Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Da China com Amor por Ricardo Costa

Ir para baixo

Da China com Amor por Ricardo Costa Empty Da China com Amor por Ricardo Costa

Mensagem por Vagueante Ter Out 15, 2013 3:20 am


Da China com amor


Ricardo Costa
8:00 Terça feira, 15 de outubro de 2013



No meio de tanta confusão à volta do Orçamento, poucos deram importância à carta que a China Three Gorges enviou ao governo português. Os responsáveis da elétrica chinesa mostraram o seu desagrado com o novo imposto sobre a produção de eletricidade. Até aqui nada de mal. O problema é que a carta insinua que o Estado português não é uma pessoa de bem e ameaça que esta situação pode pôr em causa quaisquer futuros investimentos da China em Portugal.

Porque é que esta carta é grave? Porque a China Three Gorges comporta-se como aquilo que é. Uma poderosa companhia detida a cem por cento por um Estado estrangeiro e que fala em nome desse Estado.

Quando a EDP foi privatizada, chamei várias vezes a atenção para o facto de uma privatização a favor de um Estado estrangeiro ser, na prática, uma renacionalização. Mas o nosso governo "liberal" olhou para o cheque e esqueceu esta evidência. A escassez de capital e de financiamento era tal, que só conseguiu olhar para os muitos resultados positivos da venda.

O problema deste tipo de negócios só surge quando alguma coisa corre mal. Só nesse momento é que o governo português percebe que, afinal, não tem pela frente uma empresa estrangeira que comprou uma empresa portuguesa, mas sim um Estado estrangeiro que comprou uma empresa portuguesa. Um pormenor que faz toda a diferença e que o governo "liberal" esqueceu quando entregou a EDP ao controlo de uma estado profundamente antiliberal.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/da-china-com-amor=f835684#ixzz2hmS9gByr

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos