Galileu olhou viu e anotou
2 participantes
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Magazine do PESSOAL- Miscelânea a bombar tudo para todos os gostos
Página 11 de 34
Página 11 de 34 • 1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 22 ... 34
Galileu olhou viu e anotou
Relembrando a primeira mensagem :
Opinião
A grande evasão
Vasco Pulido Valente
06/06/2015 - 07:44
O futebol, a obsessão com a cozinha e os concertos de música popular são três maneiras de resistir à realidade doméstica e ao desespero a que ela nos reduziu
O treinador do Benfica mudou-se para o Sporting. Isto bastou para provocar uma polémica nacional. Parecia que o Presidente da República tinha morrido ou que o dr. Costa se tinha demitido do PS.
As televisões não pararam de falar do caso como se o resto do mundo não existisse e os jornais também não falaram de outra coisa, com a esperança absurda de que o “escândalo” lhes fizesse subir as vendas. Não houve injúria, acusação ou ignomínia que se poupasse de lado a lado. A fúria e até o ódio rebentavam por toda a parte. Alguns políticos, como sempre, manifestaram o seu espanto e a sua indignação. Outros não hesitaram em se meter na polémica. Mas nem um único verdadeiramente percebeu o que se passava: os portugueses transferiram as suas paixões gregárias do desesperado destino do país para o futebol.
E não só para o futebol. Quem for lendo com paciência a imprensa indígena acaba por verificar que a maior parte do espaço é reservado a hotéis, férias, restaurantes, chefs e receitas. São páginas atrás de páginas de cozinha regional e gourmet, de mesas postas com os requintes da arte, de fotografias de pratos artisticamente arranjados (com uma especial atenção à cor e ao volume), de menus descritos com minúcia numa prosa suculenta e rendida. Que será esta extravagância num país pobre e sem futuro? Anda por aí gente capaz de pagar aqueles preços, que vivem na clandestinidade e nós não conhecemos? E que gozo tira o leitor pelintra dessa exibição de riqueza e “gosto”, em que nunca tocará? Ou o espectáculo só por si o consola da comida “feita” e congelada, que a miséria lhe impõe?
O país deixou de acreditar no governo e na oposição. Mas claramente gosta de se sentir parte de um “grupo”. Um “grupo” pequeno como nas conferências, nos debates, nos simpósios, nas feiras, nos congressos, para que diariamente o levam os chamados “organizadores de eventos”; ou, pelo contrário, um grupo imenso congregado à volta de um cantor ou de uma “banda” de música popular (normalmente com um nome inglês), que permite ao público uma histeria branda, de acordo com a ordem pública e os nossos costumes. A desfilada destes génios, ou mais do que isso, é contínua e no Verão, que está a chegar, inunda Portugal inteiro. Por causa do turismo? Em parte. Mas desconfio que principalmente para se sentir “em comunidade”. O futebol, a obsessão com a cozinha e os concertos de música popular são três maneiras de resistir à realidade doméstica e ao desespero a que ela nos reduziu. É uma evasão, uma grande evasão.
Vitor mango- Pontos : 118212
Re: Galileu olhou viu e anotou
kuidadu ka pila
tena3Noticias @A3Noticias 53 minHá 53 minutos
Cinco cosas que no sabías sobre el pene. 1- Fumar lo acorta un centímetro http://atres.red/7eivt
Aguiar-Branco debaixo de fogo. Generais arrasam ministro da Defesa
26.06.2015
Carlos Abreu
26.06.2015
Carlos Abreu
Mais de uma centena de oficiais, entre os quais estavam sete antigos generais e almirantes chefes de Estado-Maior, desfizeram num jantar em Lisboa os últimos quatro anos de governação no sector da Defesa. O ministro desvalorizou o encontro
Eurogrupo critica ideia "triste" do referendo, na Grécia já há filas para levantar dinheiro
Fotogaleria
Em Actualização: Presidente do Eurogrupo classifica a proposta de referendo como "uma decisão triste", que fecha a porta às negociações com os parceiros. Comissário Pierre Moscovici acredita que ainda é possível alcançar um acordo.
Governo português é o mais anti-Grécia, afirma o Financial Times
Pedro Passos Coelho é descrito pelo influente jornal económico britânico como sendo a “personificação da visão ortodoxa” das políticas de austeridade e por...www.esquerda.net
Fisco penhora comida servida numa refeição em fevereiro
Nem o empregado do restaurante escapou à fúria dos impostos. Vai fazer companhia às gambas e ao bacalhau
expresso.sapo.pt
001Pts Portugal @1001ptsPT 11 hHá 11 horas
Homem que protegeu a mulher de ataque terrorista está "estável" http://www.1001portails.com/zzfmhldgji
Homem que protegeu a mulher de ataque terrorista está "estável" http://www.1001portails.com/zzfmhldgji
sa Silva retweetou
ILoveItaly @I__Love__Italy 5 hHá 5 horas
Roccantica
ILoveItaly
Roccantica
O "sucesso" do resgate português é uma história de crianças
No momento em que todos reconhecem que a Europa vive um momento histórico, correndo o risco de desmembramento com a possível saída da...vaievem.wordpress.com
érie "20 Momentos Marcantes dos Jogos Olímpicos", a revolução do atleta Dick Fosbury na Cidade do México em 1968
operamundi.uol.com.br
Cidade do México, 1968 - Técnica revolucionária de Dick Fosbury muda para sempre salto em altura
A cada salto, a multidão gritava “olé”: Fosbury se aproximava do sarrafo descrevendo uma curva, depois dava um impulso apoiando-se no pé...operamundi.uol.com.br
PSIS VERBIS
"Europa não tem líderes, tem mangas de alpaca com falta de visão histórica" [Vídeo]
As últimas notícias, opinião, fotos e vídeos de Lisboa, Porto, Portugal, Europa e do Mundo. A melhor fonte de informação de economia, política, cultura, ciência,...
publico.pt
"Europa não tem líderes, tem mangas de alpaca com falta de visão histórica" [Vídeo]
As últimas notícias, opinião, fotos e vídeos de Lisboa, Porto, Portugal, Europa e do Mundo. A melhor fonte de informação de economia, política, cultura, ciência,...
publico.pt
era Mundi
10 h ·
"Pensaram que este governo de esquerda seria um parêntesis e vão se enganar. (…) Este é o primeiro governo que faz o que promete. Prometemos negociar com dureza e é o que estamos fazendo", enfatizou o premiê da #Grécia.
operamundi.uol.com.br
10 h ·
"Pensaram que este governo de esquerda seria um parêntesis e vão se enganar. (…) Este é o primeiro governo que faz o que promete. Prometemos negociar com dureza e é o que estamos fazendo", enfatizou o premiê da #Grécia.
Tsipras diz que renuncia ao cargo de premiê caso 'sim' ganhe no referendo sobre dívida grega
“Propusemos um acordo mais justo socialmente e que haja uma negociação sobre a dívida. Se não aceitam isso, o que posso fazer?”, questionouoperamundi.uol.com.br
Autor de decapitação em Lyon nega motivos religiosos
Ontem
O autor confesso do crime da passada sexta-feira no leste de França, Yassin Salhi, negou ter agido por razões religiosas, indicaram fontes próximas da investigação citadas pela imprensa local.
Emmanuel Foudrot/Reuters
Yassin Salhi, de 35 anos, de cara coberta
I
Desde domingo submetido a interrogatório nas instalações da polícia antiterrorista, nos arredores de Paris, para onde foi transferido de Lyon, o suspeito assegurou aos investigadores que cometeu o assassínio após uma discussão que tivera alguns dias antes com o seu chefe, segundo a rádio France Info.
Ontem
O autor confesso do crime da passada sexta-feira no leste de França, Yassin Salhi, negou ter agido por razões religiosas, indicaram fontes próximas da investigação citadas pela imprensa local.
Emmanuel Foudrot/Reuters
Yassin Salhi, de 35 anos, de cara coberta
I
Desde domingo submetido a interrogatório nas instalações da polícia antiterrorista, nos arredores de Paris, para onde foi transferido de Lyon, o suspeito assegurou aos investigadores que cometeu o assassínio após uma discussão que tivera alguns dias antes com o seu chefe, segundo a rádio France Info.
Retrato de Bento XVI feito com preservativos irrita arcebispo
PÚBLICO
2 comentários
275 partilhas
O Milwaukee Art Museum incorporou obra na sua colecção. Arcebispo não gostou.
PSP
Trânsito cortado junto às partidas do Aeroporto de Lisboa devido a "viatura suspeita"
boloposte @boloposte 22 hHá 22 horas
Fortíssimo também nas contas de somar com números grandes.
Fortíssimo também nas contas de somar com números grandes.
A origem do sinônimo “PILA” para dinheiro.“O termo pila vem de Pilla, que foi um político Raul Pilla, secretário da agricultura do RS em 1936, que segundo consta, em determinada eleição distribuía metade da nota de dinheiro para os eleitores que estavam prestes a votar, na promessa de entregar a outra metade se fosse eleito. Os cabos eleitorais entregavam a metade da nota dizendo o nome do canditato “Pilla”… e este termo para dinheiro chamado de “Pila” foi rapidamente assimilado pelos populares, espalhando-se como sinônimo de “dinheiro”, inclusive em (SC) e depois pelo resto do Brasil, já que muitos gaúchos com o passar do tempo migraram para outros estados do país.”
Fonte: Irmão Elvo Clemente, pró-reitor da PUC-RS, poeta, escritor, membro da Academia Rio Grandense de Letras – Brasil.
"A verdadeira intenção da minha prisão sem fundamento não foi perseguir crime nenhum, mas tão só impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas"
Sócrates diz estar a ser "vítima" de uma "monstruosa injustiça"
José Sócrates diz que foi detido e continua preso apenas para impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas. Numa entrevista conjunta à TSF e ao...
sicnoticias.sapo.pt
.
Sócrates diz estar a ser "vítima" de uma "monstruosa injustiça"
José Sócrates diz que foi detido e continua preso apenas para impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas. Numa entrevista conjunta à TSF e ao...
sicnoticias.sapo.pt
.
Afinal, está tudo em aberto em Atenas e em Bruxelas ainda se negoceia
Maria João Guimarães (em Atenas), Miguel Castro Mendes (Bruxelas) e Sofia Lorena
Dia de propostas, recusas e a confirmação de que ninguém deixou a mesa das negociações. Governo grego admite até desconvocar o referendo. Tudo depende de conseguir um terceiro empréstimo e uma reestruturação da dívida.
Página 11 de 34 • 1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 22 ... 34