Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O satélite russo e as relações Portugal-Angola

Ir para baixo

O satélite russo e as relações Portugal-Angola Empty O satélite russo e as relações Portugal-Angola

Mensagem por Vitor mango Qua Out 16, 2013 5:41 am

O satélite russo e as relações Portugal-Angola

Nicolau Santos
18:07 Terça feira, 15 de outubro de 2013




O dr. Machete parece o satélite russo que se desintegra no filme "Gravidade" e que provoca uma enorme chuva de meteoros, atingindo a estação orbitral americana e cortando todas as comunicações com a Terra.

Com aquele ar superiormente blasé que lhe fica a matar, o dr. Machete foi a Angola pedir diplomáticas desculpas sobre as investigações do Ministério Público português sobre altas individualidades angolanas, resumindo tudo a burocracia e uns formulários mal preenchidos.

A intenção era boa mas as ondas de choque foram múltiplas. A procuradora-geral da República disse que não o tinha informado de nada. O primeiro-ministro disse que se tratava de uma expressão menos feliz. O "Jornal de Angola" elevou-o à qualidade de herói. E José Eduardo dos Santos lembrou-se do tema e, zás, no seu discurso sobre o estado da Nação, disse que tinha chegado ao fim a parceria estratégica com Portugal.

De uma assentada, o dr. Machete atingiu a credibilidade da procuradora, lançou suspeitas sobre a passagem de informações entre a PGR e o Governo e conseguiu pôr em causa as relações entre Portugal e Angola. Convenhamos que é obra!

É claro que para o dr. Machete tudo isto se resolve com umas conversas diplomaticamente moles, por entre uns uísquies e uns croquetes.

Só que o dr. Machete desconhece várias coisas. Desconhece que se Roma não pagava a traidores, Angola não agradece a quem se rebaixa perante si. Desconhece que despreza profundamente quem o faz. E desconhece também que as regras da economia de mercado em Angola funcionam de acordo com o que José Eduardo dos Santos determina.

Há centenas de empresas portuguesas em Angola. Há milhares de cidadãos portugueses em Angola. Há muitos investimentos portugueses em Angola. Há pesados investimentos angolanos em Portugal. Há muitos cidadãos angolanos em Portugal.

A tal parceria estratégica não acaba de um dia para o outro por simples decreto presidencial. Mas leva um grande abanão com as palavras de José Eduardo dos Santos. Ora uma relação tão importante como a que existe entre Portugal e Angola não pode ser entregue a quem manifestamente mostrou uma total incompetência para lidar com ela.

No filme "Gravidade", a chuva de meteoros provocada pela destruição do satélite russo mata toda a tripulação da estação orbitral, com exceção de uma astronauta. Esperemos que no caso da nossa relação com Angola as consequências não sejam tão fatais. 


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-satelite-russo-e-as-relacoes-portugal-angola=f835823#ixzz2hssroRr7

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O satélite russo e as relações Portugal-Angola Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos