Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maio de 68

Ir para baixo

Maio de 68 Empty Maio de 68

Mensagem por Vitor mango Sáb Jan 10, 2015 1:57 am

Se bem me lembro a juventude veio para a rua berrar varias coisas e os intelectuais a garantirem o amen

As potencias coloniais saídas e a sair da descolonização geriam mal o problema enquanto Salazar no seu cantinho dizia como se fazia a descolonização convencido da sua verdade 
Brigite Bardot vendia filme trás de filmes enquanto as italianas de fartos peitos punham o Fellini a mostrar como se podava 
Estou a cozer mal os tempos mas aqui vai a dica

ARGELIA fervia de liberdade e o Kennedy berrava na america 
- Liberdade para a Argélia já ! O que deu uma grande bronca inter amantes 
Lembro-me de estar em Italia e passar por uma manifestação das Brigadas vermelhas ( que na altura nem liguei )

Na Argélia o exercito ocupa o poder com três generais e por toda a Africa começa a ferver o terror 
Charles de Gaulle da um murro na mesa e grita

- O baile acabou !


O tal jornal Charles aparece nesta altura enquanto em Portugal o Vilhena tentava o mesmo mas a pide só o deixava mostrar gajas de peito grande ...politica na altura só frases curtas no Parque mayer ou nas notas do Dia do Diário de Lisboa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Maio de 68 Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Maio de 68 Empty Re: Maio de 68

Mensagem por Vitor mango Sáb Jan 10, 2015 1:59 am

Em Maio de 1968 (mais referido como Maio de 68) uma greve geral estala na França. Rapidamente adquire significado e proporções revolucionárias, mas é desencorajada pelo Partido Comunista Francês, de orientação Stalinista, e finalmente suprimida pelo governo, que acusa os Comunistas de tramarem contra a República.
Alguns filósofos e historiadores afirmaram que essa rebelião foi o acontecimento revolucionário mais importante do século XX, porque não se deveu a uma camada restrita da população, como trabalhadores ou minorias, mas a uma insurreição popular que superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe.
Começou como uma série de greves estudantis que irromperam em algumas universidades e escolas de ensino secundário em Paris, após confrontos com a administração e a polícia. A tentativa do governo gaullista de esmagar essas greves com mais ações policiais no Quartier Latin levou a uma escalada do conflito que culminou numa greve geral de estudantes e em greves com ocupações de fábricas em toda a França, às quais aderiram dez milhões de trabalhadores, aproximadamente dois terços dos trabalhadores franceses. Os protestos chegaram ao ponto de levar o general de Gaulle a criar um quartel general de operações militares para obstar à insurreição, dissolver a Assembléia Nacional e marcar eleições parlamentares para 23 de Junho de 1968.
O governo estava em vias de colapso (de Gaulle chegou a refugiar-se temporariamente numa base da força aérea na Alemanha), mas a situação revolucionária dissipou-se quase tão rapidamente quanto havia surgido. Os operários voltaram ao trabalho, seguindo a direção da Confédération Générale du Travail, a federação sindical de esquerda, e do Partido Comunista Francês (PCF). Após as eleições, em Junho, o partido Gaullista emergiu ainda mais poderoso do que antes.
A maioria dos insurretos eram adeptos de idéias esquerdistas, comunistas ou anarquistas. Muitos viam os eventos como uma oportunidade para sacudir os valores da "velha sociedade", contrapondo idéias avançadas sobre a educação, a sexualidade e o prazer. Entre eles, uma pequena minoria, como o Occident, professava idéias de direita.
Um filme de Bernardo Bertolucci, Os Sonhadores, narra a história de três jovens que, durante o Maio de 1968, vêem a revolução acontecer pela janela do quarto. No extras de um DVD do filme há um documentário sobre a época.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Maio de 68 Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos