Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RESTAURANTE MAIS FAMOSO DO ALGARVE

Ir para baixo

RESTAURANTE MAIS FAMOSO DO ALGARVE Empty RESTAURANTE MAIS FAMOSO DO ALGARVE

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Nov 29, 2008 1:50 pm

história do restaurante mais famoso do Algarve

--------------------------------------------------------------------------------

A história do restaurante mais famoso do Algarve


Bernardo Reino, mais conhecido por Gigi, transformou um bar que vendia pastéis e sanduiches no restaurante mais famoso do Algarve. Todos os dias, durante o Verão, tem como clientes uma elite de empresários, banqueiros e aristocratas. Em 2010 vai abrir mais um restaurante, na praia do Peró, no Brasil.



Gigi está sempre muito bem informado. Sabe quais são as principais polémicas do mundo dos negócios e está a par das novidades que acontecem nas grandes empresas. De avental à cintura não passa o dia a ler jornais nem anda a ouvir as conversas dos outros. Mas tem uma enorme vantagem: é amigo pessoal de banqueiros, presidentes e administradores executivos de multinacionais portuguesas e estrangeiras e membros da realeza. Senta-se à mesa para jantar, muitas vezes, por exemplo, com a princesa Carolina do Mónaco e com o marido, o príncipe Ernst de Hanôver.

Francisco Pinto Balsemão, Vasco Pereira Coutinho, José Maria Ricciardi, Miguel Horta e Costa, Felipe de Borbón e George Michael são outros nomes famosos que frequentam o restaurante. A simplicidade foi o maior trunfo para conquistar uma clientela exclusiva, que ali vai há mais de duas décadas. É um ritual que passou de geração em geração, de avós para netos. Vestidos com calções de banho e ‘t-shirt’ estacionam o carro e atravessam a pé uma ponte feita de estacas, com 650 metros de comprimento. Quando chegam à porta são logo recebidos por Gigi.

“Normalmente, telefonam antes para reservar mesa. Caso contrário têm de esperar como os outros”, explica Bernardo Reino, o dono do restaurante mais famoso do Algarve. No “Gigi”, uma casa de madeira que fica na praia do Ancão, as regras são iguais para todos. Sentam-se à mesa (de madeira e à sombra de chapéus de sol amarelos) indicada por Gigi e, pouco depois, levantam-se para escolher o peixe que querem comer. No expositor encontram-se, entre outros, os robalos, as douradas e os linguados que rondam os 50 a 70 euros o quilo. Ao lado, está o menu, escrito a giz num quadro de ardósia.

Os preços são um pormenor a que ninguém dá muita importância. Se incluir champanhe Moët & Chandon, uma refeição de peixe para duas pessoas fica pelos 200 euros. Mas o preço desce para metade se trocar o champanhe pelo vinho. Os pratos mais caros são os de marisco: o camarão grande e os carabineiros andam pelos 126 euros o quilo.

O carisma do dono é também uma das principais razões para o restaurante estar sempre cheio. Durante as refeições, Gigi certifica-se de que nada falta aos clientes. Dirige-se às mesas para conversar com eles, dá ordens aos empregados para se apressarem e, se for preciso, também vai para a grelha ou para o bar servir bebidas. Miguel Reino, irmão de Gigi e gerente do antigo restaurante Aqui Há Peixe, na Comporta, também trabalhou aqui durante um ano.

No final, os clientes despedem-se dele com um aperto de mão e um sorriso. Os mais novos também nunca saem do restaurante sem o cumprimentar. “Até manhã, Gigi”, atiram dois adolescentes com as toalhas de praia debaixo do braço. Preparam-se para passar o resto da tarde com os pais, na praia do Ancão, ali mesmo a um passo.


Mudança de vida
Foi em 1984 que Bernardo Reino, lisboeta, decidiu mudar de vida. Até então trabalhava numa companhia de seguros francesa e, um dia, promoveram-no a director comercial e ofereceram-lhe um salário melhor. Mas com uma contrapartida. “Tinha de fazer uma redução de pessoal na seguradora e isso não era para mim”, lembra. Nesse mesmo dia despediu-se, largou o fato e a gravata, e partiu no seu Land Rover amarelo para a Quinta do Lago.

Amigos influentes não lhe faltavam. O empresário André Jordan, fundador da Quinta do Lago, Manecas Mocelek, que dirigia várias discotecas famosas como o Stones, em Lisboa, e Joaquim Machaz, accionista dos hotéis Tivoli, eram alguns deles. À época, o actual restaurante “Gigi” era apenas um bar de praia, onde se vendiam pastéis e sanduíches e André Jordan decidiu dar-lhe a concessão do espaço. Antes perguntou-lhe se ele estava preparado. “E estava. O Joaquim Machaz e o Mocelek ensinaram-me muitas coisas sobre hotelaria.”

No Verão de 1985, o bar da praia do Ancão transformou-se no restaurante “Gigi”. Os clientes eram sobretudo estrangeiros, que escolhiam a Quinta do Lago para passar férias. Os portugueses só começaram a aparecer com mais frequência a partir de 1989, quando José Manuel Trigo inaugurou a discoteca T-Clube. “Os meus primeiros clientes famosos foram a família Agnelli”, diz Bernardo Reino. Os fundadores da marca Fiat alugavam três casas, jogavam golfe e iam à praia ao final da tarde.

Com a responsabilidade de ter de agradar a uma das famílias mais poderosas de Itália, Gigi sabia que não podia falhar em nenhum pormenor. Por isso, ainda hoje mantém a mesma rotina cuidadosa. “Levanto-me de manhã cedo para ir ao mercado da Quarteira comprar o melhor peixe fresco e os vegetais”, conta. Depois, dá as últimas instruções aos funcionários, os mesmos há mais de duas décadas: servir bem às mesas e estar sempre atento à grelha. “A pior coisa que se pode dizer de um restaurante é que é bom, mas que já não é a mesma coisa. Mais difícil do que atingir o sucesso é mantê-lo”, acrescenta.


O passo para o Brasil
Bernardo Reino quer agora expandir o negócio. Em 2010 vai abrir mais um restaurante Gigi, desta vez no Brasil, na praia do Peró, entre Cabo Frio e Búzios no estado do Rio de Janeiro. “Um amigo vai construir nessa zona um empreendimento turístico parecido com a Quinta do Lago. O meu filho, que também se chama Bernardo, vai para lá tomar conta do restaurante”, conta.

O empresário considera o Brasil como a sua segunda casa. É na cidade do Rio de Janeiro que passa grandes temporadas quando começa o Inverno em Portugal e o restaurante da praia do Ancão está fechado – entre Outubro e Março. Gigi, alcunha que ganhou na escola, tem casa em Ipanema e no Leblon. “Tenho lá muitos amigos, já participei em festivais de peixe, e dei aulas em cursos de hotelaria.”

Quando se farta de estar no Rio de Janeiro parte para outros países. Espanha, França, Estados Unidos e Caraíbas fazem parte dos destinos preferidos. “Só viajo para sítios onde tenho amigos. Detesto ser turista e ter de andar em excursões.” Em Lisboa, Bernardo Reino vive num dos ‘loft’ da Avenida 24 de Julho. “Ando muito a pé no triângulo Lapa, Alcântara e 24 de Julho, as zonas onde vivem outros amigos”, afirma.

Gigio, 55 anos, é casado com Leonor, que trabalha no restaurante, e o casal tem 3 filhos – Bernardo, que vai gerir o Gigi da praia do Peró, Duarte, arquitecto em Londres, e Maria João, pintora. Além da hotelaria, o empresário interessa-se por carros e arte contemporânea. Tem três Jaguares antigos e ainda guarda o mesmo Land Rover amarelo que o levou para uma vida nova. Vários quadros decoram o ‘loft’ de Lisboa e um dos preferidos foi comprado ao prémio Nobel da literatura e também pintor, o alemão Günter Grass. Sobre os investimentos que faz, Gigi não gosta de falar. Mas tem uma definição curiosa de si próprio no que toca às finanças: “Sempre fui o mais pobre dos ricos.”


Realeza e música
Gigi conheceu o príncipe Ernst de Hanôver e a princesa Carolina do Mónaco nos anos 90. Ficaram amigos e ainda hoje mantêm o contacto. “Já foram jantar à minha casa da Quinta do Lago. São muito divertidos”, diz Bernardo Reino, que cozinhou para os convidados “lulas cheias e uma dourada”. Na mesa estavam também Karl Otto Pohl, ex-presidente do Bundesbank e Henrique Polignac, que é primo da princesa. Os músicos que passam férias na Quinta do Lago também gostam da comida feita por Gigi. O cantor George Michael e o guitarrista Mark Knopfler, dos Dire Straits, são os nomes mais famosos. Há uns anos, Knopfler entrou no restaurante e o dono pôs a tocar a música ‘Brothers in Arms’. A reacção não se fez esperar: “Gigi, desliga isso, que esperar: “Gigi, desliga isso, que eu estou aqui para descansar”, disse-lhe o guitarrista.

diarioeconomico
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos