Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Mina e o guinéu (moeda)

Ir para baixo

A Mina e o guinéu (moeda) Empty A Mina e o guinéu (moeda)

Mensagem por Vitor mango Seg Out 13, 2014 2:00 am

A Mina e o guinéu (moeda)
 Esta manhã, a propósito de quebrados e medidas do sistema imperial, caiu a conversa no dinheiro inglês e na complicação que aquilo era.
 -- Um xelim são doze dinheiros -- diz-me o meu interlocutor.
 Veio ao caso um passo d' «O Natal do Sr. Scrooge», de Dickens, onde uma inábil tradutora, sem sombra de ideia do que traduzia, verteu uma semanada de 5 xelins e 6 dinheiros (five-and-sixpence no original) numa renda de 5 ou 6 pénis [credo!] por semana.
 Empreendendo agora na questão do velho dinheiro inglês leio que desde a Batalha de Hastings em 14 de Outubro de 1066 (está para fazer anos), a libra se dividiu na Inglaterra em 20 xelins (s. <= lat. solidus) ou 240 dinheiros (d. <= fr. denier <= lat. denarius) -- Ora 240 ÷ 20 = 12, portanto 1s. = 12d. -- um xelim são doze dinheiros! -- Afinal parece fácil.
 Tornando a Dickens recordo-me doutra moeda inglesa em que se também falava: o guinéu (g.). O guinéu é mais de 1 libra; são 21 xelins -- ou 1 libra e 1 xelim, por conseguinte -- e tem a curiosidade de ser (ou haver sido) considerado mais digno nas contas do que a libra; pagar-se-ia a um mesteiral em libras, mas, negócios entre cavalheiros acertavam-se em guinéus (v. Mandy Barrow, «Antigo dinheiro inglês», in Vida e Cultura Britânica).
 Outra curiosidade do guinéu é derivar-lhe o nome da Guiné, a região de África desbravada pelos portugueses no fim do séc. XV, donde afluiu muito ouro à Europa e onde D. João II mandou Diogo de Azambuja levantar a feitoria de São Jorge da Mina em 1482. No pico da exploração do ouro da Mina, nos alvores do séc. XVI, consta que tiraram os portugueses de lá mais de 11 t de ouro por ano...
 Tem graça, pois, que as voltas e os quebrados da libra esterlina -- moeda de prata -- venham lá do Guilherme da Normandia ou até do Carlos Magno. Mas mais graça tem, todavia, que as voltas do guinéu -- moeda de ouro de valor superior à libra -- venham da acção dos portugueses na História Universal.

A Mina e o guinéu (moeda) Amina
Castelo da Mina, mapa português do séc. XVI na Quipaedia.


Escrito com Bic Laranja às 21:45
Verbete | Comentar | Comentários (7) |

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A Mina e o guinéu (moeda) Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117539

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos