Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque. 2 h · NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS

Ir para baixo

Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque. 2 h ·  NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS Empty Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque. 2 h · NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 11, 2014 1:42 pm

Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque.
2 h ·
NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS

Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque. 2 h ·  NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS 10409111_10202252742463863_786126983318031943_n

Ana Albuquerque
O Muro de Berlim era notícia diariamente. De manhã à noite líamos, víamos, escutávamos: o Muro da Vergonha, o Muro da Infâmia, a Cortina de Ferro...
Por fim, esse muro, que merecia cair, caiu. Mas outros muros surgiram, continuam surgindo no mundo e, embora sejam muito maiores do que o de Berlim, deles, pouco ou nada, se fala.
Pouco se fala do muro que os Estados Unidos estão a erguer na fronteira mexicana e pouco se fala dos muros de Ceuta e Melilla. Quase nada se fala do Muro da Cisjordânia, que perpetua a ocupação israelita de terras palestinianas e daqui a pouco será 15 vezes mais comprido do que o Muro de Berlim. E nada, nada de nada, se fala do Muro de Marrocos, que há 20 anos perpetua a ocupação marroquina do Saara Ocidental. Este muro, minado de ponta a ponta e de ponta a ponta vigiado por milhares de soldados, mede 60 vezes mais do que o Muro de Berlim.
Por que será que há muros tão altissonantes e muros mudos? Será por causa dos muros da falta de comunicação, que os grandes meios de comunicação constroem a cada dia?
Em Julho de 2004, a 'Corte Internacional de Justiça de Haia' determinou que o Muro da Cisjordânia violava o Direito Internacional e mandou que fosse demolido. Até agora, Israel não fez nada.
(...)
Continuaremos aceitando tal coisa? Aceitando que, na Democracia Universal, os súbditos só podem exercer o direito de obediência? De que serviram as mil e uma resoluções das Nações Unidas contra a ocupação israelita dos territórios palestinianos?
O patriotismo é hoje, um privilégio das nações dominantes. Quando praticado por nações dominadas, o patriotismo torna-se suspeito de populismo ou terrorismo, ou simplesmente não merece a menor atenção.
(...)
(Eduardo Galeano - Montevidéu, 26/04/2006)

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Carlos Fino partilhou a foto de Ana Albuquerque. 2 h ·  NEM TODOS OS MUROS SÃO IGUAIS Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos