Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau

Ir para baixo

Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau Empty Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau

Mensagem por Vitor mango Dom Mar 01, 2015 9:26 am

Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau
Geólogos de Macau, Portugal e da China estão juntos num projeto de investigação para estudar a petrologia e geoquímica das rochas magmáticas que tem como objetivo final chegar ao 'fundo' das origens de Macau.
Mundo
Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau Naom_53eb7a3c4ee31
Lusa
14:55 - 01 de Março de 2015 | Por Lusa

"A ideia é tentar perceber como é que Macau surgiu no planeta", sintetizou a coordenadora do projeto, Ágata Alveirinho Dias, do Instituto de Ciência e Ambiente da Universidade de São José, à agência Lusa.
PUB

Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau AdServerEstudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau Lg.php?bannerid=192298&campaignid=117891&zoneid=2925&OACBLOCK=86400&OACCAP=6&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto
O projeto, intitulado MagIC, proposto pela geóloga de Macau, com a colaboração de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Geoquímica de Guangzhou da Academia de Ciências Chinesa, vai ser totalmente financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia de Macau, no valor de cerca de 2,7 milhões de patacas (301 mil euros).
Segundo Ágata Alveirinho Dias, com a duração prevista de três anos, o projeto vai desenrolar-se em "três grandes frentes". A primeira "passa por atualizar a Carta Geológica de Macau" que, ao contrário da maioria dos territórios de todo o mundo, não se encontra pormenorizada e acessível a todos.
"O trabalho de cartografia mais relevante foi realizado pelos Serviços Geológicos de Portugal em 1992" e está disponível apenas em Portugal, em língua portuguesa e em versão papel.
Assim, explicou, "um dos objetivos é, além de atualizar a carta, publicar a informação em três línguas: nas duas oficiais de Macau -- português e chinês --, em inglês e em versão digital".
Essa carta é da autoria de Luísa Duarte Ribeiro que integra o projeto como consultora.
Ágata Alveirinho Dias destaca a importância da Carta Geológica como "base" para estudos e projetos de investigação de áreas mais aplicadas, além da geologia, destacando nomeadamente o campo do ordenamento do território e ambiente, mas também, e até, da engenharia civil, pois afigura-se útil um conhecimento mais detalhado do subsolo.
O projeto compreende "a recolha, junto do repositório do LNEG, de amostras retiradas de locais de Macau que hoje são inacessíveis por causa da intensa construção", e trabalho 'in loco' de "caracterização petrológica e estrutural, com recurso a técnicas petrológicas e de geoquímica elementar e isotópica para uma percepção da origem e evolução dos magmas que deram origem às rochas do território", detalhou a geóloga.
Essas amostras serão datadas, a fim de se conhecer a cronologia dos vários eventos magmáticos que compõem esta zona geográfica, fornecendo uma base para comparações regionais que, em última análise, permitirão ter uma compreensão mais precisa da evolução tectónico-magmática do sul da China.
Na missão de recolha de amostras em campo, em zonas onde tal ainda é possível, a equipa de investigadores -- formada por sete pessoas, incluindo estudantes -- vai contar com a ajuda de empresas de construção civil, adiantou Ágata Alveirinho Dias.

Estudos apontam que a maioria das rochas magmáticas do sudeste da China surgiu na era mesozoica --, ou seja, no tempo dos dinossauros, que decorreu entre há 250 milhões e 65 milhões de anos.
O projeto de investigação pretende alcançar os primórdios, determinando as diferentes idades, a sua origem e as razões que desencadearam o seu aparecimento, indicou a geóloga, que concebeu o projeto como uma forma de dar o seu "contributo" para o território.
A terceira frente do MagIC, a ser executada ao longo da investigação, consagra ações de divulgação científica junto de instituições de ensino e do público em geral, com o propósito de explicar de forma simplificada, a origem e evolução geológica de Macau.
O sul da China, onde Macau se inclui geológica e geograficamente, é conhecido por grandes volumes de rochas graníticas do mesozoico, que ocupam uma área estimada de cerca de 135.000 km2, pelo que figura como a região ideal para o estudo das mesmas e dos processos petrogénicos e ainda para restringir a evolução dos setores da crosta terrestre.
Com base nos dados compilados na Carta Geológica de Macau de 1992, e descritos no portal do MagIC, as rochas graníticas terão aflorado durante o Jurássico Médio e o Superior parecendo ser da mesma idade de granitos formados nos territórios vizinhos, como Hong Kong e Guangzhou, onde, ao contrário de Macau, têm sido objeto de um crescente número de publicações

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Estudo Equipa de geólogos investiga as origens de Macau Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos