Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O cancelamento da palestra de Rashid Khalidi em Ramaz Escola de Nova York sugere que os judeus ortodoxos não têm auto -confiança em seu próprio sionismo.

Ir para baixo

O cancelamento da palestra de Rashid Khalidi em Ramaz Escola de Nova York sugere que os judeus ortodoxos não têm auto -confiança em seu próprio sionismo. Empty O cancelamento da palestra de Rashid Khalidi em Ramaz Escola de Nova York sugere que os judeus ortodoxos não têm auto -confiança em seu próprio sionismo.

Mensagem por Vitor mango Qui Fev 27, 2014 3:57 am

Ortodoxia judaica não pode ser verdadeiramente livre se estiver fechada para os palestinos
O cancelamento da palestra de Rashid Khalidi em Ramaz Escola de Nova York sugere que os judeus ortodoxos não têm auto -confiança em seu próprio sionismo.
Por Peter Beinart | 26 de fevereiro de 2014 | 15:02


Na primavera passada , alguns estudantes da mais prestigiada escola judaica ortodoxa alta de Nova York, Ramaz , ansioso por uma maior diversidade de perspectivas sobre Israel , convidou-me para falar com o seu clube. Eu fiz - e se ele muito -, mas disse-lhes que não tinha resolvido o seu problema. Se quisessem uma discussão verdadeiramente aberta do conflito israelo-palestiniano, eu me aventurei , eles precisavam de fazer mais do que ouvir de sionistas tanto hawkish e pacifistas . Eles precisavam de ouvir de palestinos.

Para minha surpresa, eles me pediram para ajudar a fazer isso acontecer. Eu recomendei Columbia Professor Rashid Khalidi , em parte porque ele é um especialista de renome mundial na história da Palestina e , em parte, porque eu sei que os alunos de pós-graduação judeu ortodoxo que ele um mentor e amigo considerar. Khalidi acordado; os alunos estavam emocionados . Ele foi criado para falar em 19 de fevereiro.

A próxima coisa que eu sabia, o chefe da Escola Superior Ramaz tinha cancelado a conversa e os alunos se reuniram uma petição exigindo " diálogo aberto " sobre Israel.

Em um nível, o incidente Ramaz é típico. Uma e outra vez nos últimos anos, jovens judeus americanos têm pressionado as instituições judaicas para ajudá-los a fazer perguntas difíceis sobre o sionismo só para atender a resistência dos administradores e dos doadores que temem (erradamente , na minha opinião ) de que isso irá prejudicar a luta para o sionismo . O que torna o caso Khalidi diferente é que a luta pelo " diálogo aberto " sobre Israel está a ter lugar em uma instituição ortodoxa no exato momento os judeus ortodoxos estão travando uma luta mais ampla sobre exatamente isso: " . Diálogo aberto "

O aspecto dessa luta intra -ortodoxo que recebe mais tinta diz respeito às mulheres . Quatro anos atrás, o rabino ortodoxo maverick Avi Weiss ordenado o primeiro " rabba " - essencialmente, um rabino ortodoxo feminino - provocando a fúria da direita ortodoxa. Kehilath Jesurum , a sinagoga com que Ramaz está ligada , agora emprega uma fêmea " clergywoman . " Auto-descrito rabino Kehilath Jesurum , e principal do Ramaz , Haskel Lookstein , disse recentemente que permitiria meninas na escola para usar tefilin durante as orações da manhã , outra impressionante ruptura com a prática ortodoxa contemporânea.

Mas a luta pela igualdade de gênero evidencia uma luta mais profunda sobre a disposição da Ortodoxia de aprender com a evolução moral e intelectual do mundo exterior. O termo Weiss usa para descrever sua marca de Ortodoxia é "Abrir". Abrir Ortodoxia, ele escreveu em um ensaio de 1997 ", reconhece , analisa e leva em conta em vários aspectos, um amplo espectro de vozes " e insiste que " a nossa relação com a não -judeus se baseia no princípio de que cada ser humano é criado à imagem de Deus, e , portanto , a nossa responsabilidade é a de chegar aos não-judeus . "

Ao contrário do direito Ortodoxa, que em grande parte, vê o mundo exterior como uma fonte de infecção moral e teológica , Weiss e Ramaz pé na tradição do lendário rabino americano Joseph B. Soloveitchik , que possuía um doutorado em filosofia alemã e passou a rabínica seminário na Universidade de Yeshiva , numa altura em que abraçou mais plenamente o seu lema de Torah Umadda " . Torá e conhecimento secular "

Hoje, como os shows de incidentes Ramaz , a "abertura" em aberto ortodoxia não se estende aos palestinos. Quando se trata de Israel , os rabinos , como Weiss e Lookstein inclinar para a direita. E mesmo se eles queriam um maior diálogo com os palestinos , eles podem temer que cortejando controvérsia adicional prejudicaria a sua posição já em apuros no mundo ortodoxo .

Mas como pode um movimento como premissa " chegar [ndo] para não-judeus " não chegar aos não-judeus que representam cerca de cinqüenta por cento das pessoas sob o controle de Israel ? Como pode um movimento ansioso para levar " em conta em vários aspectos, um amplo espectro de vozes", não leva em conta as vozes dos palestinos ? Isso não significa fazer Aberto Ortodoxia - um movimento Weiss diz que investe o Estado de Israel com " enorme significado religioso " - menos sionista . Significa reconhecer que, assim como aprender com os estudiosos seculares pode aumentar , em vez de enfraquecer , compromisso religioso judeu Ortodoxa , aprendendo com os palestinos pode aumentar , em vez de enfraquecer , o sionismo de um judeu .

O que distingue a atitude do Aberto ortodoxia para o mundo exterior a partir da atitude predominante no direito Ortodoxa é a auto- confiança: a auto-confiança para acreditar que você pode ouvir opiniões desafiadoras , sem sacrificar suas crenças fundamentais. O que ele diz sobre os administradores de Ramaz que após a imersão seus alunos do ensino médio em um ambiente apaixonadamente sionista por anos e anos , falta-lhes a auto-confiança para expô-los a uma palestra de um palestino?

Em 2011 , o rabino Yosef Blau, ruchani sênior mashgiach ou conselheiro espiritual , no seminário rabínico da Universidade de Yeshiva , falou sobre a viagem com o encontro do grupo para atender os palestinos na Cisjordânia . Um pouco mais tarde , depois de um terrorista palestino assassinado brutalmente uma família judia no assentamento de Itamar , Blau enviado Sam Bahour , um palestino -americano que ele conheceu na viagem, para expressar seus temores sobre o ódio dos judeus da Palestina . Bahour respondeu , de acordo com Blau " , que, quando em 2004-5 as Forças de Defesa de Israel estava bombardeando Ramallah com caças F-16 durante a segunda intifada , ele [ Bahour ] disse aos seus jovens filhas que o primeiro-ministro Ariel Sharon estava pilotando cada avião bombardeiro voando sobre as suas cabeças . Foi a única maneira que ele poderia pensar em convencê-los de que isso não estava sendo feito pelos " judeus " ou " israelenses ", mas sim uma figura / política individual militar que era responsável . Ele queria ensiná-los a direcionar sua raiva em um homem e apenas um homem, ele se recusou a permitir que suas filhas para perceber todos os israelenses como a guerra de fautor e violento " .

A resposta de Bahour , Blau declarou: " me obrigou a enfrentar a humanidade daqueles que tinham sido " outro " - de internalizar sua humanidade emocionalmente. Esta é talvez uma das maiores expressões dessa mensagem central da nossa Torá. "

Deve estar entre as principais mensagens da Open Ortodoxia também. Eu amo a idéia de que os judeus podem viver de acordo com a Torá , ao mesmo tempo absorvendo a verdade ea beleza no mundo exterior . É parte da razão que eu assistir a uma minyan intimamente associado com o Open Ortodoxia mim. Mas nenhum movimento que paredes desliga-se de palestinos pode realmente cumprir essa missão. Isso é o que os alunos Ramaz dissidentes estão tentando dizer aos líderes da sua escola. Se Abrir Ortodoxia um dia cumpre sua promessa , vai ser por causa de pessoas como eles.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cancelamento da palestra de Rashid Khalidi em Ramaz Escola de Nova York sugere que os judeus ortodoxos não têm auto -confiança em seu próprio sionismo. Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos