Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net

Ir para baixo

Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net Empty Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net

Mensagem por Vitor mango Ter Set 02, 2014 6:56 am

Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net
Usa serviços como o iCloud, o Google Drive, o OneDrive ou o Dropbox, entre outros? Então este artigo é para si.
1

Pedro Oliveira e Pedro Santos Guerreiro |
18:00 Segunda feira, 1 de setembro de 2014
Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net 345-6c56  / FOTO D.R.
Palavra-passe forte 

É a chave que dá acesso ao serviço e, consequentemente, aos seus dados. Não facilite. Faça uma chave longa e que misture carateres. Por exemplo, algo que tenha oito carateres (mínimo), letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos que existam no teclado do computador. Um mix destes componentes deve gerar algo que não se assemelhe a uma palavra. Ou seja, a palavra-passe não deve ser: SLB4ever. Mas já pode ser SlB_4e!  

 

Onde a guardo?

É um desafio. Afinal, como recordar uma palavra-passe complexa se não a escrever algures? O conselho que lhe deixamos é que crie uma mnemónica. Por exemplo: A minha praia favorita é a Ericeira. Pode dar algo deste género: Pr@faV3_Ra. Se os auxiliares de memória não funcionam consigo, registe a palavra num documento e nunca, mas nunca, escreva algo como "password iPad" ou, por exemplo "palavra-chave" no nome desse ficheiro.

 

Varie!

Nunca deve utilizar a mesma palavra-passe e o mesmo nome de utilizador em diferentes serviços Web. Tenha uma password para a sua conta de email, outra para o serviço onde guarda as fotos (e outros dados) e uma outra para os sites que consulta. Faça o mesmo para a conta de email. Por exemplo, pode usar o Gmail para determinados sites e a sua conta de Outlook para outros. Desta forma, se um dos serviços for comprometido, os seus dados de acesso continuam seguros.

 

Mudança permanente

Não deve manter os mesmos dados de acesso a um serviço mais do que seis meses. Ou seja, deve alterar a palavra-passe duas vez por ano. Pelo menos. Não se esqueça que há serviços que estão comprometidos (o eBay esteve dois meses à mercê dos hackers antes da falha de segurança ser descoberta) durante algum tempo sem que os administradores tenham conhecimento. 

 

Dispositivos móveis

Os serviços Nuvem mais populares têm apps para dispositivos móveis. Isto significa que pode tirar uma foto com o telefone e ela passa automaticamente para o armazenamento na Internet. No entanto, essas apps não vêm, por definição, protegidas por password. Quer isto dizer que, depois da configuração inicial, só tem de as abrir para aceder aos ficheiros guardados remotamente. Há duas coisas a fazer. Primeiro, o seu telefone/tablet deve estar sempre bloqueado por palavra-passe (a tal complexa). Segundo, deve definir, nessas apps, sempre que possível, que o acesso ao serviço carece sempre da colocação da password. Se o seu dispositivo for roubado, os ladrões vão ter mais dificuldade em aceder a esses dados. 

 

Bom senso

A Nuvem permite-lhe armazenar todo o tipo de dados. Mas não se esqueça que estes repositórios (devido ao elevado número de utilizadores e densidade de informação) são muito apetecíveis aos hackers. Tenha cuidado com a informação que armazena, principalmente em serviços gratuitos. A informação mais sensível deve manter-se guardada em dispositivos que não têm acesso à Internet. Os dados devem ser encriptados (codificados) e deve utilizar-se uma palavra-passe forte para proteger o seu acesso.  

Palavras-chave Dossiês
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/seis-regras-basicas-para-que-os-seus-conteudos-privados-nao-aparecam-na-net=f887873#ixzz3CA8SBu1N

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Seis regras básicas para que os seus conteúdos privados não apareçam na net Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos