Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua

2 participantes

Ir para baixo

Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua Empty Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua

Mensagem por Vitor mango Ter Set 30, 2014 1:45 am

Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua
PSD/Lisboa considera que a vitória "categórica" do autarca nas primárias "abrevia" a saída da Câmara. Já o PCP secundariza a mudança de rostos e pede outras políticas.
23

Paulo Paixão |
18:37 Segunda feira, 29 de setembro de 2014
Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua Costa-ea36 Depois da vitória nas primárias do PS, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa marcada para terça-feira é esperado que António Costa seja confrontado com uma bateria de perguntas da oposição sobre a sua sucessão na auratquia /  Marcos Borga
Em semana de jackpot no euromilhões, a pergunta do clássico "milhão de dólares" - "Quando sairá António Costa da Câmara de Lisboa? - continua sem resposta.

No dia seguinte à retumbante vitória sobre António José Seguro, ninguém do "staff" de Costa dá sequer um único número que possa ajudar a compor a chave sobre a hora do seu adeus à autarquia. Esta terça-feira à tarde, na reunião da Assembleia Municipal, é esperado que o presidente da Câmara seja confrontado com uma bateria de perguntas da oposição sobre este tema.

Entre a vereação do PSD, depois do expressivo resultado de Costa na noite de domingo, acredita-se que o calendário será acelerado. E, assim, que Fernando Medina passe de número dois a número um antes do que era estimado, ou seja, final do primeiro semestre do próximo ano (meses antes das legislativas, previstas para o começo do outono de 2015).

Para o social-democrata António Prôa, se antes das primárias do PS "a perspetiva era a permanência (de Costa) na Câmara até bastante próximo das legislativas", as coisas mudaram significativamente com a contagem de votos de militantes e de simpatizantes socialistas. "Este cenário de vitória categórica abreviou esse momento", diz António Prôa.

 

A força dos factos
O que muda no essencial? "Já não se trata de um cenário, mas de um facto", afirma Prôa. "E o facto é que Costa terá de assumir a liderança do PS o mais rápido possível", prossegue.

Para esse novo papel, "não estando ele no Parlamento terá de encontrar outros palcos. A menos que Costa cometa o erro de querer usar a Câmara como palco...", sublinha o vereador do PSD, também deputado à Assembleia da República.

Mas mais do que as estratégias que António Costa possa ter em mente, para o vereador do PSD são as exigências dos dois cargos que ditam a não acumulação de funções. "Acho difícil um presidente da Câmara da capital ser capaz de compatibilizar essas funções com as de líder do PS", afirma Prôa.

Mas a pele de analista política não é aquela em que o eleito social-democrata mais gosta de vestir quando é chamado a comentar o futuro de António Costa na autarquia. "A bem da cidade, quanto mais cedo ele sair melhor".

Para Prôa, o desfecho das primárias do PS tem um aspeto positivo: Lisboa voltar a ter "um presidente a tempo inteiro". A gestão "em 'part-time' não é boa para cidade".

 

CDS quer rápido esclarecimento
Já o vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa, João Gonçalves Pereira, exigiu esta segunda-feira, em declarações à Lusa, que António Costa esclareça qual o seu futuro à frente da autarquia, que "não pode ficar órfã, sem liderança política".

Perante os três cenários que diz estarem em cima da mesa - um em que o presidente se mantém na autarquia; um segundo em que sai e se faz substituir pelo vice-presidente Fernando Medina; e um terceiro que é de eleições intercalares" -, Gonçalves Pereira tem "esperança que nos próximos dias" Costa esclareça os lisboetas.

O cenário de eleições intercalares, suscitado pelo CDS, não foi, até ao momento, referido pelo PSD. No entanto, segundo um histórico social-democrata da capital, Victor Gonçalves - ex-vereador em diversos mandatos e atualmente deputado municipal -, "é no mínimo exigível que o PSD peça eleições intercalares".

Para João Gonçalves Pereira, nos últimos quatro meses "os lisboetas notaram um presidente a meio tempo, mas tratou-se de um período excecional". Para o vereador do CDS, "outra coisa é (Costa) perpetuar-se a meio tempo até às eleições legislativas do próximo ano".

 

PCP indiferente às caras
Para os comunistas, o momento da saída de António Costa da Câmara é irrelevante, sendo "uma não-questão", diz Gonçalo Tomé, do organismo concelhio do PCP de Lisboa (DORL). 

"Independentemente das caras, é a política que conta. E a questão é se há uma alteração da política na cidade. E não se vislumbrando qualquer mudança na política implantada em Lisboa, ela será sempre combatida pelo PCP", afirma o responsável da DORL.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/oposicao-na-camara-de-lisboa-quer-que-costa-clarifique-se-continua=f891533#ixzz3Emb3pL13

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua Empty Re: Oposição na Câmara de Lisboa quer que Costa clarifique se continua

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 30, 2014 5:39 pm

.
Já clarificou. Vai ficar com um pé um pé na Câmara e outro em S. Bento. Lá mais para diante, muda o da autarquia para Belém!

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos