Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

" O Estado de Israel é uma problemática, breve episódio '

Ir para baixo

" O Estado de Israel é uma problemática, breve episódio ' Empty " O Estado de Israel é uma problemática, breve episódio '

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 21, 2013 9:50 am

" O Estado de Israel é uma problemática, breve episódio '
Romancista Agur Schiff traz alguns fardos pesados ​​: Seu nome dado , o medo de repetir doloroso carreira literária de seu pai , eo destino que ele está submetendo-se , mantendo-se em Israel.
Por Maya Sela | 21 de dezembro de 2013 | 04:58

Agur Schiff .


É durante a Segunda Guerra do Líbano que Liora Kerem toma a decisão de fazer alguma coisa: Para fotografar chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel ' . É uma decisão fácil , que tem vindo a fazer há 40 anos. Trinta e nove anos antes, na Guerra dos Seis Dias , o marido de Liora Micky Kerem foi ferido , atingido por uma bala na cabeça durante as batalhas em Jerusalém. A lesão que o afastou-se do belo israelense , o lutador , o herói, o macho -man em outra pessoa .

Os motivos e as circunstâncias que a levam a decidir assassinar o chefe de gabinete são enumerados por Agur Schiff em seu novo romance, " Os retardatários ", publicado ( em hebraico) por Am Oved . Schiff é o autor de três romances anteriores, "In the Sand ", "O que você desejou " e " maus hábitos ", assim como duas antologias de contos.

Nascido em 1955 , ele é professor na Academia Bezalel de Artes e Design , que era um cineasta , até que ele se moveu sobre a literatura. Seu romance anterior, " In the Sand " (2010) , foi sobre a Guerra do Yom Kippur , mas ele diz que, tanto quanto ele está em causa, que ocupa o mesmo domínio histórico como seu novo esforço e que a divisão habitual em guerras separadas é apenas uma afetação de observadores dos últimos dias.

" Toda guerra alimenta a próxima guerra , e está em vigor um único continuum histórico . No futuro, quando se consideram as guerras travadas aqui , eles vão olhar para ele da mesma forma como olhamos para o período dos cruzados . Eles não vão diferenciar , ele vai olhar como uma luta prolongada " , diz ele .

" Eu experimentei a Guerra do Yom Kippur como um jovem de 18 anos de idade ", Schiff continua. "Eu estava no exército , por isso eu me identifico com ele como um adulto. Por outro lado, a Guerra dos Seis Dias foi, na minha perspectiva, certamente uma experiência de infância. Subjetivamente, há uma enorme diferença para mim entre a Guerra do Yom Kippur e na Guerra dos Seis Dias , mas historicamente falando, não há qualquer diferença. É um continuum. "

Por que Liora Kerem decidem assassinar o chefe de gabinete ?

" Em última análise , ela atira nele , porque em seus olhos que ele simbolizava , de uma maneira decididamente pessoal , o mesmo machismo de que Micky estava" curado. " Mas dizer isso dessa forma significa para anular o livro e dar-lhe um muito murcho plano, única frase- resumo . No final , deixei o livro , sem oferecer qualquer resposta absoluta .

" Liora tem suas razões ideológicas e políticas , também. Ela estoca todas essas possíveis razões apenas como um meio de evitar o confronto com as suas observações muito pessoais sobre machismo israelense , mas eles estão na raiz de sua alma. "

Você propõe duas possibilidades de masculinidade : Ou você é o Micky Kerem de antes da guerra , ou seja, macho, um cara que pode um dia ser o próprio chefe de gabinete, ou você " foram curados ", como resultado de sustentar um ferimento na cabeça , e , em seguida, você é um homem completamente desprovido de libido. Duas opções bastante sombrio .

" Há também a opção de ser uma mulher. As três opções são possibilidades que derivam da observação estereotipada da sociedade. Porque há dois casos extremos como esse, então é óbvio que você tem que encontrar o modus vivendi entre eles. Ok - é ridículo dizer que algo de bom aconteceu com Micky , na verdade, algo de ruim aconteceu com ele. Mas foi a sua situação anterior uma boa? E eu quero que o meu leitor a ficar com esta questão e lidar com ele. Eu não posso dar a resposta. "

Nada de bom aconteceu com Liora , tampouco, quando ela perdeu um homem macho e recebeu em seu lugar um homem sem qualquer libido.

" Liora responde a esta , quando perguntado por que não deixá-lo. Ela diz: " Esta é a minha vida. " Essencialmente, ela está dizendo que você pode estar dizendo para si mesmo , também. Eu com certeza digo para mim mesmo : Eu estou submetendo ao destino em que eu moro aqui. O bom Deus me deu a opção de deixar várias vezes e voltei . A única resposta que posso oferecer-me é que eu voltei , porque esta é a minha vida. Que tipo de resposta ridículo é isso? O que significa isso , esta é a minha vida? Este é um decreto do destino? Nos relacionamos com a vida em Israel como um decreto do destino. Nós não temos uma escolha , por isso dizemos a nós mesmos todos os tipos de histórias sobre como o mundo inteiro está contra nós.

" Liora representa um muito típico chegar a um acordo que muitos de nós experiência. Nós fomos trazidos a este mundo por imigrantes que tentaram convencer a si mesmos de que eles não tinham escolha , mas eles não têm escolha. É claro que a minha mãe foi jogado para fora da Alemanha, ea única coisa que [ a família ] poderia ter feito era comprar um certificado [ emitido pelos britânicos para a imigração para a Palestina ] , mas isso não é o lugar onde a história termina . No final, tantas yekkes [ judeus alemães ] fizeram o seu caminho para o Canadá. Por outro lado , eu sou descendente do Biluim [ imigrantes ideologicamente motivados da Primeira Aliá , da década de 1880 e mais tarde ] , e muitos dos filhos do Biluim deixou o país nos anos 20 e plantaram vinhas na Austrália , em vez de em Petah Tikva e Rishon Letzion . O século 20 foi um século muito móvel , em que as pessoas emigraram, procurou bons lugares para se viver , tentou acabar com suas angústias e chegar a um estado de tranqüilidade , estavam cansados ​​de ter que sofrer . No entanto, apenas o nosso povo olhar para o problema . "

Você também pode dizer isso de forma diferente : Os judeus chegaram a uma conclusão bastante lógico que eles não tinham lugar e que precisava de um lugar e de um exército próprio , para que pudessem se defender.

" Subscrevo a escola de pensamento que diz que a existência do povo judeu está entre outros povos. Esta é a evolução que este povo passou, e é a sua condição natural. Ele fez suas maiores realizações quando ele viveu entre outros povos. Todas as realizações intelectuais dos judeus têm sido feitas na Diáspora. A cultura do mundo ocidental é chamado de cultura judaico-cristã. Todos da cultura ocidental é uma cultura em que os judeus tiveram um papel muito importante, pois uma minoria . O Estado de Israel é , na visão histórica, uma problemática breve episódio " .

A idéia de o judeu cosmopolita é um bom, mas não parecem funcionar para nós. O tempo veio quando esta diáspora nos liquidada.

" Como foi liquidar a gente? "

Em câmaras de gás.

" O Holocausto foi um inferno de um golpe, mas este povo tenha surgido a partir de alguns golpes não - insignificante de sua história. Nos massacres de 1648, comunidades inteiras foram destruídas , nem um resquício nem vestígio resta deles "Isso só prova o ponto. . Por que você está em oposição à noção de que chegou o momento para os judeus dizem a si mesmos que eles já não estão dispostos a ser vítimas de uma série de calamidades ?

" Porque eles ainda estão sendo assassinados , mas aqui , não são? Ou pior ainda : Porque em vez de ser assassinado , nós nos tornamos assassinos. Ótimo, fantástico. O sangue está sendo derramado. A solução não é um apocalipse. É uma solução violenta e ruim do que muitas pessoas estão sofrendo . Eu escrevo esses livros , porque eu sou parte deste lugar . Eu não acho que os escritores escrevem para consertar o mundo , eles escrevem de modo que eles vão ser amado. Mas, no entanto , há algo em meus livros que lhes dá a sua razão de existir. Eu quero falar sobre estes paradoxos. "

O chefe de gabinete durante a Segunda Guerra do Líbano foi Dan Halutz , mas seu nome não aparece no livro. Por quê?

"Você quer que o Ministério Público do Estado de realizar uma investigação de mim?" Schiff responde . " O chefe de equipe em 2006 é um personagem arrogante, satisfeito consigo mesmo , muito macho, muito segura de si , pelo menos na medida em que sua persona pública vai. Esta é a imagem apresentada por uma espécie inteira de pessoas que não são bons para o país. Minha atitude em relação a ele não é uma questão pessoal . Assassinatos de figuras públicas têm sido uma característica da história desde os dias de Sísera [ em Juízes 4] . A matéria de assassinatos é interessante, mas eles não costumam levar a resultados que o assassino gostaria de ver , a não ser no caso de Yigal Amir . O assassinato satisfaz uma necessidade pessoal de se tornar famoso , para afetar a história , de alguma forma ou se sentir que você está fazendo algo , mas eu não acho que os assassinos costumam entender o contexto em que o assassinato está ocorrendo " .

Yigal Amir compreendido, e conseguiu em grande forma .

" Amir é um caso atípico , ele conseguiu o que queria , e muito mais. Olha, o cara que assassinou que príncipe herdeiro em Sarajevo cometeu um ato , mas é que o que ele queria ? Ele estava pensando em independência da Sérvia . Ele não achava que milhões de pessoas seriam mortas em uma guerra mundial louco , disso eu tenho certeza. Pode ser que, se ele disseram: ' Olha, uma catástrofe de proporções que você não poderia imaginar poderá ter lugar , você é uma boa pessoa , você quer apenas coisas boas aconteçam ' - . Ele teria se acalmado um pouco "

Liora Kerem é assassinar o chefe de gabinete de vingança ?

" Sim, mas quando ela fala sobre seu marido, ela diz que sente falta da situação em que ela era uma pequena mulher na sombra de um homem clássico dos anos 60. Então, há também um elemento muito forte de auto-ódio , porque assim que esse personagem é eliminada, ela anseia por uma espécie de fantasma , que ela contém nele, também. A mãe de Micky diz que não é só que os homens vão à guerra, as mulheres desempenham um papel fundamental , enviando homens para a guerra. Todo o sentimentalismo sobre heróis é também a obra das mulheres , e para as mulheres. Liora tem que se sentir responsável para com este homem macho que ela tanto gostava de passar o tempo com e para ser sua mulherzinha . Em última análise , ela comete um ato muito masculino , quando ela pega o rifle M16 e incêndios. "

Então, estamos presos com a opção violenta.

"Eu também estou escrevendo sobre mim neste livro, porque muitas vezes eu encontro-me intensamente territorial , intolerante , temendo por meus arredores, marcando território como um macho alfa em uma matilha de lobos . Eu não sei se isso é da doutrinação recebi ou se está em meus genes, mas eu não gosto da testosterona excedente que eu também tenho em mim. "

Figura complexa e conturbada

Schiff é o filho do escritor e jornalista Medad Schiff (1917-2004) , que publicou cinco livros (romances e uma coleção de histórias) , a partir de 1940. Medad Schiff era uma figura complexa e conturbada , que não foi aceita pelo establishment literário em Israel. O romance dele que provocou as reações mais fortes do público foi " Shim'on Tsahamara " (1952) , seu protagonista é um meio- judeu , meio árabe que cresceu no Líbano e oscila entre essas duas identidades. Eventualmente, ele cresce desapontado com israelidade e retorna ao Líbano.

" Como escritor, meu pai foi um episódio passageiro. ' Shim'on Tsahamara ' era o seu grande sucesso " , diz o filho. " Escusado será dizer que os leitores tinham um ódio feroz desta novela , mas infelizmente isso é também o que era importante . Meu pai permaneceu preso no mesmo lugar , ele não foi capaz de desenvolver. Ele escreveu Humoresques e considerava-se um observador social. Ele queria fazer as pessoas rirem , mas não sabia como fazê-lo. Por 50 anos , ele disse que ele estava trabalhando em um livro, mas ninguém nunca viu. Depois que ele morreu , eu olhei através de seus papéis para ver este trabalho criativo mítico , mas não havia nada lá. Eu acredito nele , eu acredito que ele escreveu, mas que ele escreveu em sua cabeça. "

Seu pai era " muito em desacordo com a sociedade humana ", diz Schiff . " Ele , sem dúvida, deixou um pouco disso para mim, apesar de que não é fácil de admitir. Por um lado , ele tinha um desejo de reconhecimento , enquanto que por outro lado ele tinha desprezo pelo estabelecimento. A relação edipiana clássico. Na minha personalidade , assim , não existe essa coisa de apontar as coisas e dizer o que está errado com eles , apontando para o imperador e suas roupas novas . Sabe nudniks como esse? "

Agur Schiff não começou a publicar , até muito recentemente , mesmo que ele estava sempre escrevendo . Ele diz que não foi capaz de publicar , dado o modelo que ele tinha em casa de um indivíduo que escreveu e sofrido. Seu pai , segundo ele, era " uma figura trágica , e esta tragédia constantemente pesou na minha mente. Eu sofri junto com ele . Às vezes as pessoas se libertar de seus pais quando se tornarem pais , e foi só depois que me tornei um pai que comecei a publicar. Ele ainda estava vivo, mas eu nunca deixá-lo ler os meus livros. Isso é horrível . "

Foi seu pai, que lhe deu o nome único " Agur ". " Ele se relacionava com nomes como um copywriter relaciona-se com uma campanha publicitária " , diz ele, rindo. " Ele encontrou Agur no livro de Provérbios, capítulo 9. Este nome é o mau mínimo que ele poderia pensar, algumas de suas idéias eram piores ainda. Viver com o nome não foi fácil. Eu ainda sou chamado Igor , às vezes, e quando eu era jovem , havia crianças que me transformou em um agur [ o nome de um pássaro, um guindaste ] . Uma pessoa como eu, que cresceu com um nome estranho, não tem uma escolha. Ele tem que ser diferente , e isso realmente estraga suas ambições. Se seu nome é Moshe Levy, então você tem que provar a si mesmo , você tem uma energia que uma Agur Schiff não tem.

"Eu odeio o jovem que eu era. Eu desprezá-lo " , acrescenta. "Eu estava tão arrogante, eu achava que sabia tudo melhor , que eu era bem-sucedida, que eu era um gênio. É muito limitado minha capacidade de aprender. A vontade de aprender , treinar e desenvolver habilidades veio me relativamente tarde . Hoje, eu sou um fanfarrão moderado. Afinal de contas, a publicação de um livro é um ato de se gabar . Eu sempre me sinto desconfortável quando as pessoas me perguntam o que eu faço . Eles não ver um escritor como alguém que realmente faz alguma coisa . "

O ditado que aparece na primeira página do livro é uma citação de algo proferida pela heroína do romance . "A luz é mais doloroso nos olhos de quem acorda tarde . " Na verdade, " os retardatários " é um livro sobre o atraso crônico de um país inteiro . "É o reconhecimento de que , mais uma vez , que temos vindo tarde demais. Isso já saiu, ele deixou o cais " , diz Schiff .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
" O Estado de Israel é uma problemática, breve episódio ' Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos