Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obama deve fazer israelenses olhar-se no espelho

Ir para baixo

Obama deve fazer israelenses olhar-se no espelho Empty Obama deve fazer israelenses olhar-se no espelho

Mensagem por Vitor mango Qua Abr 09, 2014 7:04 am

Obama deve fazer israelenses olhar-se no espelho
O processo de paz não entrou em colapso agora - desmoronou há três anos, quando Obama capitulou a Netanyahu e retirou a fórmula nas fronteiras de 1967 .
Por Peter Beinart | 09 de abril de 2014 | 12:44


Lendo a imprensa , você acha que o esforço do governo Obama para mediar a paz entre israelenses e palestinos falhou na semana passada. Isso não é verdade . Ele falhou há três anos.

Em maio de 2011 , ansioso para inviabilizar licitação Mahmoud Abbas, para um Estado na ONU , o presidente dos EUA, Barack Obama estabeleceu princípios que ele esperava que o arranque de negociações entre israelenses e palestinos . Ele disse que um Estado palestino "deve basear-se nas linhas de 1967 com trocas mutuamente acordadas " e pediu " a retirada completa e gradual das forças militares israelenses ", como os palestinos tomou " a responsabilidade pela segurança em um Estado soberano, não militarizada ".

Abbas descreveu princípios de Obama como "um fundamento com o qual podemos lidar positivamente ". Benjamin Netanyahu , por outro lado , cravado -los no rosto de Obama. Enquanto Obama se sentou ao lado dele , o queixo na mão, Netanyahu tanto distorcida e rejeitou as orientações do presidente , declarando que Israel "não pode voltar para as fronteiras de 1967 " - nenhuma menção de trocas de terras - " porque essas linhas são indefensáveis ​​... e vamos ter que ter uma presença militar de longo prazo ao longo do Jordan [ Rio ] . "Obama , um funcionário da Casa Branca depois me disse:" senti o escritório da presidência , a dignidade do cargo foi insultado " .

Outro funcionário do governo disse acreditar que o Gabinete do primeiro-ministro chamado aliados no Congresso para exortá-los a atacar a proposta de Obama . Eles não precisam de muito incentivo. A congressista republicana Michele Bachmann disse que Obama havia " traído " Israel. Mitt Romney acusou a Casa Branca de ter "jogado Israel sob o ônibus. " Mesmo líder democrata no Senado , Harry Reid, disse a uma multidão torcendo AIPAC que , "Ninguém deve definir os parâmetros de prematuros sobre fronteiras , sobre a construção , ou sobre qualquer outra coisa . " One White Casa funcionário recebido e-mails de funcionários gloating judeus americanos se perguntando se ele lamentou as referências às linhas de 1967 em discurso de Obama.

Politicamente , foi um massacre. E a Casa Branca cedeu . Quando Obama se dirigiu à Organização das Nações Unidas , quatro meses depois , ele observou que " eu apresentar uma nova base para negociações em maio deste ano ", mas nem sequer reiterar o que a nova base era.

Sem entender essa história , você não pode entender por que os esforços de paz em curso da América são quase colapso . O princípio de que um acordo final exige um Estado palestino perto das linhas de 1967 , afinal, tinha amparada todas as negociações anteriores graves, tanto entre Ehud Barak e Yasser Arafat em 2000-2001 e entre Ehud Olmert e Mahmoud Abbas , em 2007 - 2008.To imaginar as duas partes podem chegar a um acordo sem seguir os parâmetros é pura fantasia , uma vez que um Estado palestino que não está perto das linhas de 1967 não seria remotamente viável. No entanto, quando Netanyahu rejeitou as diretrizes de Obama , Obama abandonou. E quando John Kerry pegou a tocha diplomática em 2013 , ele não exigia Israel a aceitá-los também.

O motivo imediato conversações fracassaram na semana passada é que Netanyahu renegou sua promessa de libertar prisioneiros palestinos , provocando , assim, Abbas a renegar sua promessa de não participar de vários organismos internacionais . Os líderes palestinos há muito pressionado Israel a libertar prisioneiros palestinos. Mas Abbas foi particularmente inflexível porque ele temia não ter nada para mostrar para as negociações com um líder israelense , que, ao contrário de seu antecessor, não era sério sobre a criação de um Estado palestino viável. A libertação de prisioneiros , em outras palavras, era uma forma de subornar Abbas para entrar em negociações com um primeiro-ministro que rejeitou publicamente os únicos parâmetros que poderiam levar a um acordo. Quando os subornos parado, as negociações entraram em colapso.

A única razão pela qual não há qualquer ambiguidade público sobre quem é o culpado por esta última crise diplomática é que a administração Obama, apesar de ter colocado para fora as suas regras preferenciais do jogo em 2011, não vai jogar árbitro . Ele não vai apontar o óbvio : que um partido para as negociações atuais aceita as fronteiras de 1967 como base para as negociações eo outro não. Que se adapte o estabelecimento americano fino judaico , já que para organizações judaicas americanas convencionais , uma solução justa para o conflito israelo -palestiniano é tudo o que o governo israelense está oferecendo no momento .

Quando ele concorreu à presidência , Obama disse: " o meu trabalho em ser um amigo para Israel é , em parte, a realizar-se um espelho. " Foi uma boa idéia. Mesmo que os Estados Unidos não vai forçar Israel a fazer coisas que não querem fazer , ele pode fornecer uma verificação da realidade , algo que corta a neblina da hasbara . A verificação da realidade é esta: Cinco anos em seu importante ministério , ainda não há evidência pública de que Benjamin Netanyahu apoia um Estado palestino digno desse nome , eo tempo está se esgotando. Obama pode estar se afastando do processo de paz , mas ele ainda pode fazer um favor israelenses : Oferecer-lhes um espelho, e deixá-los decidir se eles gostam do que vêem .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Obama deve fazer israelenses olhar-se no espelho Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos