Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O sapo do 'novo ciclo'

Ir para baixo

O sapo do 'novo ciclo' Empty O sapo do 'novo ciclo'

Mensagem por Vitor mango Sex Out 18, 2013 2:15 am

O sapo do 'novo ciclo'

Henrique Monteiro
8:00 Sexta, 18 de Outubro de 2013



 5  79
 
 1

14
TEXTO A A Imprimir Enviar

Alguém nos andou a tentar enganar com o novo ciclo, mas também é verdade que só se deixou enganar quem quis.

Ouvi uma sindicalista indignada por o facto de os cortes salariais no Estado se manterem (em certos casos agravarem-se). Dizia ela que tal não configurava uma situação transitória, uma vez que estava a eternizar-se. Uma técnica da PwC afirmava que o IRS vai aumentar, uma vez que o Governo não mexeu nas tabelas, razão pela qual qualquer aumento para repor a inflação leva a uma subida automática da taxa. Um patrão clamava contra o facto de não ter acabado o pagamento especial por conta. Até Catroga, os chineses, os espanhóis da Endesa e sabe-se lá quantos mais - incluindo, discreta e lealmente como compete a um 'soldado', o ministro da Economia - protestam contra o Orçamento para 2014.

E este orçamento é o maior sapo da história de Paulo Portas. Pensava ele que comovia a troika, com duas conversas. Como Seguro e o PS pensam que é por falta de combatividade na Europa que Portugal vai empobrecendo. Mas não é por falta de conversas ou de agressividade; é mesmo por falta de dinheiro. Andamos a fazer o que querem os credores e pronto!

Eu, e os meus leitores são minhas testemunhas, nunca fui de boas notícias. Novo ciclo? Sim, lá mais para a próxima década (e à tarde), caso nos portemos bem. A camarada sindicalista pode crer que os cortes são mais definitivos do que ela pensava. A senhora da PwC pode acreditar que quase nenhuma empresa nacional vai atualizar salários e o senhor patrão vai continuar a pagar por conta, porque o Estado precisa do carcanhol e vai ao bolso de quem pode. Aliás, ontem, a ministra Maria Luís, num estilo contrastante com Portas preferiu não mentir e assumir que isto vai continuar a ser difícil. 

Eu escrevi de quem pode, porque a EDP, os chineses, a Endesa e essa gente toda vão fazer recair o aumento das taxas nos recibos das nossas tarifas.

E para o ano há mais! O sapo continua por aí à solta, pronto a ser engolido (depois de 2015 será o líder do PS a degluti-lo). Não pensem que, mesmo que a troika saia, nos deixam à solta. Havemos de pagar. Ao contrário do que dizia Sócrates (não o sábio, mas o engenheiro) a dívida só consegue gerir-se caso os credores tenham a certeza que há meios e receitas para a pagar. O erro dele (e de muitos outros, incluindo Portas e parte do partido do Governo) é pensarem que isto ia lá com boas vontades, choradinhos, discursos e périplos e esquecer que dinheiro e boa vontade são coisas de tal forma diferentes que as famílias mais unidas costumam zangar-se na altura das partilhas. Mesmo quando nada (ou quase) têm a partilhar.

Twitter:@HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro                  Facebook:https://www.facebook.com/pages/Henrique-Monteiro/122751817808469?ref=hl


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-sapo-do-novo-ciclo=f836290#ixzz2i3kFRfLY

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O sapo do 'novo ciclo' Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos