Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros

Ir para baixo

Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros Empty Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 21, 2013 10:46 am

Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros

Sofia Lorena
21/12/2013 - 12:37

A quatro meses das eleições municipais, escândalo de corrupção abala Governo turco.
Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros 817154?tp=UH&db=IMAGENS&w=749Erdogan acusa a oposição de conspirar para o prejudicar Umit Bektas/Reuters





Pressionado por um escândalo de corrupção que envolve os filhos de dois ministros que são seus aliados próximos, o primeiro-ministro turco avisou este sábado que poderá expulsar alguns embaixadores estrangeiros, envolvidos em “acções de provocação”.
“Certos embaixadores estão empenhados em acções de provocação", afirmou Recep Tayyip Erdogan. “Apelo-vos, façam o vosso trabalho, se deixam a vossa área de responsabilidade podem entrar na área de jurisdição do nosso Governo”, acrescentou, numa intervenção perante apoiantes na província de Samsun, no Mar Negro. “Não somos obrigados a manter-vos no nosso país.”
Erdogan não nomeou ninguém mas estaria a pensar no embaixador norte-americano, Francis Ricciardone, que já desmentiu qualquer papel na investigação sobre os casos de corrupção.
Alguns media pró-governamentais noticiaram que o enviado de Washington pedira ao banco público Halbank para cortar todos os laços com o Irão por causa das sanções internacionais contra o país. Foram esses mesmos laços que acabaram sob suspeita. No maior de dois processos paralelos, todos os detidos são suspeitos de corrupção, fraude e branqueamento de capitais em vendas de ouro e transacções financeiras entre a Turquia e o Irão.
Foi essa a investigação que já levou à acusação e detenção dos filhos de dois ministros e que não pára de se alargar. Ao todo, 24 pessoas já foram acusadas. Para além dos filhos dos ministros do Interior, Muammer Güler, e da Economia, Zafer Caglayan, colocados sob detenção sábado de manhã, estão detidos o presidente do conselho de administração do banco público Halk Bankasi, Suleyman Aslan, e o empresário Reza Zerrab.
Um segundo grupo de suspeitos num outro processo foi deixado em liberdade enquanto as investigações avançam. Aqui inclui-se, por exemplo, o presidente do município de Fatih, da grande Istambul, Mustafa Demir, que é membro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, suspeito de corrupção em dois casos que envolvem o mercado de imobiliário.
Como fez no Verão, durantes os protestos nacionais sem precedentes desencadeados pela intenção de destruir um parque no centro de Istambul, Erdogan insiste na teoria da conspiração e acusa o “Estado profundo” (que o AKP acredita incluir parte da oposição kemalista, as Forças Armadas e o poder judicial) de estar na origem de uma “operação suja” com o objectivo de o denegrir.
O presidente do principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kiliçdaroglu, exigiu na sexta-feira a demissão do primeiro-ministro, que descreveu como “ditador”. “A Turquia precisa de uma classe política e de uma sociedade limpas.”

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Erdogan ameaça expulsar embaixadores estrangeiros Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117539

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos