Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ?

Ir para baixo

Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ? Empty Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ?

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 24, 2014 3:37 am

Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ?
Quanto tempo pode sionistas liberais defender autodeterminação judaica em detrimento da autodeterminação palestina ?
Por Dov Waxman | 23 de abril de 2014 | 05:10 | 12

Kerry pode sobreviver fracasso, mas pode Israel?
Por S. Daniel Abraham | 19 jan 2014 | 15:48 | 17

Não é fácil ser um sionista liberal. Denunciado por sionistas de direita por ser insuficientemente pró- Israel e menosprezado por esquerdistas anti-sionistas por ser insuficientemente universalista, sionistas liberais têm sido na defensiva. Como eles podem conciliar o seu compromisso com um Estado judeu com o seu compromisso com a democracia liberal ? Como eles podem apoiar Israel quando se oprime os palestinos ? Como eles podem criticar Israel quando se é vítima de terrorismo , rejeição e anti- semitismo ? Como eles podem alinhar-se com os inimigos de Israel ?

Desafiado com tais questões a partir da esquerda e direita , os sionistas liberais defenderam a reivindicação de Israel como um estado judeu e democrático (muitas vezes convenientemente negligencia o fato de que os árabes representam quase 20 por cento dos seus cidadãos ) . Eles também têm defendido a criação de um Estado palestino nos territórios ocupados . Para sionistas liberais , uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano é não só moralmente e estrategicamente necessário para Israel , é necessário para eles. É a única maneira de conciliar a sua sionismo e seu liberalismo ; seu apoio a Israel e seu apoio para a igualdade e os direitos humanos .

Enquanto a solução de dois Estados é possível , o sionismo liberal faz sentido, pelo menos para os seus adeptos. É por isso que os sionistas liberais ter colocado tantas esperanças sobre o processo de paz apoiado pelos EUA entre Israel e os palestinos. Enquanto a maioria dos israelenses e palestinos - e muitos observadores desinteressados ​​- há muito tempo desistiu de suas expectativas para o processo de paz e agora considerá-lo com uma mistura de ceticismo e cinismo , os sionistas liberais , especialmente aqueles nos Estados Unidos , ainda fervorosamente acreditam nele. Eles têm jogado com entusiasmo o seu apoio por trás de organizações judaicas americanas como J Street que fazem lobby para ele. O processo de paz oferece a perspectiva tentadora de a realização do sonho dos sionistas liberais " - dois Estados para dois povos vivendo lado a lado pacificamente . Enquanto não há um processo de paz , o sonho continua.

O fracasso da iniciativa de paz do Secretário de Estado dos EUA John Kerry, portanto, é um duro golpe para os sionistas liberais. Nos últimos nove meses, o que deixar de lado suas dúvidas e investiu suas esperanças na pequena chance de que Kerry , de alguma forma ser capaz de persuadir , seduzir e pressão Benjamin Netanyahu e Mahmoud Abbas em tomar as decisões difíceis e compromissos necessários para um acordo de paz. Apesar de todas as evidências em contrário , os sionistas liberais tentou desesperadamente convencer-se de que desta vez as coisas iriam acabar de forma diferente. Apesar de toda a administração anterior dos EUA que tentou corretor paz falhou, o governo Obama poderia ter sucesso ; Bibi embora nunca tenha demonstrado liderança ousada , agora ele faria ; embora Abbas já recusou uma oferta israelense anterior , desta vez ele não o faria.

Agora é brutalmente claro que o processo de paz em curso não vai acabar com o conflito . Mesmo que as negociações de paz continuar , não há perspectiva real de que um acordo global sobre o status final pode ser alcançado , e muito menos implementada. Sem esse acordo , a solução de dois Estados é impossível de alcançar , uma vez que só pode ser conseguido através de consentimento mútuo , não ações unilaterais (como uma retirada israelense de partes da Cisjordânia ou de adesão palestino na Organização das Nações Unidas ) .

O fim aparente do processo de paz obriga sionistas liberais para enfrentar uma questão dolorosa que muitos desejam evitar - se uma solução de dois estados é agora impossível , eles devem apoiar, embora com relutância , a solução de um estado ? Eles devem admitir que a única maneira de acabar com a ocupação é para endossar o princípio da igualdade de direitos para os judeus e palestinos em toda a Israel / Palestina? Embora a concessão de cidadania a palestinos que vivem sob o domínio israelense na Cisjordânia efetivamente significa o fim do Estado judeu , quanto tempo mais pode sionistas liberais defender autodeterminação judaica em detrimento da autodeterminação palestina ?

Para ter certeza, uma solução de um estado pode ser tão impossível como uma solução de dois Estados, se não mais - guerra civil e até mesmo limpeza étnica são resultados mais prováveis ​​do que a coexistência pacífica . Talvez este conflito longo , interminável não pode ser resolvido , pelo menos não em um futuro previsível . Nesse caso , os sionistas liberais muito aceitar que não há nenhuma maneira fácil para eles reconciliar seu liberalismo e seu sionismo. Em vez disso, eles devem renunciar seu liberalismo ou o seu sionismo , ou apenas aprender a conviver com a tensão constante entre eles.
O que quer que escolha , ela só vai se tornar mais difícil de ser um sionista liberal.

Dov Waxman é um professor associado de ciência política da Universidade da Cidade de Nova York. Ele também é o co- diretor do Centro de Oriente Médio para a Paz, Cultura e Desenvolvimento da Universidade Northeastern . Ele é o co- autor de " palestinos de Israel : o conflito dentro " e autor de " The Pursuit of Peace ea Crise de Identidade israelense : Defesa / Definição da Nação. "


Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ? Safe_image.php?d=AQAmSRZ3j14NVu5R&w=377&h=197&url=http%3A%2F%2Fwww.haaretz.com%2Fpolopoly_fs%2F1.568524%21%2Fimage%2F3023295901.jpg_gen%2Fderivatives%2Flandscape_474%2F3023295901

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Hora de escolher : o liberalismo ou o sionismo ? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos