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Julio Machado Vaz fala da circuncisao com a Ines

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Mensagem por Vitor mango Qui Dez 19, 2013 5:10 am

http://rsspod.rtp.pt/podcasts/at1/1312/2783400_147862-1312161749.mp3


Última edição por Vitor mango em Qui Dez 19, 2013 11:47 am, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Vitor mango Qui Dez 19, 2013 5:19 am


Claro que ouvi com cuidado
No fundo o caso é passado em Israel onde os Rabinos estão autorizados a limar a pila dum crente 
Ora a comunidade proíbe que em casos de cirurgia só toca no coiso quem é medico

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Mensagem por Vitor mango Qua Dez 25, 2013 4:15 am

artigo retirado do haaretz


Circuncisão: Um bom truque para preservar a identidade judaica
A maioria dos judeus se definem como judeus sem se comprometer com a práxis que justifica este status.
Por Avi Shilon | 25 de dezembro de 2013 | 03:34 | 1

A circuncisão é equivalente a abuso físico, mãe israelense diz ( ilustrativo ) .
O debate sobre a circuncisão continua : É um decreto sagrado ou abuso físico ? ( ilustrativo ) . Foto por Dreamstime


Em contraste com a impressão de que emana a questão da circuncisão, a alegação de ser ouvido ultimamente em certos círculos liberais em Israel e no exterior não é nova nem originais.

O direito romano também tratou de forma negativa, não por qualquer desejo de atacar a fé judaica ou uma perspectiva nacional , mas em oposição a mutilar os órgãos genitais. César Adrian proibiu a circuncisão como parte da luta contra a castração , ele viu essa personalizado como um ato bárbaro que danifica o corpo.

Em muitos aspectos , a sua posição se encaixa perfeitamente com a visão esclarecida do nosso dia . Do ponto de vista dos antigos judeus , que viam este costume como um mandamento divino , a objeção romano era um decreto de perseguição religiosa que deve ser combatido . E, de fato , há muitos argumentos religiosos em nome de circuncisão.

Basta dizer que o mandamento aparece no Livro do Gênesis sobre a aliança que Deus fez com Abraão, e também é um dos poucos mandamentos cuja violação acarreta o castigo divino de morte prematura . O fato de que ainda hoje a grande maioria dos judeus seculares são fiéis a este costume não está vinculado a argumentos religiosos , mas sim a noção de que a circuncisão é uma expressão da continuidade histórica do povo judeu .

Uma sociedade não pode existir sem símbolos . A circuncisão tornou-se estabelecido ao longo de milhares de anos como um símbolo claro do judaísmo, tanto de um nacionalista e um ângulo religioso. E, no entanto , a principal reivindicação por aqueles que se opõem a circuncisão é que você pode perceber a identidade judaica sem ele.

Existem três respostas a esta reivindicação. Em primeiro lugar, que o pedido não é corajoso o suficiente - porque a verdadeira questão que os adversários de circuncisão precisa perguntar não é se é um costume primitivo e supérfluo , mas sim todo o negócio da identidade judaica e suas cerimônias . Porque, na verdade , não há necessidade de entrar em profundidade muito sobre a extensão de pensamentos sobre a vida a concluir que todos nós , mais cedo ou mais tarde, são seres humanos. A identidade de uma pessoa como judeu , muçulmano ou qualquer outra coisa é em muitos aspectos irracionais . Portanto, seria melhor para os adversários de circuncisão para percorrer todo o caminho sobre o assunto e dizer que o próprio ato de realizar cerimônias religiosas é infundada .

A segunda resposta para aqueles que querem saber por que insistir neste ato vulgar e invasivo é precisamente apenas porque. Ou seja , um judeu secular é, naturalmente, diligente sobre a circuncisão , precisamente porque o confronta com a realização de um costume razoável que não deve ser abolida.

A terceira resposta é mais substancial . Aqueles que procuram preservar seu judaísmo pela fé em certos valores e acabar com a circuncisão perca o fato de que a idéia básica do judaísmo está fundamentada na práxis , e não de fé ou de suas idéias. Uma pessoa pode ser um protestante fantástico se ele acredita nos princípios da doutrina cristã , mas no judaísmo , é costume dizer que os corações são atraídos após atos . Ou seja , a práxis fornece inspiração espiritual, não o contrário.

No Estado de Israel , em que não há tipo de ortodoxo maioria secular , um judaísmo protestante foi criado na prática. A maioria dos judeus se definem como judeus sem se comprometer com a práxis que justifica este status.

Em certo sentido , a existência de circuncisão malhas bem com esta abordagem , porque é um truque sofisticado para preservar a identidade judaica. Por um lado, é um ato único, radical. Por outro , é um ato de uma só vez que não causa danos e não requer um amplo esforço .

Esta é a razão que tanto o homem que merece ser considerado o primeiro judeu secular , Baruch Spinoza, e Hashomer Hatzair kibutzniks , que se rebelou contra a tradição judaica , entendeu a importância de se realizar este costume .

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