Parque Natural Regional do Vale do Tua  Empty Parque Natural Regional do Vale do Tua

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 07, 2013 4:48 pm

.
Criação do parque regional

Parque Natural Regional do Vale do Tua  Silvano_sentado

Parque Natural Regional do Vale do Tua começa a financiar projetos em outubro

O parque natural que vai nascer em torno da barragem de Foz Tua, em construção em Trás-os-Montes, poderá começar a receber candidaturas para financiar projetos a partir de outubro, anunciou hoje a responsável pelo processo.

A Agência para o Desenvolvimento do Vale do Tua é a promotora da criação do Parque natural Regional do Vale do Tua que se encontra em discussão pública até 16 de setembro.

O direto executivo da agência, José Silvano, adiantou à Lusa que no mês imediatamente a seguir, em outubro, estarão reunidas condições para "começar a receber candidaturas de projetos públicos e privados para o desenvolvimento desta zona".

O parque tem 70 milhões de euros para a conservação da natureza e biodiversidade e para projetos de desenvolvimento turístico do Vale do Tua, nos próximos 12 anos.

O montante resulta do Fundo da Biodiversidade, financiado pela EDP com três por cento do valor líquido anual da produção de energia da barragem e pode ser aumentado com candidaturas complementares a fundos comunitários.

O diretor executivo da agência, criada também no âmbito das contrapartidas da concessionária pela construção do empreendimento, lembrou que "este parque distingue-se das restantes áreas classificadas em Portugal porque não obedece às mesmas regras ambientais e foi criada para delimitar geograficamente a área de intervenção para o desenvolvimento local com os fundos da barragem".

A criação da marca "Tua" faz também parte dos objetivos dos promotores.

O Parque Natural Regional do Vale do Tua estende-se por 25 mil hectares dos cinco concelhos da área de influência da barragem, nomeadamente Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, no Distrito de Bragança, e Murça e Alijó, no Distrito de Vila Real.

Os estudos que sustentam a criação do novo parque, estimam que nos doze anos correspondes ao projeto-base sejam geradas receitas no valor de três milhões de euros e criados 35 postos de trabalho, "apesar da incerteza associada à atual conjuntura económico-financeira".

A criação do parque regional faz parte das três principais contrapartidas da barragem e encontra-se já em execução, assim como a recuperação do património cultural do Vale do Tua e as medidas de incentivo ao empreendedorismo local.

A última contrapartida a ser executada, segundo José Silvano, será o plano de mobilidade que só poderá avançar quando a barragem estiver concluída, em 2016.

Este plano inclui a linha do Tua, cuja reativação para a vertente turística está dependente da disponibilização de fundos comunitários para os 40 milhões de euros de investimento necessário para concretizar todo o plano de mobilidade.

Silvano explicou à Lusa que estão assegurados pela EDP 25 por cento desta verba e os restantes dependem do êxito da candidatura que está a ser elaborada a verbas comunitárias.

Se a candidatura não for aprovada, o presidente da agência de desenvolvimento admite que a recuperação da linha do Tua, entre a Brunheda e o Cachão, estará em causa.

A proposta de criação do parque encontra-se em discussão pública e pode ser consultado em www.valetua.pt.

Lusa, 2013-09-02

Parque Natural Regional do Vale do Tua  Images?q=tbn:ANd9GcSaB7J9UwC4GAL2OEEXiXcZG7GQOywXYipOAwOH6trQw9zizY-UxQ

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos