Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

JTA - "Nos Estados Unidos," o judaísmo conservador 'é um sinônimo de fracasso.

Ir para baixo

JTA - "Nos Estados Unidos," o judaísmo conservador 'é um sinônimo de fracasso. Empty JTA - "Nos Estados Unidos," o judaísmo conservador 'é um sinônimo de fracasso.

Mensagem por Vitor mango Qua Out 14, 2015 5:31 am

JTA - "Nos Estados Unidos," o judaísmo conservador 'é um sinônimo de fracasso. "Assim escreve o jornalista israelense Yair Ettinger depois de entrevistar um espectro de líderes religiosos judeus americanos. Se, como parece, esse julgamento se tornou a nova sabedoria convencional, nós a rejeitamos como tanto impreciso e destrutiva.

A justificativa para uma generalização grosseira tal reside no declínio do número de judeus que se identificam com o rótulo de conservador. Nas décadas após a Segunda Guerra Mundial, e como recentemente, em 1990, a parte dos judeus americanos auto-identificados como conservador. Mais recentemente, o Centro de Pesquisas Pew constatou que até 2013, a proporção Conservador havia caído para 18 por cento. Essa perda quantitativa resultou em uma população cada vez menor de membros da sinagoga, menos alunos matriculados em escolas dia Solomon Schechter - embora não em acampamentos de verão Ramah - e recursos financeiros mais limitados para o movimento conservador.

Despojada de qualquer contexto, estas tendências parecem apontar para o fracasso. Mas uma abordagem mais ponderada pode primeiro perguntar: em comparação com o que?

É verdade que os declínios na identificação Conservador são notáveis ​​em relação à afluência populações ortodoxas haredim e os crescentes números ortodoxos modernos. Mas esses são os padrões que nenhum grupo não-ortodoxo tem correspondido. Portanto, a questão mais pertinente é: como judeus conservadores se comparam com as outras populações não-ortodoxos?

Podemos começar com a "quota de mercado". De acordo com o estudo da Pew, os judeus conservadores compreendem 20 por cento dos judeus não-ortodoxos 45-59 anos de idade e não menos (20 por cento) entre aqueles com idade entre 30-44. Em outras palavras, a proporção conservador da população judaica não-ortodoxo está segurando firme.

Em comparação, 47 por cento dos não-ortodoxos judeus 45-59 identificam como Reforma, mas entre os seus homólogos 30-44, a percentagem de Reforma cai para 30 por cento (com os não-judeus denominação pegar a folga).

Além do mais, os judeus conservadores têm taxas de natalidade mais elevadas do que a Reforma e os judeus não-denominationally identificados. Sua taxa de casamentos mistos é muito menor do que para outros judeus não-ortodoxos. Para aqueles casar desde 2000, 39 por cento dos judeus conservadores levantou-casado não-judeus, em comparação com cerca de 80 por cento para aqueles criados como Reforma ou não denominacional. Os judeus conservadores são muito mais propensos a matricular seus filhos em formas mais intensivas de escolaridade judaica e acampamento de verão do que outros judeus não-ortodoxos.

Entre os membros de sinagogas Conservador e Reformista, grandes lacunas abertas entre eles quando eles são questionados sobre seu apego à Israel, a participação em serviços de Shabat, o envolvimento com organizações judaicas ea importância de ser judeu em suas vidas. Por todas estas e outras medidas de envolvimento judaico, fiéis conservadores estão muito mais empenhados do que suas contrapartes de reforma.

Os efeitos positivos de uma educação judaica conservador são mais dramaticamente evidente na categoria 30-44. Na comparação Conservador-raise com indivíduos levantou-Reforma nessa faixa etária, verificamos que os primeiros são muito mais propensos a jejuar no Yom Kippur; duas vezes mais probabilidade de pertencer a uma sinagoga e sentir que ser judeu é muito importante para eles; três vezes mais prováveis ​​de enviar seus filhos à escola dia; quatro vezes mais susceptíveis de velas de Shabat luz normalmente; e cinco vezes mais chances de manter o que eles consideram como uma casa kosher.

Por que, então, toda a conversa contundentes sobre a falha? Como o movimento no centro, judaísmo conservador tomou a ira de grupos à sua direita e à sua esquerda desde a sua fundação.

Hoje, alguns no mundo ortodoxo centrista estão em campanha para acabar com abordagens mais de mente aberta para a Ortodoxia moderna e achar que é conveniente para menosprezar seus inimigos ou como judeus cripto-conservador ou como ir para o caminho mesmo "não" como o movimento conservador. Para a esquerda, ele tem sido conveniente para criar a ilusão de que a população judaica se divide em apenas dois campos - entre os ortodoxos e todos os outros supostamente marchando sob um chamado religiosamente banner "liberal". A linguagem dicotômica de "ortodoxos" e "liberal" borra distinções muito reais em compromissos judeus e resultados entre Conservador, Reforma e judeus não denominacionais.

Se procuramos reforçar a vida judaica americana, não faz sentido para humilhar e destituir um movimento com um histórico comprovado de produzir e reter os judeus mais altamente engajados do que qualquer outro no mundo não-ortodoxo. E se o objetivo é reconstruir o que nós termo "meio judeu" como um passo necessário para revigorar a vida judaica fora da Ortodoxia, atacando o Judaísmo Conservador é auto-destrutivo.

Não seria a abordagem mais responsável por aqueles que professam se preocupam com a vitalidade do judaísmo americano ser o de ajudar o movimento conservador - mesmo a elogiá-lo - para que ele possa continuar a produzir, mobilizar e servir judeus comprometidos?

Jack Wertheimer é um professor de história judaica americana no Jewish Theological Seminary. Steven Bayme foi professor visitante no Jewish Theological Seminary. Steven M. Cohen é professor da Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion e diretor do Arquivo Política Berman judaica na Universidade de Stanford.
Leia mais: http://www.haaretz.com/jewish-world/jewish-world-opinions/1.680364?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
JTA - "Nos Estados Unidos," o judaísmo conservador 'é um sinônimo de fracasso. Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos