Quem está financiando não- ortodoxia em Israel? Não que você pensa ...
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Quem está financiando não- ortodoxia em Israel? Não que você pensa ...
Quem está financiando não- ortodoxia em Israel? Não que você pensa ...
Ao contrário da América , os israelenses não pagam para orar. Isso criou um problema , que encontrou uma solução pouco ortodoxa .
Por Judy Maltz | 11 dezembro de 2013 | 14:39
Por Judy Maltz | 11 dezembro de 2013 | 02:10
Demorou quase 35 anos , mas se tudo correr como planejado , Torat Chaim , uma das mais antigas congregações conservadores de Israel , vai finalmente entrar em sua casa permanente no próximo março.
O teto acima da instalação de 500 metros quadrados, já está em vigor , e os ladrilhos estão agora a ser colocado. Mas ao invés de esperar até o último prego é martelado em seu lugar , dezenas de membros da congregação Herzliya , impacientes para obter um vislumbre de sua nova casa, entraram no canteiro de obras , há algumas semanas para realizar sua cerimônia anual de Hanukkah de velas de iluminação .
Custou mais de US $ 1 milhão para financiar a construção e, como Ruth Ritterband , co- presidente da congregação, sabe em primeira mão , levantando esse tipo de dinheiro em Israel para esse tipo de projeto não é um pequeno desafio, que é por isso que a maior parte do financiamento veio de doadores no exterior.
" Em os EUA , o conceito de doação e captação de recursos é muito diferente daqui ", diz o norte-americano nascido Ritterband , que ocupou vários cargos seniores no Conservador rede escolar Solomon Schechter filiados movimento antes de se mudar para Israel. "Há expectativas de que você vai dar lá para a sinagoga , a federação , o JCC - e não é só isso que você vai dar, mas também o quanto você vai dar. Simplesmente não há uma tradição em Israel de dar para os edifícios. "
Também não existe uma tradição profundamente arraigada de pagar cotas de filiação congregacionais aqui, como Gilad Kariv , diretor-executivo do Movimento Israel para a Reforma eo Judaísmo Progressista , sabe muito bem . "Há algo em seu DNA que torna difícil para os israelenses para entender a idéia de ter essas instituições voluntariamente financiado ", observa ele . Especialmente , acrescenta, quando vêem o governo alocar 2 bilhões de shekels por ano em dinheiro do contribuinte para o estabelecimento Ortodoxa oficialmente sancionada e suas instituições.
Então, se nem o governo nem o público está disposto a desembolsar o dinheiro para financiar as instituições religiosas alternativas que não são reconhecidos pelo Estado, como é que o número de congregações conservadoras e reformistas tem crescido dramaticamente nos últimos 15-20 anos ? E onde está o dinheiro que vem do que pagar para os edifícios e serviços que prestam ?
Serviços em um abrigo antiaéreo
Torat Chaim pode muito bem ser a exceção que confirma a regra: Na verdade, a esmagadora maioria das congregações Conservador e Reformista em Israel não têm os seus próprios edifícios permanentes e, em muitos casos, realizar serviços onde quer que encontrem espaço - às vezes uma casa particular , e, não raro , o abrigo antiaéreo bairro. Apenas uma fração dessas congregações desfrutar dos serviços de um rabino em tempo integral , assim como Torat Chaim .
Mas, enquanto os movimentos conservadores e reformistas podem ainda carregam um estigma estrangeiro em Israel , verifica-se que mais e mais de suas atividades estão sendo financiados localmente. Não da forma tradicional através de pagamento da anuidade , mas sim , através de um modelo de taxa -por- serviço .
Os chefes da Reforma e dos movimentos conservadores preferem não se voluntariar números sobre a adesão congregacional insistindo que tais dados é enganador e não verdadeiramente expressar a extensão de seu alcance em Israel. Se pressionado , porém, os movimentos não-ortodoxos estimam que perto de 20.000 famílias israelenses (cerca de 10.000 cada ) pagar cotas de filiação para suas congregações. (Para os padrões norte-americanos , o pagamento da anuidade são baratos em Israel, começando tão baixo quanto 250 shekels por família , ou cerca de US $ 70 por ano e chegando a 1.500 shekels por família , ou cerca de 430 dólares por ano ). "Isso não é uma figura importante , no entanto, " diz Yizhar Hess, diretor-executivo do conservador , ou movimento Masorti , como é conhecido em Israel. " Uma estimativa modesta é que cada um dos movimentos tem algum tipo de contato com pelo menos 100 mil israelenses , e até como muitos como 250 mil cada um. "
Esse contato é muitas vezes feita através das pré-escolas que funcionam em todo o país , que não são baratos por termos israelenses e têm vindo a servir como uma importante fonte de renda para os movimentos não-ortodoxos . O movimento conservador tem uma rede de cerca de 30 escolas de educação infantil e do movimento da Reforma tem quase o dobro desse número.
Cerimônias de Bar- e bat- mitvah também trazer receitas agradáveis, com duas congregações Tel Aviv que servem principalmente israelenses nativos - a reforma afiliada Beit Daniel eo Conservador - filiados Neve Tzedek - por vezes referido como "fábricas" para tais cerimônias . "Os israelenses não querem pagar para ser filiado a uma congregação , mas que de bom grado pagar para ser bem servido por nós em momentos críticos , e que inclui uma taxa de 3.000 shekels ( 850 dólares ) para um bar mitzvah ", diz Kariv .
Para casamentos que não são sequer reconhecidos pelo Rabinato , os casais israelenses que preferem evitar o estabelecimento Ortodoxa ter sido conhecida a repartir 1.500-2.000 shekels ter um rabino conservador ou Reforma oficiar a sua cerimônia de casamento. (Sem mencionar o custo adicional de se submeter a um casamento civil no exterior para aqueles que querem ter seu estatuto jurídico reconhecido em Israel. )
Com a demanda por seus serviços em tais eventos de ciclo de vida em ascensão, Beit Daniel fundos hoje 80 por cento de suas rendas, de taxas cobradas por serviços prestados ( mais 15 por cento vem da maioria doações estrangeiras e 5 por cento do movimento nacional.
" Basta olhar para a pesquisa do Pew ", diz Meir Azari , o rabino chefe de Beit Daniel desde a sua criação em 1991. " Até mesmo os judeus americanos estão começando a se perguntar por que eles devem pagar R $ 3.000 por ano em pagamento da anuidade . " Ele estava se referindo a uma grande pesquisa de judeus americanos pelo Pew Research Center , que foi lançado em outubro de 2013 .
" Se sinagogas na América não começam mudar para um modelo de como a nossa ", ele adverte: " eles acabarão por ter grandes problemas em suas mãos. "
Cerca de metade das atividades do movimento de reforma em Israel são agora financiados através de " bolsos israelenses ", segundo Kariv , enquanto que no movimento conservador , que é cerca de 35 por cento. Ao contrário do movimento da Reforma , o movimento conservador não inclui suas atividades educacionais no cálculo. "Se os incluiu , seria um pedaço muito maior do que é financiado aqui", diz Hess .
O que poderia aliviar a pressão financeira para os dois movimentos não-ortodoxos é a recente decisão do governo , depois de uma batalha judicial prolongada, para pagar os salários de reforma e rabinos conservadores que servem os conselhos regionais . Hoje, existem 150 rabinos conservadores e 120 Reforma vivem em Israel , embora a maioria deles não estão ativos. A decisão ainda não foi implementado, mas Kariv está otimista de que " até o final deste ano , vamos começar a ter algum dinheiro para o nosso rabinos. "
Também seguindo a ação legal , o governo concordou , há cinco anos para começar a fornecer as congregações não-ortodoxos com estruturas pré-fabricadas financiados pelo Estado . Um punhado de congregações em todo o país - incluindo dois em Modi'in - já se mudaram para essas instalações novas e melhoradas , e vários outros estão agora esperando na linha.
Ao contrário da América , os israelenses não pagam para orar. Isso criou um problema , que encontrou uma solução pouco ortodoxa .
Por Judy Maltz | 11 dezembro de 2013 | 14:39
Por Judy Maltz | 11 dezembro de 2013 | 02:10
Demorou quase 35 anos , mas se tudo correr como planejado , Torat Chaim , uma das mais antigas congregações conservadores de Israel , vai finalmente entrar em sua casa permanente no próximo março.
O teto acima da instalação de 500 metros quadrados, já está em vigor , e os ladrilhos estão agora a ser colocado. Mas ao invés de esperar até o último prego é martelado em seu lugar , dezenas de membros da congregação Herzliya , impacientes para obter um vislumbre de sua nova casa, entraram no canteiro de obras , há algumas semanas para realizar sua cerimônia anual de Hanukkah de velas de iluminação .
Custou mais de US $ 1 milhão para financiar a construção e, como Ruth Ritterband , co- presidente da congregação, sabe em primeira mão , levantando esse tipo de dinheiro em Israel para esse tipo de projeto não é um pequeno desafio, que é por isso que a maior parte do financiamento veio de doadores no exterior.
" Em os EUA , o conceito de doação e captação de recursos é muito diferente daqui ", diz o norte-americano nascido Ritterband , que ocupou vários cargos seniores no Conservador rede escolar Solomon Schechter filiados movimento antes de se mudar para Israel. "Há expectativas de que você vai dar lá para a sinagoga , a federação , o JCC - e não é só isso que você vai dar, mas também o quanto você vai dar. Simplesmente não há uma tradição em Israel de dar para os edifícios. "
Também não existe uma tradição profundamente arraigada de pagar cotas de filiação congregacionais aqui, como Gilad Kariv , diretor-executivo do Movimento Israel para a Reforma eo Judaísmo Progressista , sabe muito bem . "Há algo em seu DNA que torna difícil para os israelenses para entender a idéia de ter essas instituições voluntariamente financiado ", observa ele . Especialmente , acrescenta, quando vêem o governo alocar 2 bilhões de shekels por ano em dinheiro do contribuinte para o estabelecimento Ortodoxa oficialmente sancionada e suas instituições.
Então, se nem o governo nem o público está disposto a desembolsar o dinheiro para financiar as instituições religiosas alternativas que não são reconhecidos pelo Estado, como é que o número de congregações conservadoras e reformistas tem crescido dramaticamente nos últimos 15-20 anos ? E onde está o dinheiro que vem do que pagar para os edifícios e serviços que prestam ?
Serviços em um abrigo antiaéreo
Torat Chaim pode muito bem ser a exceção que confirma a regra: Na verdade, a esmagadora maioria das congregações Conservador e Reformista em Israel não têm os seus próprios edifícios permanentes e, em muitos casos, realizar serviços onde quer que encontrem espaço - às vezes uma casa particular , e, não raro , o abrigo antiaéreo bairro. Apenas uma fração dessas congregações desfrutar dos serviços de um rabino em tempo integral , assim como Torat Chaim .
Mas, enquanto os movimentos conservadores e reformistas podem ainda carregam um estigma estrangeiro em Israel , verifica-se que mais e mais de suas atividades estão sendo financiados localmente. Não da forma tradicional através de pagamento da anuidade , mas sim , através de um modelo de taxa -por- serviço .
Os chefes da Reforma e dos movimentos conservadores preferem não se voluntariar números sobre a adesão congregacional insistindo que tais dados é enganador e não verdadeiramente expressar a extensão de seu alcance em Israel. Se pressionado , porém, os movimentos não-ortodoxos estimam que perto de 20.000 famílias israelenses (cerca de 10.000 cada ) pagar cotas de filiação para suas congregações. (Para os padrões norte-americanos , o pagamento da anuidade são baratos em Israel, começando tão baixo quanto 250 shekels por família , ou cerca de US $ 70 por ano e chegando a 1.500 shekels por família , ou cerca de 430 dólares por ano ). "Isso não é uma figura importante , no entanto, " diz Yizhar Hess, diretor-executivo do conservador , ou movimento Masorti , como é conhecido em Israel. " Uma estimativa modesta é que cada um dos movimentos tem algum tipo de contato com pelo menos 100 mil israelenses , e até como muitos como 250 mil cada um. "
Esse contato é muitas vezes feita através das pré-escolas que funcionam em todo o país , que não são baratos por termos israelenses e têm vindo a servir como uma importante fonte de renda para os movimentos não-ortodoxos . O movimento conservador tem uma rede de cerca de 30 escolas de educação infantil e do movimento da Reforma tem quase o dobro desse número.
Cerimônias de Bar- e bat- mitvah também trazer receitas agradáveis, com duas congregações Tel Aviv que servem principalmente israelenses nativos - a reforma afiliada Beit Daniel eo Conservador - filiados Neve Tzedek - por vezes referido como "fábricas" para tais cerimônias . "Os israelenses não querem pagar para ser filiado a uma congregação , mas que de bom grado pagar para ser bem servido por nós em momentos críticos , e que inclui uma taxa de 3.000 shekels ( 850 dólares ) para um bar mitzvah ", diz Kariv .
Para casamentos que não são sequer reconhecidos pelo Rabinato , os casais israelenses que preferem evitar o estabelecimento Ortodoxa ter sido conhecida a repartir 1.500-2.000 shekels ter um rabino conservador ou Reforma oficiar a sua cerimônia de casamento. (Sem mencionar o custo adicional de se submeter a um casamento civil no exterior para aqueles que querem ter seu estatuto jurídico reconhecido em Israel. )
Com a demanda por seus serviços em tais eventos de ciclo de vida em ascensão, Beit Daniel fundos hoje 80 por cento de suas rendas, de taxas cobradas por serviços prestados ( mais 15 por cento vem da maioria doações estrangeiras e 5 por cento do movimento nacional.
" Basta olhar para a pesquisa do Pew ", diz Meir Azari , o rabino chefe de Beit Daniel desde a sua criação em 1991. " Até mesmo os judeus americanos estão começando a se perguntar por que eles devem pagar R $ 3.000 por ano em pagamento da anuidade . " Ele estava se referindo a uma grande pesquisa de judeus americanos pelo Pew Research Center , que foi lançado em outubro de 2013 .
" Se sinagogas na América não começam mudar para um modelo de como a nossa ", ele adverte: " eles acabarão por ter grandes problemas em suas mãos. "
Cerca de metade das atividades do movimento de reforma em Israel são agora financiados através de " bolsos israelenses ", segundo Kariv , enquanto que no movimento conservador , que é cerca de 35 por cento. Ao contrário do movimento da Reforma , o movimento conservador não inclui suas atividades educacionais no cálculo. "Se os incluiu , seria um pedaço muito maior do que é financiado aqui", diz Hess .
O que poderia aliviar a pressão financeira para os dois movimentos não-ortodoxos é a recente decisão do governo , depois de uma batalha judicial prolongada, para pagar os salários de reforma e rabinos conservadores que servem os conselhos regionais . Hoje, existem 150 rabinos conservadores e 120 Reforma vivem em Israel , embora a maioria deles não estão ativos. A decisão ainda não foi implementado, mas Kariv está otimista de que " até o final deste ano , vamos começar a ter algum dinheiro para o nosso rabinos. "
Também seguindo a ação legal , o governo concordou , há cinco anos para começar a fornecer as congregações não-ortodoxos com estruturas pré-fabricadas financiados pelo Estado . Um punhado de congregações em todo o país - incluindo dois em Modi'in - já se mudaram para essas instalações novas e melhoradas , e vários outros estão agora esperando na linha.
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Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
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