Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É preciso outro manifesto

Ir para baixo

É preciso outro manifesto Empty É preciso outro manifesto

Mensagem por Vitor mango Ter maio 13, 2014 12:35 am

É preciso outro manifesto
13 Maio, 2014
por vitorcunha
Topem esta cena:
Estou convencido que vamos ter de ter perdão da dívida.
–Paulo Trigo Pereira, Janeiro 2013
Aquilo que achei mais interessante no debate sobre a reestruturação da dívida e o manifesto dos 74 (que subscrevi e contribui) é o argumento de que com algum crescimento económico, com excedentes primários (saldo orçamental excluindo os juros) permanentes durante décadas e com juros da dívida não muito elevados, a dívida pública é sustentável. Com estas hipóteses, claro que é, e estas contas têm sido feitas no ISEG anualmente desde 2010 no âmbito do projecto de avaliação do Orçamento de Estado (Budget Watch). Porém, quem assim argumenta trata os próximos quatro anos, os anos ainda difíceis, como uma “caixa negra”, isto é, não explica como se faz a transição no período 2014-2018. Tendo em conta que 2013 terá registado ainda um défice primário na ordem dos 0,5% do PIB, urge explicar como é que se vai chegar a um excedente de 4% em 2017.
–Paulo Trigo Pereira, Março 2014
Sem ignorarem que Portugal está obrigado a restrições no que toca do défice estrutural e ao nível da dívida pública, os economistas [Paulo Trigo Pereira e Ricardo Cabral] defendem que o Governo tem “alguma margem de manobra” para “escolher o ritmo e a forma da consolidação”. E dizem ser possível cumprir o que está estipulado no quadro da união económica e monetária “com um processo de redução do défice muito mais suave e, por conseguinte, mais realista e mais amigo do crescimento económico e do emprego”.
Maio 2014
O manifesto dos jarretas foi há 2 meses. Dois meses, meus senhores. Há dois meses a dívida era impagável, agora há “alguma margem de manobra”.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
É preciso outro manifesto Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos