Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alevitas da Turquia espero Erdogan vai suavizar a sua posição - como ele prometeu

Ir para baixo

Alevitas da Turquia espero Erdogan vai suavizar a sua posição - como ele prometeu Empty Alevitas da Turquia espero Erdogan vai suavizar a sua posição - como ele prometeu

Mensagem por Vitor mango Sex Nov 29, 2013 2:15 am

Alevitas da Turquia espero Erdogan vai suavizar a sua posição - como ele prometeu
Na eleição presidencial do ano que vem , ainda não está claro se a seita minoritária vai ficar do lado Recep Tayyip Erdogan ou compete , Abdullah Gul .
Por Zvi Bar'el | 28 de novembro de 2013 | 19:14

Curdos turcos se apegam a paz, apesar da guerra civil sírio
Por Anshel Pfeffer | 19 de junho de 2013 | 01:00

Um homem PR com links para decisão da Turquia Partido Justiça e Desenvolvimento foi recentemente perguntou quem ele gostaria que sua filha se casar, um Alevi ou um curdo . Ele respondeu que preferia um "verdadeiro Turk ". Pressionado para dar uma resposta direta , ele disse que preferia um curdo , porque , pelo menos, os curdos eram sunitas , enquanto os alevitas eram " hereges".

Ele se seus fatos misturados. Muitos membros da seita Alevi da Turquia - ao contrário seita Alawite da Síria - são curdos . Mas alevitas turcos , que somam cerca de 15 milhões , são vistos pelos xiitas ortodoxos como membros de uma " seita desviante ".

Esta visão está profundamente enraizado na Turquia. Os alevitas constituem um novo desafio, por vezes violento ao governo em Ancara. Em manifestações massivas este mês em Istambul ea capital , alevitas exigiu os direitos de uma minoria religiosa , incluindo o reconhecimento de suas casas de culto . Eles também querem que estas casas para ser isenta de impostos .

Para alguns turcos alevitas , não são apenas eles não muçulmanos sunitas , eles não são muçulmanos. Eles bebem álcool e não jejuam durante o Ramadã. E, em suas cerimônias , que lembram os rituais Sufi , homens e mulheres dançam juntos.

Eles também exigem que a sua religião ser ensinada nas escolas como uma disciplina eletiva . Além disso, eles querem que o regime de protegê-los da discriminação em geral.

Por exemplo , os trabalhadores alevitas foram disparados para comer durante o Ramadã , enquanto os membros da seita foram espancados por fumar em público. Em algumas cidades , há relatos de que os sunitas ameaçaram ativistas Alevi . Cerimônias religiosas da seita ganhou a dúbia distinção nas mentes de muitos sunitas de ser nada além de orgias .

Em meio à guerra civil sírio , especialmente a onda de refugiados para cidades fronteiriças turcas , as tensões aumentaram entre sunitas e turcos alevitas , considerado por muitos sunitas como partidários do presidente sírio, Bashar Assad , devido à suposta ligação entre os alevitas e alauítas sírios. Após o rompimento das relações diplomáticas entre a Turquia ea Síria e ataques amargos de Ancara sobre Assad , o suporte para alevitas é considerado por muitos turcos como traição .

Esta acusação pode ser adicionado ao antigo suspeita que Alevis são uma quinta coluna iraniana . Na situação atual, todos aqueles com um rastro de sangue xiita em suas veias são suspeitos por muitos sunitas turcos de serem agentes iranianos. Tanto o Alevi e seitas xiitas são ramificações do Islamismo Xiita .

A tensão foi agravada em maio pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan , após o ataque terrorista em Reyhanli , uma cidade turca perto da fronteira com a Síria , em que mais de 50 pessoas foram mortas. Em uma visita de condolências para a cidade , Erdogan , como seria de esperar , acusado de inteligência sírio de realizar o ataque. Para ser preciso, 53 sunitas foram mortos. Ele se referia aos sunitas , e não turcos.

Em Reyhanli e cidades vizinhas na província de Hatay, alevitas dizer Erdogan é tacitamente consentindo com o derramamento de sangue Alevi , então eles estão com medo de ir para fora . Raiva Os alevitas ' não se limita às cidades fronteiriças , que mudou-se para Istambul nos protestos contra a transformação do Gezi Parque em um grande complexo comercial.

Como é que a polícia sabe?

Um relatório da polícia turca esta semana afirma que 78 por cento dos manifestantes na Turquia contra a demolição do Parque Gezi foram alevitas . Isso enfureceu os alevitas , que consideram o relatório como uma tentativa não só para culpá-los , mas para descrever as manifestações como uma questão étnica de nenhum interesse para o público em geral .

Ativistas turcos de direitos humanos consideram o relatório como evidência de algo mais sério. Em uma consulta por um deputado do Partido Republicano do Povo oposição , Sezgin Tanrikoglu , Erdogan foi perguntado para explicar como a polícia descobriu a 78 por cento .

Em cartões de identificação turcos , os cidadãos são identificados como muçulmanos ou membros de outra religião, sem estipular qual a religião . Tanrikoglu exigiram saber se a polícia tinha compilado perfis de cidadãos Alevi . Ele também queria saber quem ordenou à polícia para realizar tal pesquisa.

Para muitos colunistas alevitas , tanto para jornais turcos ea extensa imprensa Alevi , não há diferença entre os golpistas militares de outrora e regime de Erdogan . Eles lembram os leitores do massacre na cidade de Kahramanmaras em 1978, quando 106 pessoas , principalmente curdos alevitas , foram mortos.

Aparentemente, o plano de fundo para o assassinato em massa era religioso , mas também houve fatores políticos . Na época, os alevitas eram partidários de movimentos de esquerda , enquanto seus rivais religiosos, os sunitas , tinha juntado forças com o direito político. Forças de segurança turcas impôs o regime militar ao longo de 11 províncias para esfriar a situação, mas de acordo com o testemunho daquele período , as forças de segurança participaram do massacre.

Quinze anos depois, de direita sunitas atearam fogo em um hotel na cidade de Sivas . Uma conferência com a participação de intelectuais alevitas estava detido lá, 35 participantes morreram.

Vídeo tiro pela polícia foi vazado para a imprensa , que mostrou claramente que a polícia não fez nada para parar os atacantes. O fogo se tornou um evento formativo para os alevitas turcos, que consideram como prova de que o regime turco sunita - embora na época liderado pelo social-democrata Tansu Ciller - estava determinado a perseguir os alevitas .

A sensação de que alevitas deve cerrar fileiras , não importa quem está no poder, tem sido transmitida de geração anterior. Erdogan está consciente do desafio, ou possível ameaça , que os alevitas apresentar ao seu regime , por isso ele está tentando acalmá-los com gestos que não satisfaçam suas demandas.

Erdogan prometeu considerar a atribuição das casas alevitas de montagem os benefícios recebidos por outros locais de culto. Ele também se reuniu com líderes da comunidade Alevi e ainda fez uma peregrinação às cidades sagradas xiitas de Najaf e Karbala no Iraque para mostrar que ele estava tratando a minoria Alevi imparcial .

Este mês Erdogan comemorou o nascimento do quarto neto, a quem foi dado o nome de Ali Tahir . Algumas pessoas na Turquia dizer o nome Ali alude ao fundador do Islamismo Xiita - um gesto para a minoria Alevi .

Temos que esperar e ver como esses gestos influenciar a forma como os alevitas votar na eleição presidencial de julho. Será que eles vão votar no candidato que acusou -os de participar nas manifestações Gezi Park, ou será que vão votar em Compete Abdullah Gul , que pode ser executado novamente e é considerado por alevitas como um parceiro razoável? Afinal de contas, ele participou de um de seus festivais religiosos do ano passado.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Alevitas da Turquia espero Erdogan vai suavizar a sua posição - como ele prometeu Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos