Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Israel de seus sonhos se transformou em um pesadelo: Uma carta para estudantes judeus Israel / Palestina

Ir para baixo

O Israel de seus sonhos se transformou em um pesadelo: Uma carta para estudantes judeus Israel / Palestina Empty O Israel de seus sonhos se transformou em um pesadelo: Uma carta para estudantes judeus Israel / Palestina

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 09, 2014 4:08 pm

O Israel de seus sonhos se transformou em um pesadelo: Uma carta para estudantes judeus
Israel / Palestina
Simona Sharoni em 08 de dezembro de 2014 11 Comentários
Assentamentos israelenses na Cisjordânia (Foto: Reuters)
Assentamentos israelenses na Cisjordânia (Foto: Reuters)
    

Estou escrevendo para você, porque a Israel da minha infância e de seus sonhos tornou-se um pesadelo, o que não podemos mais ignorar. A passagem do "bill judaica Estado-Nação" pelo governo israelense deixa claro o palestino cidadãos de Israel já sabem há anos: que Israel é uma democracia apenas para os judeus. Ao legalizar suas políticas de apartheid, o governo israelense tem nos forçado a reavaliar a nossa relação com Israel.

O ataque militar israelense em Gaza maciça neste verão foi recebido com ampla condenação internacional, criando confusão e angústia entre os judeus da diáspora, especialmente aqueles que se vêem como
progressista. Um número sem precedentes de judeus juntaram organizações como Jewish Voice for Peace, J-Street, e Open Hillel, que condenou o ataque Gaza e ocupação em curso de Israel de forma inequívoca. Ao mesmo tempo, os grupos judaicos tradicionais, incluindo Hillel International, e do grupo de franja AMCHA intensificaram seus esforços contra os membros do corpo docente, como eu, que escrevem e ensinam sobre o conflito israelo-palestiniano e estão profundamente comprometidos com uma paz justa e duradoura no Médio Oriente. Organizações como AMCHA criado e divulgado listas negras McCarthy-like, pedindo-lhe para evitar tomar aulas com a gente ou a leitura de nosso trabalho.

Estou mais preocupado com as implicações desses ataques para você um pouco do que para mim e para os meus colegas. Os seus anos de faculdade representam uma oportunidade incrível, realmente um privilégio, para ampliar seus horizontes intelectuais e de expandir o seu conhecimento para além dos limites do que você estava exposto a crescer. Preocupa-me que os recentes ataques contra a liberdade acadêmica e, especialmente, a rotulagem de organizar em torno de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) como anti-semita vai privá-lo da oportunidade de aprender a abordar o conflito israelense-palestino de várias perspectivas, incluindo aqueles que fazer você se sentir desconfortável.

Eu escrevo para você, porque ele foi o desconforto que sentia como um estudante na Universidade de Haifa no início de 1980 que mudou a minha vida, servindo como um catalisador para uma jornada de transformação pessoal, intelectual e político. Eu não estava preparado para essa mudança mais cedo. Como um aluno do primeiro colegial fui escolhido para fazer parte de uma delegação de jovens para a Inglaterra, patrocinado pela Agência Judaica. Demos apresentações em escolas de ensino médio e ficou com hospedeiras famílias judias. A meio da viagem, de março de 1978, Israel lançou uma invasão em massa no sul do Líbano, conhecida como "Operação Litani", após o ataque terrorista em um ônibus civil, viajando de Haifa a Tel Aviv. Como imagens de civis palestinos mortos e deslocados dos campos de refugiados no sul da Lebaon apareceram nos jornais britânicos e nas telas de TV, tivemos de defender as ações de Israel. Os estudantes judeus e membros da comunidade que nós nos encontramos com criticaram a agressão de Israel, insistindo que não se pode combater a violência com mais violência. Nós não estavam preparados para as suas reacções. Embora alguns de nós estavam desconfortáveis com as imagens de civis inocentes apanhados no fogo, que defendeu o ataque de Israel como um ato de auto-defesa e repetiu um argumento comum de Israel propaganda: que os judeus que gostam de vida pacífica e próspera na diáspora não têm direito de criticar a política de Israel.

Um ano mais tarde, quando me formei no ensino médio, eu comecei meu serviço militar obrigatório. Eu servi no Vale do Jordão, em um papel que me permitiu testemunhar de perto a militarização dos homens jovens. Foi somente durante o serviço militar, que tomei consciência da existência de campos de refugiados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e começou a lidar com a ocupação de pedágio leva em ambos os ocupados e os ocupantes. O que eu aprendi me deixou confuso e frustrado. Mais do que tudo, eu me senti sozinho. Na época, eu não tinha conhecimento de quaisquer organizações israelenses e judeus que expressaram publicamente reservas com invasão do Líbano por Israel e sua ocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Tudo mudou quando eu matriculado como estudante de graduação na Universidade de Haifa, no outono de 1982. Tive a sorte de estudar com professores brilhantes que me expostos a novas idéias e perspectivas. Fora da sala de aula, comecei a organizar juntamente com estudantes palestinos cujo compromisso com a justiça e igualdade era contagiante. A mudança em minhas visões políticas não aconteceu durante a noite e eu experimentei muitos momentos de desconforto ao longo do caminho, muitas vezes, quando fui confrontado com novas informações sobre a agressão de Israel. Em retrospecto, percebo que houve momentos em que eu vi ou ouvi me fez sentir culpa ou vergonha, mas ao invés disso eu tenho defensiva, porque aceitar a verdade ia contra tudo o que foi ensinado, para não mencionar a minha família e da comunidade.

O privilégio de estudar sobre o conflito me permitiu transformar momentos de desconforto em oportunidades de aprendizagem. Os estudantes palestinos que conheci elogiou meus estudos por me convidar para suas casas e aldeias para testemunhar em primeira mão a discriminação de que são experimentados como cidadãos, de 1948 Israel. Minha primeira visita a um campo de refugiados na Cisjordânia foi um importante ponto de viragem. As condições inabitáveis no campo me fez pensar em como eu imaginava o campo de concentração de meu pai morava em como uma criança durante o Holocausto. Eu não poderia ficar em silêncio anymore. O risco de não falar até parecia maior do que o risco de ser chamado de traidor. Eu conquistei meu desconforto, transformando a minha culpa em uma responsabilidade de agir. Meu pai, um sobrevivente do Holocausto que, com a idade de 13 anos, testemunhou o assassinato do meu avô em um campo de concentração, não podia perdoar a comunidade internacional por seu silêncio e por não agir a tempo. Um militante sionista, meu pai usou o mantra "Never Again" para justificar a agressão de Israel contra os palestinos. A interpretação exclusiva de "Never Again" não fazia sentido para mim. Ficou claro para mim que a memória traumática do Holocausto deveria inspirar em nós a compaixão para outros grupos perseguidos, começando com os palestinos.

Eu estou compartilhando minha história de reconhecer que o desconforto que alguns de vocês se sentem em seu campus universitário é real. Embora as imagens e as informações que você vê ao seu redor podem não refletir a Israel dos seus sonhos, eles não são anti-semita. Na verdade, a rotulagem de seu desconforto anti-semitismo, ou permitir que outros para convencê-lo de que este é o caso, pode realmente prejudicar a nossa luta coletiva contra todas as formas de racismo, incluindo o anti-semitismo. Transformar o seu desconforto e frustração em ataques a estudantes de Justiça na Palestina ou participando da demonização de acadêmicos e movimentos críticos de Israel não vai livrá-lo de seu desconforto. Os desafios que enfrentamos são uma oportunidade para aprender e crescer, pessoal e intelectual, mesmo se você não mudar seus pontos de vista políticos.

Os judeus sempre se orgulharam de ser o "povo do livro." Você pode transformar seu desconforto em uma oportunidade de expandir o seu conhecimento do conflito israelense-palestino por prestando muita atenção às narrativas palestinos, que a maioria de nós não tenham sido expostos a crescendo. A adopção pelo governo de Israel do "Jewish Nation-State Bill" é uma chamada wake-up rude com judeus em toda parte. O Israel de nossos sonhos é um estado de apartheid e seus líderes parecem certos de que eles têm o nosso apoio. É hora de acordar e falar-se, antes que seja tarde demais. Estudantes judeus nos campi universitários na diáspora pode servir de exemplo para os seus colegas judeus em Israel, mantendo Israel responsável e insistindo que ele adere aos princípios democráticos e respeita o direito internacional.
- Veja mais em: http://mondoweiss.net/2014/12/nightmare-letter-students#sthash.wQioMY6P.dpuf

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O Israel de seus sonhos se transformou em um pesadelo: Uma carta para estudantes judeus Israel / Palestina Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos