Combustíveis abaixo de €1 em 2009
2 participantes
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
Combustíveis abaixo de €1 em 2009
Combustíveis abaixo de €1 em 2009
É previsível que a queda de consumos faça descer os preços de venda da gasolina e do gasóleo abaixo de €1 por litro até ao final do ano.
João F. Palma-Ferreira
18:10 | Quinta-feira, 4 de Dez de 2008
Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir
Link permanente: x
Combustíveis abaixo de €1 em 2009 Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo
Nuno Botelho
Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo
"Já acredito que até ao fim de Dezembro os preços de venda ao público das gasolinas e do gasóleo possam ficar abaixo de €1 por litro", refere o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, (APETRO) José Horta. "Não acreditava que a evolução pudesse ter sido esta, mas a verdade é que está a acontecer", diz.
E porquê? A razão encontra-se na forte quebra do consumo, que levou a uma descida de preços de grande amplitude. "Nem o corte de produção decidido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) - de 1,5 milhões de barris diários - travou a descida dos preços", observa José Horta.
Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo.
Além da redução geral do volume de vendas, uma considerável zona do território português é afectada pela deslocação do abastecimento para Espanha, onde o nível de fiscalidade praticado no Imposto dobre Produtos Petrolíferos (ISP) "é dos mais baixos da Europa", refere José Horta. "É que os preços de venda em Espanha já estão todos abaixo de €1 por litro", diz.
Acontece que a carga fiscal do ISP em Portugal está entre as mais elevadas da Europa para as gasolinas e encontra-se na banda média-alta para os gasóleos.
O diferencial de preços com Espanha faz com que "os postos de abastecimento fronteiriços portugueses estejam no limbo", pois "só com grande esforço das empresas que os gerem é que se conseguem manter abertos", refere o responsável da APETRO.
Além disso, os postos portugueses não desenvolveram suficientemente os negócios fora do segmento de combustíveis e lubrificantes, impedindo-lhes de captar receitas extra que compensem as quebras nos volume de combustíveis vendidos.
"Na Europa, as receitas geradas em lojas de conveniências correspondem a mais de 60% do negócio total efectuado pelos postos de abastecimento, mas cá em Portugal o peso deste segmento ainda está entre 15% e 16% do total". adianta.
Hipermercados com 10%
O único segmento de venda de combustíveis que tem crescido muito é o dos postos dos hipermercados, que beneficiam de uma estratégia de descontos, tornando os seus preços imbatíveis no mercado português.
Sem dados estatísticos fiáveis sobre as respectivas vendas, as empresas petrolíferas admitem que o volume total de combustíveis vendidos pelos postos dos 'hipers' corresponda a cerca de 10% do mercado de retalho, o que significa um total de 600 milhões de litros vendidos.
Neste enquadramento, "é lícito que sejam tomadas medidas que possam ajudar a situação difícil em que se encontram os agregados familiares portugueses", considera José Horta. "Sei que Portugal tem pouca margem de manobra orçamental ao nível da receita, mas mesmo assim deve ser estudada a possibilidade de aligeirar a carga fiscal no IVA, no IRS ou no ISP, para facilitar a situação das famílias e fomentar o consumo", diz.
Sobre a questão do ajuste dos preços de venda da gasolina e do gasóleo às descidas da cotação do petróleo, José Horta observa que "em 2008, Portugal não terá sido um campeão de descidas, mas também não foi dos países com as maiores subidas, pois no gasóleo há 10 países europeus onde os preços subiram mais e na gasolina há 15 países com subidas superiores".
Na semana passada, as principais petrolíferas voltaram a baixar o preço de referência dos combustíveis.
Na espanhola Repsol, o litro da gasolina 95 baixou 5 cêntimos, para €1,149 e o gasóleo baixou 4 cêntimos para € 1,078 euros. Na BP, o gasóleo baixou 2 cêntimos para €1,089 por litro, e a gasolina 95 caiu 3 cêntimos, para €1,159.
A Galp baixou 5 cêntimos e vende o litro da gasolina 95 a €1,149 e o litro do gasóleo, €1,079, ou seja, uma descida de 4 cêntimos. Nos postos da Cepsa e da Total, o litro do gasóleo passou para €1,083 e o litro da gasolina 95 é vendido a €1,162.
Actualização do texto publicado na edição do Expresso de 29 de Novembro de 2008
É previsível que a queda de consumos faça descer os preços de venda da gasolina e do gasóleo abaixo de €1 por litro até ao final do ano.
João F. Palma-Ferreira
18:10 | Quinta-feira, 4 de Dez de 2008
Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir
Link permanente: x
Combustíveis abaixo de €1 em 2009 Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo
Nuno Botelho
Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo
"Já acredito que até ao fim de Dezembro os preços de venda ao público das gasolinas e do gasóleo possam ficar abaixo de €1 por litro", refere o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, (APETRO) José Horta. "Não acreditava que a evolução pudesse ter sido esta, mas a verdade é que está a acontecer", diz.
E porquê? A razão encontra-se na forte quebra do consumo, que levou a uma descida de preços de grande amplitude. "Nem o corte de produção decidido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) - de 1,5 milhões de barris diários - travou a descida dos preços", observa José Horta.
Só em Portugal, as previsões para todo o ano de 2008 apontam para uma redução de vendas de 7% a 8% na gasolina e de 3% no gasóleo.
Além da redução geral do volume de vendas, uma considerável zona do território português é afectada pela deslocação do abastecimento para Espanha, onde o nível de fiscalidade praticado no Imposto dobre Produtos Petrolíferos (ISP) "é dos mais baixos da Europa", refere José Horta. "É que os preços de venda em Espanha já estão todos abaixo de €1 por litro", diz.
Acontece que a carga fiscal do ISP em Portugal está entre as mais elevadas da Europa para as gasolinas e encontra-se na banda média-alta para os gasóleos.
O diferencial de preços com Espanha faz com que "os postos de abastecimento fronteiriços portugueses estejam no limbo", pois "só com grande esforço das empresas que os gerem é que se conseguem manter abertos", refere o responsável da APETRO.
Além disso, os postos portugueses não desenvolveram suficientemente os negócios fora do segmento de combustíveis e lubrificantes, impedindo-lhes de captar receitas extra que compensem as quebras nos volume de combustíveis vendidos.
"Na Europa, as receitas geradas em lojas de conveniências correspondem a mais de 60% do negócio total efectuado pelos postos de abastecimento, mas cá em Portugal o peso deste segmento ainda está entre 15% e 16% do total". adianta.
Hipermercados com 10%
O único segmento de venda de combustíveis que tem crescido muito é o dos postos dos hipermercados, que beneficiam de uma estratégia de descontos, tornando os seus preços imbatíveis no mercado português.
Sem dados estatísticos fiáveis sobre as respectivas vendas, as empresas petrolíferas admitem que o volume total de combustíveis vendidos pelos postos dos 'hipers' corresponda a cerca de 10% do mercado de retalho, o que significa um total de 600 milhões de litros vendidos.
Neste enquadramento, "é lícito que sejam tomadas medidas que possam ajudar a situação difícil em que se encontram os agregados familiares portugueses", considera José Horta. "Sei que Portugal tem pouca margem de manobra orçamental ao nível da receita, mas mesmo assim deve ser estudada a possibilidade de aligeirar a carga fiscal no IVA, no IRS ou no ISP, para facilitar a situação das famílias e fomentar o consumo", diz.
Sobre a questão do ajuste dos preços de venda da gasolina e do gasóleo às descidas da cotação do petróleo, José Horta observa que "em 2008, Portugal não terá sido um campeão de descidas, mas também não foi dos países com as maiores subidas, pois no gasóleo há 10 países europeus onde os preços subiram mais e na gasolina há 15 países com subidas superiores".
Na semana passada, as principais petrolíferas voltaram a baixar o preço de referência dos combustíveis.
Na espanhola Repsol, o litro da gasolina 95 baixou 5 cêntimos, para €1,149 e o gasóleo baixou 4 cêntimos para € 1,078 euros. Na BP, o gasóleo baixou 2 cêntimos para €1,089 por litro, e a gasolina 95 caiu 3 cêntimos, para €1,159.
A Galp baixou 5 cêntimos e vende o litro da gasolina 95 a €1,149 e o litro do gasóleo, €1,079, ou seja, uma descida de 4 cêntimos. Nos postos da Cepsa e da Total, o litro do gasóleo passou para €1,083 e o litro da gasolina 95 é vendido a €1,162.
Actualização do texto publicado na edição do Expresso de 29 de Novembro de 2008
Vitor mango- Pontos : 118178
Re: Combustíveis abaixo de €1 em 2009
NA EUROPA, os MP GOVERNOS, nao vendem gasolina, mas sim, IMPOSTOS!!! AO POVO!!
RONALDO ALMEIDA- Pontos : 10367
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos