Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

3 participantes

Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por Admin Sex Dez 05, 2008 4:00 am


Opinião
Não chames à estagnação estagnação
Solicitaria apenas ao banco que estou a administrar sem
o saber que me enviasse os lucros, se os houvesse,
ou o dinheiro proveniente da ajuda do Estado,
caso tivéssemos tido a sorte de falir

Comentar Artigo
Enviar email
Imprimir Artigo
Adicionar Favoritos
Tenho seguido atentamente a actualidade económica e estou em condições de avançar com uma informação que me parece relevante: a economia portuguesa está estagnada em todo o lado menos na agência Lusa. Não sei que microclima económico se vive na redacção da agência de notícias, mas o certo é que, a fazer fé nos jornais (prática que, no entanto, não recomendo), os seus jornalistas foram proibidos de usar a palavra «estagnação» para descrever o que parece claramente ser uma estagnação. Para todos os que se queixam de falta de imaginação no jornalismo, a medida tem algum interesse. Parece um exercício de escrita criativa: descreva a estagnação económica actual sem recorrer às palavras «estagnação» e «económica». O que se perde em rigor, ganha-se em fantasia.

Como sempre que alguém impõe uma proibição sobre o discurso dos outros, levantaram-se imediatamente vozes que, por tolice ou maldade, bradam, à primeira oportunidade «censura!» Trata-se, evidentemente, de uma conclusão precipitada. Proibir alguém de dizer determinada palavra não é necessariamente um acto de censura. Pode ser uma tentativa, aliás bastante nobre, de zelar pela urbanidade do trato. Por exemplo: «Não se diz estagnação, que é feio.» Quem sabe se, na evolução do latim «stagnare» para o português «estagnar», a palavra não sofreu um metaplasmo qualquer que a torna obscena? Por detrás da proibição imposta aos jornalistas da Lusa pode estar um subtil linguista que encontrou estragação na estagnação.

Outra hipótese: superstição. Como no caso daquelas pessoas que receiam dizer o nome de certa doença, também aqui pode haver o medo de que, se falarmos em estagnação, ela nos apareça – logo a nós, que estamos tão longe dela. Seria azar, convenhamos.

Há ainda outra possibilidade. Hoje em dia, toda a actividade económica parece decorrer num ambiente de ignorância. Greenspan não sabia que estava a preparar uma crise de dimensões históricas. O Banco de Portugal não sabia que as contas do BPN não batiam certo. Os administradores do BPN não sabiam nada. Eu próprio desconheço, por completo, o que se passa nos bancos portugueses e, à primeira vista, todos os seus gestores me parecem pessoas de bem. É possível, por isso, que eu seja administrador de um banco sem que o saiba. Tenho o perfil e a doce inconsciência que o cargo, aparentemente, exige. Solicitaria apenas ao banco que estou a administrar sem o saber que me enviasse os lucros, se os houvesse, ou o dinheiro proveniente da ajuda do Estado, caso tivéssemos tido a sorte de falir. Em todo o caso, a palavra-chave é «desconhecimento». Quanto menos se chamar «estagnação» à estagnação, menos perceberemos o que se passa. E essa, pelos vistos, é a maneira correcta de estar na economia.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por Admin Sex Dez 05, 2008 4:01 am

Eu próprio desconheço, por completo, o que se passa nos bancos portugueses e, à primeira vista, todos os seus gestores me parecem pessoas de bem. É possível, por isso, que eu seja administrador de um banco sem que o saiba. Tenho o perfil e a doce inconsciência que o cargo, aparentemente, exige. Solicitaria apenas ao banco que estou a administrar sem o saber que me enviasse os lucros, se os houvesse, ou o dinheiro proveniente da ajuda do Estado, caso tivéssemos tido a sorte de falir
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Dez 05, 2008 8:23 am

Se os bancos fossem do ESTADO, ninguem saberia, nem que estao falidos, nem que lhes INJECTAM dinheiro. Como na CHINA!!! Todos sabem que as noiticias economicas da CHINA nao sao confiaveis e que eles MANIPULAM-NAS. E essa e mais uma VANTAGEM do CAPITALISMO!!! Este GOVERNO so diz as verdades, DEPOIS DE MENTIR, porque e OBRIGADO. Por isso toda a verdade sai as GOTAS!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Dez 05, 2008 8:26 am

ESTE GOVERNO E ASSIM;

PRIMEIRO, os BANCOS PORTUGUESES, NAO TEEM PROBLEMAS nem PAPEIS TOXICOS
DEPOIS dao 20 000 000 000 de euros para os BANCOS nao irem para a MERDIU!!!

DEPOIS NAO HA BANCOS EM PERIGO
logo em seguida acontece o BPP e eles em PANICO com medo da CONTAMINACAO

Os BANCOS e os BANQUEIROS MP como o do BES, veem dizer que nao ha problema na BANCA
NO DIA SEGUINTE , sao como SANGUESSUGAS a ATIRAR-SE aos 20 000 000 000!!

Isto E UMA TRAGI-COMEDIA de MENTIRAS E DESRESPEITO AO POVO, que e quem VAI PAGAR esta SALADA DE GOVERNO-CAPITALISMO!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por O dedo na ferida Sex Dez 05, 2008 8:36 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:ESTE GOVERNO E ASSIM;

(...) DEPOIS dao 20 000 000 000 de euros para os BANCOS nao irem para a MERDIU!!!

Eu, quando não sei dos assuntos, calo-me. Era o que devia fazer. O governo não deu um cêntimo. Apenas cauciona. E cobra-se por isso.

Já agora conte lá como as coisas se passaram por essas bandas. Só para a gente aprender....
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Dez 05, 2008 1:12 pm

E A MESMA COISA!!! e OS banccos amandaram-se como piranhas A ESSASA garantias/caucoes/treta que nao passa de dar dinheiro/emprestimo!!! PAGO OU NAO!!! Portanto nao ponha acucar na verdade!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por O dedo na ferida Sex Dez 05, 2008 3:53 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:E A MESMA COISA!!! e OS banccos amandaram-se como piranhas A ESSASA garantias/caucoes/treta que nao passa de dar dinheiro/emprestimo!!! PAGO OU NAO!!! Portanto nao ponha acucar na verdade!!!

Já agora conte lá como as coisas se passaram por essas bandas. Só para a gente aprender.... (repetição)
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Dez 05, 2008 11:26 pm

A DIFERENCA, que voce nao entende, e que AQUI, NUNCA MENTIRAM dizenDo que nao havia problemas COM A banca!!!!!!! GRANDE DIFERENCA!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por O dedo na ferida Sáb Dez 06, 2008 4:20 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:A DIFERENCA, que voce nao entende, e que AQUI, NUNCA MENTIRAM dizenDo que nao havia problemas COM A banca!!!!!!! GRANDE DIFERENCA!!!

Para si, o problema reside no momento em que a situação foi detectada e tornada pública. É só essa a diferença?? Pouca coisa!! A banca amaericana deu o estoiro de um dia para o outro. E os mecanismos de evitar males mairoes foi o mesmo. E no caso em que não houve intrevenção foi o que vimos...
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Dez 06, 2008 11:32 pm

ja la vao CERCA DE 7 000 000 000 000 DE garantias E EMPRESTIMOS!! cERCA DE 50% DO pib!!! AS PRENSAS estao a fabricar notas de 100 24 horas /dia!!! Laughing Laughing Laughing tODOS ESTAO CONTENTES. as empresas, os bancos, os politicos, o povo!!! e a felicidade total!!! e o messias PRONTO PARA ENTRAR!!! OBAMA. So pode ter sido enviado por DEUS , para salvar o MUNDO!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira Empty Re: Opinião Não chames à estagnação estagnação by Ricardo A Pereira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos