Portugal faz HOje anos e os espiritos não são santos
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
Página 1 de 1
Portugal faz HOje anos e os espiritos não são santos
Tenho-me coçado Inúmeras vezes das razões da existência de Portugal e das razões de não termos sido engolidos pelos espanos ou o mundo de estar a cacar para o nosso decife
Foi Sommerset Maughan o mestre genial dos contos que me lançou algumas pistas ao descrever-me,e a existência do nosso embaixador em Macau isolado de tudo do pais do governo mas a conservar o seu amor á pátria
Depois foi no Brasil IMENSO ONDE VI tudo o que era raça e Kredo numa mistura louca que me obrigou a descobrir causas e casualidade
E encontrei-a
A rainha Pia de piedoso mas não de piar chamou o seu confessor i
indicou-lhe que queria varrer Lisboa dos Boys e o melhor seria manda-lo para o Brasil
E Lisboa engajou tudo o que tivesse mais de 18 anos ( o termo gajo deriva daqui )
E abalaram todos para o Brasil
E havia uma ordem que mulher portuguesa não ia para colónias ( o oposto dos espanhóis ) - adoramos santas para as pregar no altar ou coser ( ou KUzer =Litro ) meias
No Brasil haviam índias para a hipótese de namoro
O)s índios fazia sexo em pé e aqui que valente e tinha ido á Índia da Ásia e trazido o kama sutra
- Bumba bumba na caneca
...e aldeias dos índios povoaram-se de mestiços os mamelucos que mais tarde foram vitais na colonização
O Drama foi o padre explicar á rainha o que tinha acontecido com os "gajos "
Se contou ou não ela soube das virtudes nacionais
Perceberam o tema ou querem que eu chame o Costa ou a família do Costa
Foi Sommerset Maughan o mestre genial dos contos que me lançou algumas pistas ao descrever-me,e a existência do nosso embaixador em Macau isolado de tudo do pais do governo mas a conservar o seu amor á pátria
Depois foi no Brasil IMENSO ONDE VI tudo o que era raça e Kredo numa mistura louca que me obrigou a descobrir causas e casualidade
E encontrei-a
A rainha Pia de piedoso mas não de piar chamou o seu confessor i
indicou-lhe que queria varrer Lisboa dos Boys e o melhor seria manda-lo para o Brasil
E Lisboa engajou tudo o que tivesse mais de 18 anos ( o termo gajo deriva daqui )
E abalaram todos para o Brasil
E havia uma ordem que mulher portuguesa não ia para colónias ( o oposto dos espanhóis ) - adoramos santas para as pregar no altar ou coser ( ou KUzer =Litro ) meias
No Brasil haviam índias para a hipótese de namoro
O)s índios fazia sexo em pé e aqui que valente e tinha ido á Índia da Ásia e trazido o kama sutra
- Bumba bumba na caneca
...e aldeias dos índios povoaram-se de mestiços os mamelucos que mais tarde foram vitais na colonização
O Drama foi o padre explicar á rainha o que tinha acontecido com os "gajos "
Se contou ou não ela soube das virtudes nacionais
Perceberam o tema ou querem que eu chame o Costa ou a família do Costa
ndios – Os Primeiros Habitantes do Brasil
- Índios – Os Primeiros Habitantes do Brasil
As comunidades indígenas são marcadas por uma ampla diversidade de características
PUBLICIDADE
Quando falamos sobre o descobrimento do Brasil, notamos que muitos livros didáticos e pessoas ainda atribuem esse feito à figura do navegador português Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Contudo, sabemos que os primeiros descobridores do nosso território foram as antigas comunidades que chegaram à América no período pré-histórico e, com o passar do tempo, formaram diversas civilizações.
Essas comunidades só foram chamadas de “indígenas” e os seus integrantes de “índios” com a chegada dos europeus. Tal nome foi dado porque, quando chegaram aqui pela primeira vez, os europeus acreditavam que tinham alcançado a Índia. De tal forma, percebemos que o termo foi resultado do contato entre os brancos e os nativos.
Quando falamos dos índios temos que ter o cuidado de não pensar que os índios são todos iguais. Ao longo dos séculos, as comunidades indígenas aqui formadas desenvolveram diferentes tipos de costumes, línguas, valores e tradições. Até mesmo em sua fisionomia, podemos observar que os povos indígenas também possuem outras interessantes.
Algumas comunidades indígenas do Brasil viviam de forma nômade e seminômade, consumindo os recursos naturais disponíveis e depois se mudando para regiões que tivessem maior disponibilidade de animais de caça, plantas, frutos e recursos hídricos.
Por outro lado, também havia povos indígenas que dominavam a agricultura e que tinham uma rotina de trabalho intensa e regular. Não por acaso, muitos desses indígenas foram empregados como escravos nas propriedades criadas pelos colonizadores portugueses.
Além de dominarem a caça e pesca, temos em várias comunidades indígenas a presença de um vasto conhecimento sobre a vegetação do território. Não raro, tal conhecimento era empregado para a fabricação de remédios naturais que acabaram sendo utilizados pelos colonizadores.
Organizando-se de forma variada, percebemos que uma quantidade expressiva dos indígenas vivia em grandes cabanas chamadas de “ocas”. Nas ocas temos a presença de várias famílias e integrantes de uma comunidade vivendo de forma muito próxima. As habitações menores e com poucos integrantes eram mais comuns em comunidades menores.
De acordo com estudos atualizados, até a época da chegada dos portugueses, o Brasil contava com 1400 povos indígenas. Em termos numéricos, essa variedade de povos abarcava uma população que oscilou entre a casa dos três a cinco milhões de habitantes. Com números tão significativos, percebemos o quão importante é a presença indígena em nossa história.
Infelizmente, ainda temos um longo caminho para revelar com maior riqueza o passado e a cultura indígena na formação de nosso povo. A exploração, a matança e o preconceito contra os povos indígenas acabaram acobertando muitas informações e saberes de suma importância. De tal modo, cabe a nós, estudiosos, alunos e professores, ampliar nossos horizontes sobre tão relevante tema.
Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Avaliação
8.0
ga.jo, masculino
(Portugal) (coloquial) (pejorativo) indivíduo de baixa reputação
O lugar de todos estes gajos é no xadrez.
(Portugal) (coloquial) (pejorativo) indivíduo velhaco, finório
(Brasil) (coloquial) (irônico) indivíduo natural de Portugal; português
indivíduo de maneiras abrutalhadas
(gíria) malandro
- (coloquial) qualquer pessoa cujo nome não se conhece ou se quer omitir; fulano (também jocoso ou pejorativo)
- O gajo não sabia para onde mais olhar.