Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato 10 de Dezembro de 2008, 15:16 Oslo, 10 Dez (Lusa) -

2 participantes

Ir para baixo

Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato 10 de Dezembro de 2008, 15:16  Oslo, 10 Dez (Lusa) - Empty Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato 10 de Dezembro de 2008, 15:16 Oslo, 10 Dez (Lusa) -

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 11, 2008 2:27 pm


Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato
10 de Dezembro de 2008, 15:16

Oslo, 10 Dez (Lusa) - O ex-Presidente finlandês Martti Ahtisaari, que hoje recebeu o prémio Nobel da Paz em Oslo, instou Barack Obama a que faça do conflito no Médio Oriente uma prioridade "alta" no seu primeiro ano de mandato.

"Espero que o novo Presidente dos Estados Unidos, que tomará posse no próximo mês [20 de Janeiro de 2009], dê alta prioridade ao conflito no Médio Oriente durante o seu primeiro ano", disse Ahtisaari no seu discurso de aceitação do Nobel, a decorrer na Câmara Municipal de Oslo desde as 12:00 de Lisboa.

Para o finlandês, de 71 anos, recompensado por mais de 30 anos de esforços de paz em todo o mundo, a 'chave' para uma solução aceitável no Médio-Oriente reside no envolvimento da União Europeia, da Rússia e ONU, e passa por um acordo global que envolva Israel, Palestina, Iraque e Irão.

"Todas as crises, incluindo a do Médio Oriente, podem ser solucionadas. A solução requereria uma contribuição das partes implicadas e da comunidade internacional em conjunto", sentenciou Ahtisaari poucos minutos depois de receber o diploma e a medalha do prémio das mãos do presidente do Comité Nobel, Ole Danbolt Mjos.

A ideia de que o conflito no Médio Oriente se deve exclusivamente à religião foi recusada pelo premiado: "As religiões, por elas mesmas, são pacíficas: podem ser uma força construtiva para a paz na região", afirmou.

O ex-governante finlandês destacou que a ONU é o local adequado para iniciativas de paz e recordou aos países membros a importância de reforçar a organização.

Considerado como um sério candidato ao prémio Nobel da Paz há vários anos, Ahtisaari foi galardoado pelos "importantes esforços em vários continentes e durante mais de três décadas para resolver conflitos internacionais", como na Namíbia, Kosovo ou na região indonésia de Aceh.

"A extensão e o alcance do trabalho de Ahtisaari são incríveis", disse Ole Danbolt Mjoes.

O ex-chefe de Estado finlandês sucede ao ex-vice-Presidente norte-americano Al Gore e ao indiano Rajendra Pachauri - presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) -, ambos galardoados em 2007 pela construção e divulgação de um maior conhecimento sobre mudanças climáticas e impulsionar medidas para a sua neutralização.

Antes da cerimónia, presidida pelo rei Harald V da Noruega, Ahtisaari foi homenageado por milhares de crianças num acto no Centro Nobel da Paz organizado pela organização não governamental (ONG) "Save the Children" e posteriormente recebido em audiência no Palácio Real.

O prémio Nobel da Paz consiste numa medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (perto de 950 mil euros).

É o único Nobel a ser entregue em Oslo, por vontade expressa do seu criador, Alfred Nobel. Os outros cinco prémios Nobel serão entregues hoje às 15:30 de Lisboa, numa cerimónia no Konserthuset (Sala de Concertos) de Estocolmo, Suécia.

GZN.

Lusa/Fim
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118212

Ir para o topo Ir para baixo

Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato 10 de Dezembro de 2008, 15:16  Oslo, 10 Dez (Lusa) - Empty Re: Nobel da Paz: Ahtisaari recebe galardão e pede a Obama que faça do Médio Oriente uma prioridade no seu mandato 10 de Dezembro de 2008, 15:16 Oslo, 10 Dez (Lusa) -

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Dez 11, 2008 11:01 pm

=TANTOS PREMIOS NOBEL DA PAZ e o ODIO e a GUERRA continuam no MEDIO-ORIENTE. A VERDADE e que os ARABES nao querem a PAZ!! ISRAEL tem que continuar ODIADO porque so assim fazem os ARABES nao pensar que vivem em DITADURAS !!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos