Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa

2 participantes

Ir para baixo

Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa Empty Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa

Mensagem por Vitor mango Dom Abr 12, 2015 4:15 am

Público.
Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa
FÉLIX RIBEIRO 11/04/2015 - 16:29
Há quatro meses que o francês Laurent Stéfanini espera aprovação para ser embaixador na Santa Sé. Fontes do Vaticano dizem que o seu nome já foi chumbado.


A posição de tolerância aos homossexuais associada ao Papa Francisco pode estar em risco TONY GENTILE / REUTERS

O Vaticano ainda não respondeu à nomeação de Laurent Stéfanini para o cargo de embaixador francês na Santa Sé. O pedido de confirmação já foi enviado no dia 5 de Janeiro pelo Governo de Paris. O gabinete de imprensa do Vaticano recusou comentar o caso, mas o silêncio está a ser interpretado como uma maneira subtil – uma “maneira muito jesuíta”, nas palavras do Libération – de afirmar que a Santa Sé não vê com bons olhos o nome de Stéfanini por este ser homossexual.
Esperava-se que o pedido de aprovação da nomeação tivesse tido resposta à data de saída do antigo embaixador francês, em Fevereiro. Caso se confirme que o nome de Stéfanini tenha sido recusado pela Santa Sé devido ao facto de este ser abertamente homossexual – como já avançaram fontes anónimas do Vaticano à imprensa francesa e italiana –, o caso pode manchar a imagem de tolerância associada ao Papa Francisco.
Bergoglio disse em 2013 que não lhe cabia a ele “julgar” a orientação sexual de um católico e que os homossexuais “não devem ser julgados nem marginalizados”, mas sim “integrados na sociedade”. Porém, é contra o casamento gay e contra a adopção por casais do mesmo sexo.
Laurent Stéfanini foi escolhido directamente pelo Presidente francês, François Hollande e recebeu a aprovação do arcebispo de Paris. Este último escreveu pessoalmente ao Papa Francisco sobre o tema, de acordo com o Libération. Stéfanini, aliás, é encarado como o candidato de eleição para o cargo de embaixador francês na Santa Sé. O Corriere della Sera fala de “um homem com uma cultura excepcional” e, ao Independent, fontes do ministério francês dos Negócios Estrangeiros afirmaram que Stéfanini é “o melhor candidato possível para o cargo”.
Stéfanini foi já o número dois da embaixada de França na Santa Sé, cargo que desempenhou de 2001 a 2005, durante o papado de Bento XVI, agora Papa emérito. Laurent Stéfanini passou depois para o Eliseu, onde ocupou o cargo de chefe de protocolo ao longo das presidências de Nikolas Sarkozy e Hollande.
Esta não seria a primeira vez que um candidato a embaixador na Santa Sé seria recusado pelo Vaticano, embora, em casos anteriores, as decisões fossem justificadas com o civil dos nomeados. Em 2008, o Vaticano recusou aceitar como embaixador outro francês, Jean-Loup Kuhn-Delforge, por este viver em regime de união de facto com outro homem. Também um candidato argentino a embaixador na Santa Sé, este heterossexual, esbarrou contra a vontade do Vaticano, neste caso por se ter voltado a casar depois de um divórcio.
Francisco e a homossexualidade
Os comentários do Papa Francisco em 2013 foram recebidos como um sinal de que a Igreja Católica poderia estar prestes a entrar num período de relativa abertura ao tema da homossexualidade. Em Outubro do ano passado, o Papa reuniu o sínodo de bispos no Vaticano para debater o assunto da família na sociedade contemporânea. A Santa Sé manteve a condenação à homossexualidade, mas o comunicado que saiu do sínodo apontou para alguma abertura, ao dizer que a comunidade católica deveria “aceitar e valorizar” indivíduos homossexuais.

Mas, mais recentemente, o Papa foi mais severo nas suas declarações sobre o casamento homossexual. “A família está também ameaçada pelo esforço crescente de alguns para que se redefina a própria instituição do casamento, pela relativização, pela cultura do efémero”, disse o Papa em visita às Filipinas, em Janeiro. Francisco fez ainda referência ao que designou por “colonização ideológica”, abordando assim a liberalização do casamento em vários países desenvolvidos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa Empty Re: Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 12, 2015 4:14 pm

.
A hipocrisia do costume - olha para o que eu digo, não para o que eu faço!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa Empty Re: Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa

Mensagem por Vitor mango Seg Abr 13, 2015 1:02 am

Joao Ruiz escreveu:.
A hipocrisia do costume - olha para o que eu digo, não para o que eu faço!

Twisted Evil

Os católicos lidam mal com sexo

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Silêncio sobre embaixador homossexual mancha imagem de tolerância do Papa Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos