Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação

Ir para baixo

Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação Empty Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 10, 2014 8:14 am

Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação
Michael Oren , ex- embaixador de Israel para os EUA, tem uma proposta de ação , se a iniciativa Kerry deve deixar que ambos os líderes de Israel e os judeus americanos devem levar a sério.
Por Rabino Eric Yoffie H. | 10 de março de 2014 | 06:00 | 3

Michael Oren AIPAC
Embaixador de Israel para os EUA Michael Oren abordar uma conferência AIPAC no início de março . Foto por AFP

28 março de 2013 | 12:40 | 4

Quando Michael Oren foi embaixador de Israel nos Estados Unidos, ele sempre tinha coisas interessantes a dizer . Cinco meses após deixar o cargo , ele está dizendo coisas interessantes novamente.

Oren , que serviu em Washington de 2009 a 2013, foi um defensor agressivo e eficaz do governo de Israel durante esse período. Um acadêmico norte-americano nascido , articulado e inteligente de mídia, ele era respeitado por oficiais americanos e popular entre os judeus norte-americanos de todas as orientações políticas e religiosas. Ao contrário de muitos diplomatas , ele sabia ouvir , além disso, ele trouxe para seu trabalho o "grande imagem" sofisticação de um estudioso sério . De acordo com a maioria das fontes , Oren também teve a orelha do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu , que apreciava suas habilidades e sua visão .

Oren decidiu agora oferecer alguns conselhos ao seu ex-chefe , e é um ponto de partida bastante dramática do que tem sido a linha do partido Likud . Em uma entrevista que apareceu no israelense Maariv diariamente em 26 de fevereiro de Oren declarou que, se as atuais negociações de paz entre israelenses e palestinos falhar , Israel deve garantir o apoio americano para uma retirada unilateral israelense de partes da Cisjordânia. Até agora, Netanyahu não mostrou interesse em ação unilateral , apenas esta semana, na verdade, em resposta a uma pergunta sobre o assunto de Israel Radio , ele rejeitou novamente a idéia de movimentos unilaterais.

Oren reconheceu em sua entrevista que a mutuamente acordadas paz seria preferível , mas se o colapso fala e os palestinos ir às Nações Unidas para obter o reconhecimento de um Estado palestino , ele argumentou que Israel deve tomar a iniciativa e definir suas próprias fronteiras através de uma ação unilateral .

Agora, um comentarista da CNN, Oren é um homem cuidadoso, e sua proposta foi cuidadosamente afirmou . Ele se recusou a sugerir detalhes sobre onde seria lavrada as fronteiras. Contentou-se em dizer que a chave era minimizar o número de colonos israelenses evacuaram e coordenar com os americanos ; exército de Israel , ele sugeriu , permaneceria em áreas críticas para a segurança de Israel , e, portanto, a retirada seria muito menos problemático para Israel que a retirada de Gaza em 2005. Na verdade , disse ele, o plano deve ser visto não como " unilateral ", mas simplesmente como " sionista " - porque tomar seu destino em suas próprias mãos é a essência do sionismo.

No entanto , as observações de Oren , sem exatamente dizer isso, continha uma crítica contundente da política atual de Israel e um lembrete pontas das realidades diplomáticas . Se os esforços de Kerry falhar e os palestinos vão para o seu "Plano B ", que é um apelo para boicotes econômicos e com o apoio de organismos internacionais , Israel será sitiada e vulnerável. Oren , por isso, propõe que Israel tem um "Plano B" de seu próprio, construído em torno de medidas unilaterais que irá melhorar a posição internacional de Israel e conquistar aliados que poderiam apontar o dedo da culpa em Israel para qualquer colapso das negociações .

Em suma, Oren está nos dizendo o que qualquer praticado diplomata sabe, mas o que muitos dos que estão no direito político - tanto em Israel e América - ainda tem que descobrir : Se a iniciativa de Kerry falhar, é loucura pensar que o status quo pode ser mantida . Não pode ser . Mesmo se a Autoridade Palestina é a principal responsável pelo colapso das negociações , os palestinos ainda será visto na Europa e grande parte do mundo como o " ocupado " lado e, assim, o direito , e além disso , o governo israelense vai quase certamente piorar as coisas , continuando a anunciar a construção nos assentamentos , como tem vindo a fazer ao longo de décadas . Um homem sábio , Oren olha para o perigo com preocupação , vê muitas vantagens de Israel ter fronteiras definidas , e oferece o que seria , nessas circunstâncias , uma solução imperfeita , mas razoável para as pressões que Israel vai enfrentar.

Em sua entrevista com Jeffrey Goldberg publicado em 2 de março , o presidente Obama notou que ele ainda tinha que ouvir de Netanyahu como Israel iria sobreviver como uma democracia e um Estado judeu na ausência de um acordo de paz entre israelenses e palestinos. O presidente declarou: " A única coisa que eu ouvi [ de líderes israelenses ] é: ' Nós vamos continuar fazendo o que estamos fazendo , e lidar com os problemas que possam surgir. E nós vamos construir assentamentos onde pudermos . "

A proposta Oren , que apareceu na semana anterior, reflete a preocupação de Oren com o quão difundido estes sentimentos estão entre aliados de Israel , deixando claro que, mesmo se uma paz completa não está agora ao alcance , Israel está olhando para estabilizar a situação e reduzir a ocupação - e não aumentá-la através rastejante anexação .

A iniciativa Kerry ainda não está morto. Eu manter a esperança de que o secretário de Estado , de alguma forma extrair das incertezas da situação diplomática atual um acordo que vai ganhar o apoio de ambos os lados.

Mas, com a aproximação do prazo , não é cedo demais para que Israel seja considerando seu próximo passo , se não for alcançado um acordo . E eu não posso deixar de pensar que Oren , percebendo o quão sombria a perspectiva pode ser para Israel , veio para a frente precisamente por essa razão . Desde que ele era diplomata mais amplamente respeitado de Israel por uma razão, esperemos que os líderes de Israel - e os judeus americanos - estão ouvindo.

Rabino Eric Yoffie H. atuou como presidente da Union for Reform Judaism 1996-2012 . Ele agora é um escritor, conferencista e professor, e vive com sua família em Westfield , Nova Jersey.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação Empty Re: Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 10, 2014 8:15 am

equiparo muito esta situaçao com a invasao da Russia pelos nazis e as ORDENS de Hitoler
avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem avancen avancem


depois foi o colapso

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Plano de fallback de Israel : ' Reduzir ' da ocupação Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos