Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

palestina a arder

Ir para baixo

palestina a arder Empty palestina a arder

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 18, 2014 10:04 am

Como terror agrava, israelenses e palestinos estão na corrida para o abismo
Mesmo aqueles de centro e de esquerda judeus israelenses que permanecem partidários de dois estados devem reconhecer o quão longe palestino violência adiou chances de um Estado palestino.
Por Don Futterman | 18 de novembro de 2014 | 12:29

Onda de partida terror palestino para se assemelhar a uma guerra religiosa
Por Amos Harel | 18 de novembro de 2014 | 14:37 | 3

Judeus e palestinos sabem como pressionar um do outro botões mais sensíveis; na língua barebones de política popular, eles nos matam e levamos a sua terra.

A atual onda de lobo solitário assassinatos terroristas, ataque não menos de manhã terça-feira adoradores em uma sinagoga de Jerusalém, estão a endurecer o coração dos judeus israelenses: Não só de direita, que já consideram exclusivamente os palestinos a ser uma ameaça, mas também daqueles israelenses remanescentes que se identificam como esquerdistas e centristas simpáticos. Quando eu me vejo um jovem soldado assassinado, alvejado por usar o mesmo uniforme que os meus filhos em breve colocar em diante, meu amparo instintivo oprime o meu intelecto político.

Terrorismo - se assassinatos de baixa tecnologia por veículo e uma faca, ou assassinatos em massa por atentado suicida - não realiza nada para os palestinos. Terror ameaça a segurança pessoal dos israelenses - mas não a soberania nacional de Israel; em última análise, que atrasa o sonho estaduais de palestinos. Na verdade, o terror campanhas antes e depois do assassinato de Rabin e da Segunda Intifada minou os esforços bem-sucedidos, em grande parte para convencer os judeus israelenses para assumir riscos pela paz com os palestinos. Crentes de dois estados precisam reconhecer que os palestinos já poderia ter sido muito mais para seu próprio estado se tivessem abandonado a violência numa época em que a maioria judaica de Israel estava disposto.

Não é difícil entender de onde a raiva de hoje está vindo. 2.100 palestinos, incluindo 500 crianças, foram mortos em uma guerra sem sentido neste verão, e ainda assim as invasões e controle diário da vida dos palestinos por Israel continuou. Os judeus israelenses têm convenientemente reprimido esses fatos agressivos, e quase esquecido todos os mortos palestinos. Enquanto isso, cada vez mais um judeu israelense é assassinado, nossa raiva 'Never Again! "É amarradão. E nós justificar para nós mesmos quase qualquer resposta, independentemente de saber se é proporcional, ou razoável. Os palestinos, por sua vez, vitimados diariamente pela nossa ocupação, parecem ter pouca ou nenhuma responsabilidade pela violência que cometem.

Depois de recentemente marcando o 19º aniversário do assassinato de Yitzhak Rabin,
que é hora de os palestinos e os israelenses deixou de olhar claramente a nossa situação e de-neblina nosso pensamento político. Se queremos conquistar corações e mentes israelenses de volta para, pelo menos, alguma crença em uma solução de dois Estados, temos de reconhecer que o terror palestino destruiu a vontade judaica para assumir riscos pela paz muito mais do que própria retórica direitista de Israel, ao mesmo tempo que fornecida e continua a fornecer essa retórica sua munição mais potente. O surto atual de terror nos lembra dos dias mais negros da segunda intifada; mas não houve período em que os palestinos abandonaram completamente a violência; Hamas o controle de Gaza deu direitista de Israel uma justificativa para zombar Mahmoud Abbas "compromisso com a não-violência por sete longos anos.

Mas depois desses sete anos de abuso verbal por líderes israelenses, e depois de não conseguir unificar o comando político palestino antes ou depois da guerra neste verão, Abbas atacou, a apologia do terror atual e recorrer a uma das táticas mais destrutivas de Yasser Arafat: Reformulando e inflamar a guerra por território judeu-palestino em uma guerra religiosa global. Abbas pediu a todos os muçulmanos para "salvar al-Aqsa", ignorando repetidas afirmações de Netanyahu de que não haverá mudança do status quo no Monte do Templo, preferindo explorar os devaneios populistas de políticos israelenses irresponsáveis como Tzipi Hotovely e Miri Regev (Likud ), que não são levadas a sério pela maioria da população israelense. Nós dissemos-lhe que ele é um terrorista! Os líderes de Israel exultou, orgulhoso de ter esgotado o seu adversário.

Como ele fez por 20 anos, Netanyahu visa prevenir qualquer compromisso que possa levar a um Estado palestino. Dirigindo-se à nação, em horário nobre, na semana passada, ele era como uma figura de cera animatronic preso no modo de bullying. Ele negou pedido de Abbas sobre Al-Aqsa, de passagem, mas exerceu muito mais energia chamando Abbas um mentiroso, ameaçando os palestinos com repressões severas e demonstrando sua insensibilidade surpreendente próprios cidadãos palestinos de Israel. Enquanto isso, seu governo aprovou leis insanas - Frases de 10-20 anos por atirar pedras - como se isso vai parar desesperadas jovens palestinos em Jerusalém Oriental. (Imagine-os definhando na prisão por muito tempo após o ex-PM Ehud Olmert é liberado.) Deve ter tranquilizado Hamas, que viu eles têm um parceiro para a sua dança da morte.

Não há Yitzhak Rabin no horizonte, e não há nenhum palestino Nelson Mandela, certamente não Marwan Barghouti, pedindo uma intifada violenta, de uma prisão israelense.

Na semana passada, em um dos comícios memorial anuais em Tel Aviv, eu vi como o legado de Rabin e de dois estados de um estado divisão esquerda-direita estão silenciosamente dissolvendo - ali, na Praça Rabin, a localização de seu assassinato e epicentro do esquerdista dor. Junto com dezenas de milhares de adolescentes em vários tons de azul movimento da juventude, eu escutei apaixonado chamadas de convivência árabe-judaica, direitos iguais, os valores para substituir materialismo, as chamadas feitas principalmente por colonos de direita ou de seus defensores, os quais, incluindo o presidente do Ruby Rivlin, rejeitar a solução de dois Estados para os quais Rabin perdeu a vida. Por mais que qualquer coisa, o encontro comemorou a colaboração evento de planejamento de movimentos de jovens de esquerda com a sua direita, contrapartida religioso Bnei Akiva, a vanguarda do movimento de liquidação de mais de três décadas. Foi mais um lembrete de que os colonos ganharam a sua campanha para a normalização política e social.

Se aqueles de nós que acreditam em uma solução de dois Estados são para ter alguma chance de progredir, temos de encontrar maneiras de contornar a visão de túnel de nossos líderes de ambos os lados, mas também precisamos de um olhar mais honesto no preço real do violência palestina, a profundidade do ódio e da desconfiança de ambos os lados, e por um eleitorado israelense em que os colonos estão comodamente mainstream.

Don Futterman é o diretor do programa para Israel do Fundo de Moriah, uma fundação americana privada que vem trabalhando para promover a paz em Israel há mais de 25 anos. Ele pode ser ouvido semanal sobre TLV-1 do The Podcast Prometida.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
palestina a arder Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

palestina a arder Empty Re: palestina a arder

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 18, 2014 10:04 am

Depois de recentemente marcando o 19º aniversário do assassinato de Yitzhak Rabin,

quem o matou foim um fanatico ortodoxo

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
palestina a arder Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos