Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O DITADOR VISITA O DITADORZECO

Ir para baixo

O DITADOR VISITA O DITADORZECO Empty O DITADOR VISITA O DITADORZECO

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Dez 14, 2008 1:00 pm

10:02 | Mundo
Venezuela e Cuba reafirmam laços em visita de Raúl Castro
14 de Dezembro de 2008

Por Fabián Andrés Cambero

CARACAS (Reuters) - Venezuela e Cuba reafirmaram no sábado sua estreita aliança ideológica e comercial com a visita do presidente cubano, Raúl Castro, que escolheu Caracas para realizar sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder na ilha caribenha.

De terno cinza e óculos escuros, Castro foi recebido com as devidas honras de chefe de Estado pelo presidente Hugo Chávez, para posteriormente se reunirem e discutir novos acordos bilaterais entre a ilha e seu principal sócio comercial.

O visitante elogiou os mecanismos de integração alcançados nos últimos anos entre as duas nações e agradeceu a Chávez sua solidariedade com a revolução cubana, que disse ter permitido superar os anos difíceis do embargo dos Estados Unidos.

"Ele se deve não somente à nossa unidade e espírito de resistência, mas também ao decisivo apoio recebido da Venezuela bolivariana", disse durante um ato protocolar.

A visita foi a estréia internacional de Raúl Castro desde que substituiu seu irmão Fidel, afetado por problemas de saúde, em meados de 2006.

Embora não tenha uma relação tão estreita como com seu lendário irmão, a quem Chávez chama de seu pai ideológico, o mandatário venezuelano elogia freqüentemente Raúl e a revolução cubana em seus discursos.

Chávez aproveitou o encontro para fazer um relato histórico da trajetória dos irmãos Castro e chamou Raúl de seu "tio".

"Aqui estamos Cuba e Venezuela modestamente cumprindo o papel que nos destinaram a história, a geografia e o impulso de nossos povos", afirmou Chávez.

Posteriormente, envergando um terno negro, Castro rendeu honras ao herói da independência venezuelana Simón Bolívar e recebeu as chaves de Caracas, antes de se dirigir junto a seu homólogo ao palácio de Governo de Miraflores, para seu encontro formal.

Castro também visitará o Brasil, no que analistas vêem como uma busca de Havana por novos parceiros comerciais, ainda que Caracas continue sendo de longe o maior benfeitor da ilha.

Copyright ©️ 2008 Reuters Limited. Todos os direitos reservados
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos